Inovação

Syngenta foca em biológicos, une estruturas e lança produto inédito para a soja

Inoculante líquido mantém tratamento de sementes por até 90 dias; produto é inédito no Brasil, diz Syngenta

2 minutos de leitura

03/04/2024

Por: Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com

laboratório de tratamento de sementes
Laboratório de tratamento de sementes da Syngenta em Uberlândia (MG). Foto: Divulgação

A Syngenta uniu duas de suas marcas para formar uma unidade de negócios direcionada para o desenvolvimento de produtos biológicos. A Syngenta Biologicals, que já oferece soluções biológicas em proteção de cultivos, e a Seedcare, focada no tratamento de sementes, agora estão sob o comando de Igor Lyra, Head Latam de Biológicos e Seedcare.

“As duas áreas precisam de um bom nível de especialização e conhecimento para posicionar o produto, além de uma estrutura dedicada. São negócios muito semelhantes e uma mesma liderança facilita a gestão de portfolio”, explica Lyra. As duas unidades têm cerca de 300 profissionais na América Latina e, destes, 180 atuam no Brasil.  

A união das marcas segue a estratégia que a Syngenta vem adotando desde 2020, ao fazer aquisições e parcerias que aumentaram o portfólio de produtos. Além disso, Lyra explica que mais investimentos devem ser feitos a partir da nova estruturação, tanto físicos quanto em pessoal. O objetivo é ser a número um em produção de solução de biológicos no Brasil até 2028, nicho que conta com mais 200 empresas. 

“O Brasil começa a ser uma potência em biológicos, porque já temos agricultores usando e existe uma demanda do mercado cada vez mais sustentável”, avalia Lyra, lembrando que em 2023, o mercado brasileiro de biológicos movimentou US$ 1,23 bilhão e, em cinco anos, esse valor será de US$ 5 bilhões.

Syngenta lança primeiro inoculante líquido para tratamento de sementes

As mudanças nas duas áreas estão sendo apresentadas no Day One de Biológicos, evento realizado em Campinas (SP), onde a Syngenta também apresenta um novo produto ao mercado. O Rizoliq UHC é o primeiro inoculante líquido de longa vida para o pré-tratamento de sementes de soja, segundo a marca.

Igor Lyra explica que o produto tem a capacidade de fixar o nitrogênio da atmosfera e trazer para a planta, com o diferencial de usar uma baixa dosagem. A semente tratada pode ser armazenada por até 90 dias associado a fungicidas, inseticidas e nematicidas com incrementos de até 23% na produtividade. Até então, o inoculante mais prolongado da marca possibilita 60 dias de tratamento.

“Para o agricultor, representa uma economia de potencial gasto adicional e de retrabalho de mão de obra, pois esse produto ajuda em casos de atraso de plantio. Em uma situação normal [de atraso], o agricultor teria que usar outro inoculante antes do plantio”, explica Lyra.

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Inovação

1

Embrapa lança ferramenta para auxiliar na produção de peixe pirarucu

Embrapa lança ferramenta para auxiliar na produção de peixe pirarucu
2

Conectividade no campo: só 37% das propriedades rurais tem cobertura 4G de internet

Conectividade no campo: só 37% das propriedades rurais tem cobertura 4G de internet

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas