Pecuária
Com mercado de R$ 14,6 bi no Brasil, suplementos minerais serão tema de evento
Campinas (SP) recebe, nesta quinta e sexta-feiras, o 14º Simpósio Nacional da Indústria de Suplementos Minerais, promovido pela Asbram
Redação Agro Estadão
22/09/2025 - 18:01

O mercado brasileiro de suplementos minerais para pecuária atingiu a marca de 3,6 milhões de toneladas em 2024, movimentando R$ 14,6 bilhões, o equivalente a 0,12% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Desse total, 71% da produção veio de empresas ligadas à Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (Asbram).
Os números fazem parte de uma pesquisa inédita realizada pela Asbram em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Batizado de ASBRAM SIFS/Mapa, o estudo se baseia em dados de estabelecimentos com Serviço de Inspeção Federal (SIF), oferecendo estatísticas sobre o setor — como volume comercializado, participação de mercado e comparações com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo é oferecer transparência e inteligência de mercado para os associados e apoiar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à pecuária sustentável.
Esses resultados serão apresentados oficialmente durante o 14º Simpósio Nacional da Indústria de Suplementos Minerais, que será realizado nesta quinta, 24, e sexta-feiras, 25, no Hotel Royal Palm Plaza, em Campinas (SP).
Pecuária sustentável no centro dos debates
Com o tema “Pecuária Sustentável – O caminho natural para a eficiência produtiva e créditos de carbono?”, o simpósio busca mostrar como a bovinocultura de corte e de leite do Brasil pode aliar eficiência econômica, preservação ambiental e inovação. O evento reunirá pesquisadores, executivos, consultores e líderes do setor para discutir o papel da pecuária nacional como protagonista no fornecimento de alimentos ao mundo e na adoção de práticas regenerativas.
A programação terá início na manhã do dia 25, com a reunião executiva da Asbram e a apresentação oficial da pesquisa de mercado pelo presidente da entidade, Fernando Penteado Cardoso Neto. Em seguida, o engenheiro agrônomo Bruno Benatti, da Mosaic Fertilizantes, abrirá o ciclo de palestras, com o tema “Pasto e suplementos na pecuária é igual a sustentabilidade e créditos de carbono”.
Outro destaque será o cientista econômico e professor Felippe Cauê Serigaria, responsável pelo painel estatístico da Asbram, que vai apresentar um panorama das vendas de suplementos nos oito primeiros meses de 2025, contextualizando os dados com a conjuntura econômica nacional e internacional.

À tarde, a abertura oficial contará com as participações de Fernando Penteado e de Eduardo Monteiro, vice-presidente da Mosaic no Brasil e no Paraguai e presidente da Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda). Na sequência, o pesquisador e escritor Evaristo de Miranda colocará em pauta a pergunta: “A pecuária brasileira é sustentável?”.
Após o intervalo, será a vez do professor da USP Marcos Fava Neves, que vai abordar o futuro do agro mundial, e do consultor Miguel Cavalcanti, fundador do Agrotalento, com a palestra “O agro brasileiro resistirá à segunda e terceira geração?”. O primeiro dia termina com a entrega do Prêmio Excelência Asbram 2025 ao professor Mário Fonseca Paulino, pioneiro da suplementação bovina em pastejo, seguido de um jantar de confraternização com churrasco e show musical.
Saúde, sustentabilidade e inovação marcam o segundo dia
O dia 26 será dedicado a debates sobre nutrição e meio ambiente. O médico veterinário Sérgio Soriano, da Fazenda Colorado, abrirá as atividades com a palestra “Carne e leite: alimentos saudáveis”, discutindo a longevidade da pecuária nacional e os fatores que sustentam sua competitividade.
Na sequência, o painel “Sustentabilidade e créditos de carbono” reunirá especialistas como Renata Fernandes Theuer (Elanco Saúde Animal), Gustavo Spadotti (Embrapa Territorial) e Luiz Fernando Laranja (Caaporã Agrosilvopastoril), trazendo diferentes visões sobre práticas de baixo carbono e uso de ciência e dados para fortalecer a imagem do agro brasileiro.
O encerramento terá a participação de um convidado internacional surpresa, que promete encerrar o simpósio em grande estilo. Logo após, os participantes serão recebidos para um almoço de confraternização.
Para a vice-presidente executiva da Asbram, Elizabeth Chagas, o encontro consolida o compromisso da entidade em unir tecnologia, nutrição e sustentabilidade. “O simpósio é um espaço de troca e de construção. Reforçamos a importância da suplementação correta junto ao pasto, de forma moderna e responsável, para produzir mais em sintonia com o meio ambiente. Esse é o futuro da pecuária brasileira”, afirma.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Pecuária
1
Cavalo Quarto de Milha: versatilidade e eficiência
2
Texas Longhorn: raça que une resistência e beleza
3
Quem paga a conta da rastreabilidade bovina? Especialistas veem adaptação inevitável, mas lenta
4
Europa enfrenta onda severa de gripe aviária e teme crise
5
CEO da JBS cobra mais investimentos na base da pecuária para produção eficiente
6
Pará leva carne 100% rastreável ao varejo com apoio de JBS e Atacadão
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Pecuária
Corte tarifário dos EUA reacende expectativa de alta na arroba, diz Cepea
Mesmo com tarifa ainda em 40%, especialistas projetam aumento da demanda norte-americana
Pecuária
Carne bovina: Alemanha volta a exportar para o Japão após dez meses de suspensão
Proibição havia sido imposta em janeiro após confirmação de foco de febre aftosa em búfalos d'água, no estado de Brandemburgo
Pecuária
Reabertura da China e Europa elevará preço do frango brasileiro, avalia JBS
Segundo o CEO global da companhia controladora da Seara, os efeitos da demanda chinesa e europeia serão vistos neste último trimestre de 2025
Pecuária
Mapa detalha atuação de empresas privadas em inspeção de frigoríficos
Medida faz parte de regulamentação da Lei do Autocontrole
Pecuária
Estados Unidos investem em moscas estéreis para conter praga da pecuária
Cerca de 100 milhões de moscas são liberadas por semana para conter o crescimento da mosca-berne, também chamada de praga do novo mundo
Pecuária
Gripe aviária: Espanha ordena confinamento imediato de aves
Medida cautelar visa prevenir o contágio pelo vírus diante do aumento de focos na Europa e chegada de aves migratórias
Pecuária
Governo do RS implementa projeto para rastreio de gado
Projeto-piloto oferece identificação individual e amplia acesso a mercados exigentes até maio de 2026
Pecuária
Falha na inativação da vacina Excell 10 foi a causa da mortes de animais
Laboratório conclui investigação sobre falhas na produção da vacina contra clostridiose que causou a morte de mais de 600 animais