PUBLICIDADE

Pecuária

Com mercado de R$ 14,6 bi no Brasil, suplementos minerais serão tema de evento

Campinas (SP) recebe, nesta quinta e sexta-feiras, o 14º Simpósio Nacional da Indústria de Suplementos Minerais, promovido pela Asbram

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

22/09/2025 - 18:01

14ª edição do simpósio será realizada do Hotel Royal Palm. Foto: Asbram/Divulgação
14ª edição do simpósio será realizada do Hotel Royal Palm. Foto: Asbram/Divulgação

O mercado brasileiro de suplementos minerais para pecuária atingiu a marca de 3,6 milhões de toneladas em 2024, movimentando R$ 14,6 bilhões, o equivalente a 0,12% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Desse total, 71% da produção veio de empresas ligadas à Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (Asbram).

Os números fazem parte de uma pesquisa inédita realizada pela Asbram em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Batizado de ASBRAM SIFS/Mapa, o estudo se baseia em dados de estabelecimentos com Serviço de Inspeção Federal (SIF), oferecendo estatísticas sobre o setor — como volume comercializado, participação de mercado e comparações com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo é oferecer transparência e inteligência de mercado para os associados e apoiar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à pecuária sustentável.

CONTEÚDO PATROCINADO

Esses resultados serão apresentados oficialmente durante o 14º Simpósio Nacional da Indústria de Suplementos Minerais, que será realizado nesta quinta, 24, e sexta-feiras, 25, no Hotel Royal Palm Plaza, em Campinas (SP).

Pecuária sustentável no centro dos debates

Com o tema “Pecuária Sustentável – O caminho natural para a eficiência produtiva e créditos de carbono?”, o simpósio busca mostrar como a bovinocultura de corte e de leite do Brasil pode aliar eficiência econômica, preservação ambiental e inovação. O evento reunirá pesquisadores, executivos, consultores e líderes do setor para discutir o papel da pecuária nacional como protagonista no fornecimento de alimentos ao mundo e na adoção de práticas regenerativas.

A programação terá início na manhã do dia 25, com a reunião executiva da Asbram e a apresentação oficial da pesquisa de mercado pelo presidente da entidade, Fernando Penteado Cardoso Neto. Em seguida, o engenheiro agrônomo Bruno Benatti, da Mosaic Fertilizantes, abrirá o ciclo de palestras, com o tema “Pasto e suplementos na pecuária é igual a sustentabilidade e créditos de carbono”.

PUBLICIDADE

Outro destaque será o cientista econômico e professor Felippe Cauê Serigaria, responsável pelo painel estatístico da Asbram, que vai apresentar um panorama das vendas de suplementos nos oito primeiros meses de 2025, contextualizando os dados com a conjuntura econômica nacional e internacional.

Atividades estão previstas para começar na manhã do dia 25, com apresentação de pesquisa. Foto: Asbram/Divulgação

À tarde, a abertura oficial contará com as participações de Fernando Penteado e de Eduardo Monteiro, vice-presidente da Mosaic no Brasil e no Paraguai e presidente da Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda). Na sequência, o pesquisador e escritor Evaristo de Miranda colocará em pauta a pergunta: “A pecuária brasileira é sustentável?”.

Após o intervalo, será a vez do professor da USP Marcos Fava Neves, que vai abordar o futuro do agro mundial, e do consultor Miguel Cavalcanti, fundador do Agrotalento, com a palestra “O agro brasileiro resistirá à segunda e terceira geração?”. O primeiro dia termina com a entrega do Prêmio Excelência Asbram 2025 ao professor Mário Fonseca Paulino, pioneiro da suplementação bovina em pastejo, seguido de um jantar de confraternização com churrasco e show musical.

Saúde, sustentabilidade e inovação marcam o segundo dia

O dia 26 será dedicado a debates sobre nutrição e meio ambiente. O médico veterinário Sérgio Soriano, da Fazenda Colorado, abrirá as atividades com a palestra “Carne e leite: alimentos saudáveis”, discutindo a longevidade da pecuária nacional e os fatores que sustentam sua competitividade.

Na sequência, o painel “Sustentabilidade e créditos de carbono” reunirá especialistas como Renata Fernandes Theuer (Elanco Saúde Animal), Gustavo Spadotti (Embrapa Territorial) e Luiz Fernando Laranja (Caaporã Agrosilvopastoril), trazendo diferentes visões sobre práticas de baixo carbono e uso de ciência e dados para fortalecer a imagem do agro brasileiro.

O encerramento terá a participação de um convidado internacional surpresa, que promete encerrar o simpósio em grande estilo. Logo após, os participantes serão recebidos para um almoço de confraternização.

Para a vice-presidente executiva da Asbram, Elizabeth Chagas, o encontro consolida o compromisso da entidade em unir tecnologia, nutrição e sustentabilidade. “O simpósio é um espaço de troca e de construção. Reforçamos a importância da suplementação correta junto ao pasto, de forma moderna e responsável, para produzir mais em sintonia com o meio ambiente. Esse é o futuro da pecuária brasileira”, afirma.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Entenda como funcionará a cota da China para a carne bovina e o que muda para o Brasil

Pecuária

Entenda como funcionará a cota da China para a carne bovina e o que muda para o Brasil

Nova regra deve afetar confinamento e preços no mercado brasileiro, diz especialista

Frigorífico de carne ovina de SP conquista certificação para o mercado halal

Pecuária

Frigorífico de carne ovina de SP conquista certificação para o mercado halal

Unidade do Grupo VPJ, única no Estado com SIF, passa a atender muçulmanos e amplia acesso a consumidores no Brasil e no exterior

Agrifatto projeta novo recorde da suinocultura brasileira em 2026

Pecuária

Agrifatto projeta novo recorde da suinocultura brasileira em 2026

Produção pode chegar a 5,72 milhões de toneladas, impulsionada pela demanda asiática e menor oferta de carne bovina

Confirmado caso de gripe aviária em aves de subsistência em MT

Pecuária

Confirmado caso de gripe aviária em aves de subsistência em MT

Segundo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, o foco ocorreu em aves domésticas de subsistência em Cuiabá

PUBLICIDADE

Pecuária

Produção de carne bovina e abate de fêmeas atingem máximas históricas em 2025

Cepea avalia que 2025 teve baixa oscilação de preços na pecuária e recorde histórico nas exportações de carne bovina

Pecuária

Em 2025, Mato Grosso mantém liderança nacional com 31,6 milhões de bovinos

Levantamento do Indea mostra leve queda no estoque em relação a maio, puxada pelo aumento dos abates; Estado segue à frente do Pará em número de cabeças

Pecuária

Setor lácteo começa 2026 na defensiva, após margens pressionadas

Especialistas indicam primeiros meses do novo ano ainda difíceis, mas é esperada uma recuperação das cotações a partir do segundo bimestre

Pecuária

Qual o melhor corte suíno para ceia de réveillon?

Tempo de preparo e número de convidados guiam a escolha entre pernil (até 6h) e tender (1h), para uma ceia perfeita

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.