Syngenta foca em biológicos, une estruturas e lança novo produto Syngenta foca em biológicos, une estruturas e lança novo produto
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Syngenta foca em biológicos, une estruturas e lança produto inédito para a soja

Inoculante líquido mantém tratamento de sementes por até 90 dias; produto é inédito no Brasil, diz Syngenta

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Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com

03/04/2024 - 13:00

Laboratório de tratamento de sementes da Syngenta em Uberlândia (MG). Foto: Divulgação
Laboratório de tratamento de sementes da Syngenta em Uberlândia (MG). Foto: Divulgação

A Syngenta uniu duas de suas marcas para formar uma unidade de negócios direcionada para o desenvolvimento de produtos biológicos. A Syngenta Biologicals, que já oferece soluções biológicas em proteção de cultivos, e a Seedcare, focada no tratamento de sementes, agora estão sob o comando de Igor Lyra, Head Latam de Biológicos e Seedcare.

“As duas áreas precisam de um bom nível de especialização e conhecimento para posicionar o produto, além de uma estrutura dedicada. São negócios muito semelhantes e uma mesma liderança facilita a gestão de portfolio”, explica Lyra. As duas unidades têm cerca de 300 profissionais na América Latina e, destes, 180 atuam no Brasil.  

A união das marcas segue a estratégia que a Syngenta vem adotando desde 2020, ao fazer aquisições e parcerias que aumentaram o portfólio de produtos. Além disso, Lyra explica que mais investimentos devem ser feitos a partir da nova estruturação, tanto físicos quanto em pessoal. O objetivo é ser a número um em produção de solução de biológicos no Brasil até 2028, nicho que conta com mais 200 empresas. 

“O Brasil começa a ser uma potência em biológicos, porque já temos agricultores usando e existe uma demanda do mercado cada vez mais sustentável”, avalia Lyra, lembrando que em 2023, o mercado brasileiro de biológicos movimentou US$ 1,23 bilhão e, em cinco anos, esse valor será de US$ 5 bilhões.

Syngenta lança primeiro inoculante líquido para tratamento de sementes

As mudanças nas duas áreas estão sendo apresentadas no Day One de Biológicos, evento realizado em Campinas (SP), onde a Syngenta também apresenta um novo produto ao mercado. O Rizoliq UHC é o primeiro inoculante líquido de longa vida para o pré-tratamento de sementes de soja, segundo a marca.

Igor Lyra explica que o produto tem a capacidade de fixar o nitrogênio da atmosfera e trazer para a planta, com o diferencial de usar uma baixa dosagem. A semente tratada pode ser armazenada por até 90 dias associado a fungicidas, inseticidas e nematicidas com incrementos de até 23% na produtividade. Até então, o inoculante mais prolongado da marca possibilita 60 dias de tratamento.

“Para o agricultor, representa uma economia de potencial gasto adicional e de retrabalho de mão de obra, pois esse produto ajuda em casos de atraso de plantio. Em uma situação normal [de atraso], o agricultor teria que usar outro inoculante antes do plantio”, explica Lyra.

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