Inovação
Novas cultivares de feijão da Embrapa oferecem alta produtividade e resistência a doenças
BRS FP417 e FC422 entregam grãos de excelente qualidade e potencial produtivo de até 6 mil quilos por hectare

Paloma Custódio | Guaxupé (MG) | paloma.custodio@estadao.com
27/05/2025 - 08:00

Cultivares de feijão recém-lançadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentam resistência a várias doenças que impactam a rentabilidade da cultura, como a murcha de fusarium e a antracnose.
Entre as novidades, está a BRS FP417, uma cultivar de grão preto com ciclo normal de 90 dias. Com arquitetura ereta e resistência também ao acamamento, a planta facilita a colheita mecanizada — um diferencial importante para a redução de custos na produção. Outro destaque é a excelente qualidade comercial dos grãos, que agrega valor ao produto final.
O produto está registrado pela Embrapa para cultivo nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo, Tocantins, além do Distrito Federal. No entanto, o grande destaque vai para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul — região mais afetada pela murcha de fusarium e que pode se beneficiar significativamente da resistência oferecida pela nova cultivar.
Primeira cultivar lançada em parceria com 11 sementeiros

A Embrapa também apresentou a cultivar de feijão carioca BRS FC422, resultado da primeira parceria público-privada da empresa com 11 sementeiros. Pelo modelo inédito, apenas esses parceiros terão o direito exclusivo de multiplicar e comercializar essas sementes.
“É um feijão do tipo carioca, com excelente tolerância à murcha de fusarium, alto potencial produtivo e grãos de ótima massa. Além disso, é um material que vai muito bem na região central do país, em sistema de irrigação por pivô central”, disse ao Agro Estadão o analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Pedro Henrique Sarmento.
Atualmente, entre os 11 sementeiros parceiros, apenas Marambaia, BJ, Orient e Di Solo já iniciaram a produção de sementes da BRS FC422 destinadas aos produtores.
Já para BRS FP417, não há exclusividade. A partir de um edital público padrão, a Embrapa selecionou 11 sementeiros, principalmente do Paraná, para produzir e comercializar as sementes da variedade de feijão preto. “Qualquer sementeiro que tiver interesse pode produzir a 417, diferentemente da 422. Se um sementeiro quiser produzir, ele não pode. Ele tem que ser um dos 11 parceiros para conseguir produzir”, ressalta Pedro Henrique.
Produtividade pode chegar a 90 sacos por hectare
Segundo o analista da Embrapa, as duas cultivares apresentam potencial para atingir produtividades entre 80 e 90 sacos por hectare, quando cultivadas em condições ideais. “A BRS FP417 pode alcançar cerca de 80 sacos por hectare, o que equivale a aproximadamente 5 mil quilos. Já a BRS FC422 tem potencial produtivo entre 5.500 e 6 mil quilos por hectare”, destaca.
Novo lançamento na AgroBrasília
A Embrapa, em parceria com os 11 sementeiros, lançou uma nova cultivar de feijão durante a AgroBrasília, que acorreu de 20 a 24 de maio. A cultivar BRS FC423 se destaca pelo escurecimento lento dos grãos, uma característica que promete atrair atenção no mercado. “Ela oferece produtividade, sanidade, boa arquitetura e precocidade. Mas, para garantir sua aceitação no mercado, a qualidade do grão é essencial”, ressalta Pedro Sarmento.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
Qual a estratégia brasileira para evitar extinção da banana?
2
Nova tecnologia promete controlar nematoides na soja
3
Bayer inicia processo de registro de novo herbicida
4
IA combinada ao Whatsapp facilita rotina de produtores rurais
5
Primeira usina de etanol de trigo do Brasil vai processar 100 t por dia
6
Bactéria da caatinga ajuda a reduzir estresse hídrico nas lavouras

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Inovação
Concurso vai premiar melhor molho de pimenta artesanal
Inscrições vão até 9 de setembro; os cinco primeiros colocados receberão certificados, selos de participação e premiação em dinheiro

Inovação
Embrapa quer usar planta da tequila para produzir etanol
Agave tequilana, suculenta de folhas azuladas, vira alternativa para produção de biocombustível e insumo sustentável no Semiárido

Inovação
Qual a estratégia brasileira para evitar extinção da banana?
Pesquisador da Embrapa aponta o caminho para o país enfrentar a murcha de Fusarium, doença que ameaça acabar com as bananeiras

Inovação
MG recebe 1º concurso internacional de Torra entre Brasil e Japão
Evento vai destacar qualidade dos cafés especiais e estreitar laços entre os países; vencedores serão anunciados no dia 25 de agosto
Inovação
Nova tecnologia promete controlar nematoides na soja
Solução promete bloquear a absorção de nutrientes pelas pragas, que geram prejuízos anuais de R$ 16 bilhões à cultura
Inovação
Bactéria da caatinga ajuda a reduzir estresse hídrico nas lavouras
Testes em diversas regiões do Brasil mostraram que a nova tecnologia pode aumentar a produtividade em até 20%
Inovação
Bayer inicia processo de registro de novo herbicida
Pedido foi submetido em três países, além da União Europeia, mas Brasil será o primeiro a ter o produto disponível
Inovação
Pulverizador agrícola: o que você precisa saber antes de investir
Com pulverizador agrícola o uso de pesticidas é reduzido, mas falhas na regulagem podem gerar perdas e exigem bom manejo