Inovação
Novas cultivares de feijão da Embrapa oferecem alta produtividade e resistência a doenças
BRS FP417 e FC422 entregam grãos de excelente qualidade e potencial produtivo de até 6 mil quilos por hectare

Paloma Custódio | Guaxupé (MG) | paloma.custodio@estadao.com
27/05/2025 - 08:00

Cultivares de feijão recém-lançadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentam resistência a várias doenças que impactam a rentabilidade da cultura, como a murcha de fusarium e a antracnose.
Entre as novidades, está a BRS FP417, uma cultivar de grão preto com ciclo normal de 90 dias. Com arquitetura ereta e resistência também ao acamamento, a planta facilita a colheita mecanizada — um diferencial importante para a redução de custos na produção. Outro destaque é a excelente qualidade comercial dos grãos, que agrega valor ao produto final.
O produto está registrado pela Embrapa para cultivo nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo, Tocantins, além do Distrito Federal. No entanto, o grande destaque vai para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul — região mais afetada pela murcha de fusarium e que pode se beneficiar significativamente da resistência oferecida pela nova cultivar.
Primeira cultivar lançada em parceria com 11 sementeiros

A Embrapa também apresentou a cultivar de feijão carioca BRS FC422, resultado da primeira parceria público-privada da empresa com 11 sementeiros. Pelo modelo inédito, apenas esses parceiros terão o direito exclusivo de multiplicar e comercializar essas sementes.
“É um feijão do tipo carioca, com excelente tolerância à murcha de fusarium, alto potencial produtivo e grãos de ótima massa. Além disso, é um material que vai muito bem na região central do país, em sistema de irrigação por pivô central”, disse ao Agro Estadão o analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Pedro Henrique Sarmento.
Atualmente, entre os 11 sementeiros parceiros, apenas Marambaia, BJ, Orient e Di Solo já iniciaram a produção de sementes da BRS FC422 destinadas aos produtores.
Já para BRS FP417, não há exclusividade. A partir de um edital público padrão, a Embrapa selecionou 11 sementeiros, principalmente do Paraná, para produzir e comercializar as sementes da variedade de feijão preto. “Qualquer sementeiro que tiver interesse pode produzir a 417, diferentemente da 422. Se um sementeiro quiser produzir, ele não pode. Ele tem que ser um dos 11 parceiros para conseguir produzir”, ressalta Pedro Henrique.
Produtividade pode chegar a 90 sacos por hectare
Segundo o analista da Embrapa, as duas cultivares apresentam potencial para atingir produtividades entre 80 e 90 sacos por hectare, quando cultivadas em condições ideais. “A BRS FP417 pode alcançar cerca de 80 sacos por hectare, o que equivale a aproximadamente 5 mil quilos. Já a BRS FC422 tem potencial produtivo entre 5.500 e 6 mil quilos por hectare”, destaca.
Novo lançamento na AgroBrasília
A Embrapa, em parceria com os 11 sementeiros, lançou uma nova cultivar de feijão durante a AgroBrasília, que acorreu de 20 a 24 de maio. A cultivar BRS FC423 se destaca pelo escurecimento lento dos grãos, uma característica que promete atrair atenção no mercado. “Ela oferece produtividade, sanidade, boa arquitetura e precocidade. Mas, para garantir sua aceitação no mercado, a qualidade do grão é essencial”, ressalta Pedro Sarmento.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
Borbulhante de maracujá-da-caatinga pode abrir novo mercado para agricultores do Semiárido
2
Software mede segurança sanitária de granjas de suínos
3
Tecnologia faz diagnóstico nutricional das plantas em tempo real
4
Vacinas contra EPS reduzem antibióticos em suínos e geram economia de 69%, indica pesquisa
5
Embrapa identifica fungo do solo que elimina 100% do mofo-branco
6
A carne do futuro pode ser feita em laboratório, confira

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Inovação
Grão-de-bico brasileiro volta ao espaço em competição de foguetes
Após ser incluída em missão espacial só de mulheres, incluindo a cantora Katy Perry, cultivar da Embrapa participa de competição de foguetes

Inovação
JBS e Ital inauguram centro de inovação de colágeno em Campinas
A operação do novo centro será conduzida por equipes técnicas de duas marcas da JBS: a Novapron+ e a Genu-in

Inovação
Café solúvel do Brasil ganha selo inédito
Café Orgânico Instantâneo da Native é o primeiro a ostentar o novo selo que já está despertando o interesse internacional

Inovação
Software mede segurança sanitária de granjas de suínos
Chamada de BiosSui, a ferramenta da Embrapa Suínos e Aves gera indicadores, fornece recomendações e pode ser usada na tomada de decisões
Inovação
São Martinho inaugura fábrica de microvespas de R$ 15 mi para controle de pragas
Segundo o grupo, o projeto da biofábrica, em Pradópolis (SP), foi desenvolvido para atender cerca de 400 mil hectares
Inovação
Biorreator de R$ 1 mil cobre até 10 hectares com bioinsumos
Tecnologia criada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) busca impulsionar práticas de agricultura sustentável
Inovação
Paraná cria regras inéditas para criações de suínos ao ar livre
Nova portaria da Adapar busca fortalecer biosseguridade e abrir mercado para criações tradicionais e agroecológicas
Inovação
Borbulhante de maracujá-da-caatinga pode abrir novo mercado para agricultores do Semiárido
Semelhante ao vinho, bebida alcoólica gaseificada agrega valor à fruta nativa e estimula cultivo comercial