Inovação
CTC anuncia novas variedades de cana e projeto de sementes sintéticas
Novidades são voltadas ao aumento do potencial produtivo

Leandro Silveira | Broadcast Agro*
16/04/2025 - 13:17

O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) apresentou, na terça-feira (15), um conjunto de inovações que reforçam sua meta de dobrar a produtividade da cana-de-açúcar brasileira até 2040. Entre os lançamentos, há uma nova série de variedades de cana, a CTC Advana, voltada ao aumento do potencial produtivo. As novidades foram detalhadas durante o CTC Day, realizado na sua sede em Piracicaba (SP).
Para integrar a série CTC Advana, as variedades precisam entregar pelo menos 10% a mais de produtividade em relação às principais referências disponíveis. O primeiro produto da série, o CTC Advana1, foi apresentado durante a visita técnica ao campo experimental. Segundo o CTC, a cultivar é indicada para ambientes de alto potencial produtivo e se destaca pelo porte ereto, alto teor de açúcar e facilidade de colheita. “Nos ensaios comparativos que realizamos, a variedade teve 95% de vitória frente aos principais padrões do mercado”, destacou a diretora de P&D do CTC, Sabrina Chabregas.
Na área de biotecnologia, o CTC anunciou a plataforma VerdPro2, voltada ao controle da broca-da-cana – principal praga do setor -, responsável pela perda de até R$ 8 bilhões por ano, com tolerância a herbicidas. Segundo a companhia, são mais de dez variedades em desenvolvimento. O CTC também avança em pesquisas para desenvolver resistência ao bicudo-da-cana, outra praga de alto impacto para o setor.
Outro ponto central da apresentação foi o projeto de sementes sintéticas, o que inclui um novo sistema de plantio desenvolvido pela companhia. “Vamos transformar o modelo de plantio da cana em algo mais simples, mais rápido e mais escalável. Isso nos aproxima de uma nova lógica de produção agrícola no país”, afirmou o diretor de P&D de Sementes do CTC, Suleiman Hassuani Cassamo.
Segundo o CTC, a planta demonstrativa para produção das sementes está em construção, com previsão de início das operações ainda em 2025. Parcerias com empresas como John Deere, Marchesan, Double TT e Civemasa já estão em andamento para o desenvolvimento de equipamentos específicos. “A forma como é feito o plantio da cana-de-açúcar hoje atrasa a adoção de novas tecnologias”, disse o CEO do CTC, Cesar Barros.
Ele explicou que a multiplicação vegetativa atual é lenta e encarece a renovação dos canaviais, obrigando os produtores a alongar o ciclo produtivo e, com isso, freando ganhos de produtividade. “Estamos falando de um veículo 40 vezes mais leve e infinitamente mais simples do que o processo atual”, afirmou, referindo-se à tecnologia de plantio com sementes sintéticas que deve estar disponível aos produtores ainda nesta década.
Durante o evento, Barros, destacou que a visão estratégica da companhia está estruturada em quatro pilares – “mais potencial, mais proteção, mais rápido e mais adaptado” – com soluções já em estágio avançado de desenvolvimento e implantação no campo.
“Assumimos esse compromisso público em outubro de 2023”, disse Barros ao se referir à meta de dobrar a produtividade do canavial nacional até 2040. “Isso se tornou nosso mantra. Todos os funcionários do CTC sabem claramente por que estão aqui”, completou.
*O jornalista viajou a convite do CTC

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
Embrapa lança biofungicida para vários tipos de podridão
2
IA combinada ao Whatsapp facilita rotina de produtores rurais
3
Primeira usina de etanol de trigo do Brasil vai processar 100 t por dia
4
Bactéria do semiárido vira aliada no combate à seca nas lavouras
5
Bayer inicia processo de registro de novo herbicida
6
Nova tecnologia promete controlar nematoides na soja

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Inovação
Nova tecnologia promete controlar nematoides na soja
Solução promete bloquear a absorção de nutrientes pelas pragas, que geram prejuízos anuais de R$ 16 bilhões à cultura

Inovação
Bactéria da caatinga ajuda a reduzir estresse hídrico nas lavouras
Testes em diversas regiões do Brasil mostraram que a nova tecnologia pode aumentar a produtividade em até 20%

Inovação
Bayer inicia processo de registro de novo herbicida
Pedido foi submetido em três países, além da União Europeia, mas Brasil será o primeiro a ter o produto disponível

Inovação
Pulverizador agrícola: o que você precisa saber antes de investir
Com pulverizador agrícola o uso de pesticidas é reduzido, mas falhas na regulagem podem gerar perdas e exigem bom manejo
Inovação
Primeira usina de etanol de trigo do Brasil vai processar 100 t por dia
Planta está localizada em Santiago (RS); empresa espera produzir até 50 milhões de litros anuais do combustível até 2027
Inovação
IA combinada ao Whatsapp facilita rotina de produtores rurais
Tecnologias integradas à comunicação do dia a dia visam uma tomada de decisão mais rápida e estratégica em diferentes elos do agro
Inovação
Bactéria do semiárido vira aliada no combate à seca nas lavouras
Hydratus, bioinsumo desenvolvido pela Embrapa e Bioma, promete estimular a produtividade mesmo com pouca água
Inovação
Embrapa lança biofungicida para vários tipos de podridão
Vantagens sobre os fungicidas químicos vão desde um efeito residual de longa duração até aumento de produtividade