PUBLICIDADE

Inovação

Boi 777: evolução da tecnologia que revolucionou a pecuária brasileira

O conceito criado há mais de uma década segue notável como um modelo de gestão que vai além de números, promovendo eficiência e inovação no campo

Nome Colunistas

Sabrina Nascimento | São Paulo

30/01/2025 - 08:00

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

Desde seu lançamento há 12 anos, o conceito Boi 777 vem transformando a pecuária brasileira com foco em metas produtivas, rentabilidade e sustentabilidade. Mais do que uma fórmula numérica, o modelo tornou-se um guia de gestão integrado, que ainda hoje é amplamente debatido e aplicado no setor.

Criado para atender às demandas do mercado e impulsionar a produtividade, o boi 777 é baseado na divisão da criação do animal em três etapas: bezerro, recria e engorda, cada fase com a meta de atingir sete arrobas. O objetivo inicial do conceito era produzir um animal de 21 arrobas em até 24 meses, o que na época representava um grande desafio. 

“A intenção foi mostrar que todas as fases são importantes, porque até aquele momento, tinha uma supervalorização da engorda do animal e uma desvalorização da cria e recria. Então, com o boi 777, a gente mostrou que para se produzir um animal de qualidade, produtivo e que atende ao mercado, todas as fases são importantes”, disse Gustavo Rezende Siqueira, pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Regional de Colina-SP.

Em conversa com o Agro Estadão, Siqueira informou que, após mais de uma década da tecnologia, o foco não está mais em se atingir as sete arrobas em cada etapa de produção, mas sim na gestão integrada do sistema produtivo. “Hoje, incorporamos avanços como a nutrição materna e a programação fetal, que impactam diretamente na qualidade do bezerro e no desempenho do animal ao longo da vida”, detalhou.

Além disso, práticas como a recria intensiva a pasto e a otimização da engorda têm permitido alcançar metas de peso em menos tempo e com menor custo. Conforme explica Gustavo, se antes o desafio era atingir as sete arrobas em 12 meses, hoje é possível conseguir isso em menos de 8 meses. “Essa eficiência reduz o consumo de insumos, tornando o sistema mais sustentável e rentável”, destaca o pesquisador. 

PUBLICIDADE

Outro ponto importante do boi 777 é sua aplicação em sistemas de produção sustentáveis, como a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Esse modelo integra diferentes atividades agrícolas e pecuárias, promovendo ganhos ambientais e econômicos. 

“O ILPF é uma ferramenta essencial para potencializar a eficiência do sistema. Ele melhora a qualidade dos alimentos disponíveis para o gado e contribui para o bem-estar animal, além de maximizar o uso da terra”, afirma Rezende, ressaltando que a busca por um sistema produtivo mais sustentável vai ao encontro das demandas globais por redução de emissões de gases de efeito estufa. 

Relevância do boi 777 após uma década

Para o pesquisador da Apta Regional de Colina-SP, a longevidade do boi 777 se deve à sua essência dinâmica e adaptável, com isso, o conceito “não caduca”, sendo considerado muito mais como um modelo de gestão integrada que uma métrica numérica. “Com o tempo, novos conhecimentos e tecnologias foram incorporados ao modelo. Ficou a marca, o nome, mas os conceitos evoluíram continuamente, como tudo na vida”, enfatiza Gustavo. 

Ele diz que, constantemente, é questionado sobre o que virá depois do boi 777, se será o 888, 999, ou 789. Entretanto, o pesquisador desmistifica a necessidade de uma atualização numérica para manter o modelo relevante. 

“A meta das 777 arrobas nunca foi uma necessidade fixa, era um desafio, uma provocação para movimentar o setor e as metas originais cumpriram seu papel, mas o que importa é o conceito de gestão integrada. […] Qualquer meta numérica fica ultrapassada em poucos anos, mas uma meta baseada em ideias permanece, porque se reinventa e se ajusta às novas demandas”, pontua Rezende.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Concurso vai premiar melhor molho de pimenta artesanal

Inovação

Concurso vai premiar melhor molho de pimenta artesanal

Inscrições vão até 9 de setembro; os cinco primeiros colocados receberão certificados, selos de participação e premiação em dinheiro

Embrapa quer usar planta da tequila para produzir etanol

Inovação

Embrapa quer usar planta da tequila para produzir etanol

Agave tequilana, suculenta de folhas azuladas, vira alternativa para produção de biocombustível e insumo sustentável no Semiárido

Qual a estratégia brasileira para evitar extinção da banana?

Inovação

Qual a estratégia brasileira para evitar extinção da banana?

Pesquisador da Embrapa aponta o caminho para o país enfrentar a murcha de Fusarium, doença que ameaça acabar com as bananeiras

MG recebe 1º concurso internacional de Torra entre Brasil e Japão

Inovação

MG recebe 1º concurso internacional de Torra entre Brasil e Japão

Evento vai destacar qualidade dos cafés especiais e estreitar laços entre os países; vencedores serão anunciados no dia 25 de agosto

PUBLICIDADE

Inovação

Nova tecnologia promete controlar nematoides na soja

Solução promete bloquear a absorção de nutrientes pelas pragas, que geram prejuízos anuais de R$ 16 bilhões à cultura

Inovação

Bactéria da caatinga ajuda a reduzir estresse hídrico nas lavouras

Testes em diversas regiões do Brasil mostraram que a nova tecnologia pode aumentar a produtividade em até 20%

Inovação

Bayer inicia processo de registro de novo herbicida

Pedido foi submetido em três países, além da União Europeia, mas Brasil será o primeiro a ter o produto disponível

Inovação

Pulverizador agrícola: o que você precisa saber antes de investir

Com pulverizador agrícola o uso de pesticidas é reduzido, mas falhas na regulagem podem gerar perdas e exigem bom manejo

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.