Pecuária
Com mercado de R$ 14,6 bi no Brasil, suplementos minerais serão tema de evento
Campinas (SP) recebe, nesta quinta e sexta-feiras, o 14º Simpósio Nacional da Indústria de Suplementos Minerais, promovido pela Asbram
Redação Agro Estadão
22/09/2025 - 18:01

O mercado brasileiro de suplementos minerais para pecuária atingiu a marca de 3,6 milhões de toneladas em 2024, movimentando R$ 14,6 bilhões, o equivalente a 0,12% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Desse total, 71% da produção veio de empresas ligadas à Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (Asbram).
Os números fazem parte de uma pesquisa inédita realizada pela Asbram em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Batizado de ASBRAM SIFS/Mapa, o estudo se baseia em dados de estabelecimentos com Serviço de Inspeção Federal (SIF), oferecendo estatísticas sobre o setor — como volume comercializado, participação de mercado e comparações com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo é oferecer transparência e inteligência de mercado para os associados e apoiar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à pecuária sustentável.
Esses resultados serão apresentados oficialmente durante o 14º Simpósio Nacional da Indústria de Suplementos Minerais, que será realizado nesta quinta, 24, e sexta-feiras, 25, no Hotel Royal Palm Plaza, em Campinas (SP).
Pecuária sustentável no centro dos debates
Com o tema “Pecuária Sustentável – O caminho natural para a eficiência produtiva e créditos de carbono?”, o simpósio busca mostrar como a bovinocultura de corte e de leite do Brasil pode aliar eficiência econômica, preservação ambiental e inovação. O evento reunirá pesquisadores, executivos, consultores e líderes do setor para discutir o papel da pecuária nacional como protagonista no fornecimento de alimentos ao mundo e na adoção de práticas regenerativas.
A programação terá início na manhã do dia 25, com a reunião executiva da Asbram e a apresentação oficial da pesquisa de mercado pelo presidente da entidade, Fernando Penteado Cardoso Neto. Em seguida, o engenheiro agrônomo Bruno Benatti, da Mosaic Fertilizantes, abrirá o ciclo de palestras, com o tema “Pasto e suplementos na pecuária é igual a sustentabilidade e créditos de carbono”.
Outro destaque será o cientista econômico e professor Felippe Cauê Serigaria, responsável pelo painel estatístico da Asbram, que vai apresentar um panorama das vendas de suplementos nos oito primeiros meses de 2025, contextualizando os dados com a conjuntura econômica nacional e internacional.

À tarde, a abertura oficial contará com as participações de Fernando Penteado e de Eduardo Monteiro, vice-presidente da Mosaic no Brasil e no Paraguai e presidente da Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda). Na sequência, o pesquisador e escritor Evaristo de Miranda colocará em pauta a pergunta: “A pecuária brasileira é sustentável?”.
Após o intervalo, será a vez do professor da USP Marcos Fava Neves, que vai abordar o futuro do agro mundial, e do consultor Miguel Cavalcanti, fundador do Agrotalento, com a palestra “O agro brasileiro resistirá à segunda e terceira geração?”. O primeiro dia termina com a entrega do Prêmio Excelência Asbram 2025 ao professor Mário Fonseca Paulino, pioneiro da suplementação bovina em pastejo, seguido de um jantar de confraternização com churrasco e show musical.
Saúde, sustentabilidade e inovação marcam o segundo dia
O dia 26 será dedicado a debates sobre nutrição e meio ambiente. O médico veterinário Sérgio Soriano, da Fazenda Colorado, abrirá as atividades com a palestra “Carne e leite: alimentos saudáveis”, discutindo a longevidade da pecuária nacional e os fatores que sustentam sua competitividade.
Na sequência, o painel “Sustentabilidade e créditos de carbono” reunirá especialistas como Renata Fernandes Theuer (Elanco Saúde Animal), Gustavo Spadotti (Embrapa Territorial) e Luiz Fernando Laranja (Caaporã Agrosilvopastoril), trazendo diferentes visões sobre práticas de baixo carbono e uso de ciência e dados para fortalecer a imagem do agro brasileiro.
O encerramento terá a participação de um convidado internacional surpresa, que promete encerrar o simpósio em grande estilo. Logo após, os participantes serão recebidos para um almoço de confraternização.
Para a vice-presidente executiva da Asbram, Elizabeth Chagas, o encontro consolida o compromisso da entidade em unir tecnologia, nutrição e sustentabilidade. “O simpósio é um espaço de troca e de construção. Reforçamos a importância da suplementação correta junto ao pasto, de forma moderna e responsável, para produzir mais em sintonia com o meio ambiente. Esse é o futuro da pecuária brasileira”, afirma.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Pecuária
1
Parente das renas? Conheça os veados nativos do Brasil
2
Com previsão de alta do boi, confinamento avança e projeta novo ciclo positivo
3
Qual o melhor corte suíno para ceia de réveillon?
4
Conheça a raça ancestral gaúcha com os maiores chifres do Brasil
5
Resíduos na carne bovina: como prever riscos no manejo e evitar produtos ilegais
6
Suplementação em cordeiros dobra produtividade e reduz emissões de metano
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Pecuária
Entenda como funcionará a cota da China para a carne bovina e o que muda para o Brasil
Nova regra deve afetar confinamento e preços no mercado brasileiro, diz especialista
Pecuária
Frigorífico de carne ovina de SP conquista certificação para o mercado halal
Unidade do Grupo VPJ, única no Estado com SIF, passa a atender muçulmanos e amplia acesso a consumidores no Brasil e no exterior
Pecuária
Agrifatto projeta novo recorde da suinocultura brasileira em 2026
Produção pode chegar a 5,72 milhões de toneladas, impulsionada pela demanda asiática e menor oferta de carne bovina
Pecuária
Confirmado caso de gripe aviária em aves de subsistência em MT
Segundo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, o foco ocorreu em aves domésticas de subsistência em Cuiabá
Pecuária
Produção de carne bovina e abate de fêmeas atingem máximas históricas em 2025
Cepea avalia que 2025 teve baixa oscilação de preços na pecuária e recorde histórico nas exportações de carne bovina
Pecuária
Em 2025, Mato Grosso mantém liderança nacional com 31,6 milhões de bovinos
Levantamento do Indea mostra leve queda no estoque em relação a maio, puxada pelo aumento dos abates; Estado segue à frente do Pará em número de cabeças
Pecuária
Setor lácteo começa 2026 na defensiva, após margens pressionadas
Especialistas indicam primeiros meses do novo ano ainda difíceis, mas é esperada uma recuperação das cotações a partir do segundo bimestre
Pecuária
Qual o melhor corte suíno para ceia de réveillon?
Tempo de preparo e número de convidados guiam a escolha entre pernil (até 6h) e tender (1h), para uma ceia perfeita