PUBLICIDADE

Gente

MG usará drones para reforçar a segurança no campo

Tecnologia vai ajudar na identificação de suspeitos por meio do reconhecimento facial

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

13/03/2025 - 17:17

Foto: PCMG/Divulgação
Foto: PCMG/Divulgação

Visando manter a segurança no campo, o governo de Minas Gerais irá utilizar drones para o monitoramento aéreo das áreas rurais. Com o uso da tecnologia, o objetivo é realizar o reconhecimento facial nas áreas, aumentando a eficácia na identificação de suspeitos e prevenindo crimes. 

A medida faz parte de uma Agenda Positiva para Segurança no Campo lançada nesta quinta-feira, 13. As ações serão realizadas por meio da Polícia Militar (PM-MG), Polícia Civil (PC-MG), e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com o Sistema FAEMG. 

CONTEÚDO PATROCINADO
minas gerais drone
Lançamento da Agenda Positiva para Segurança no Campo em MG. Foto: Sistema Faemg/Divulgação

Além dos drones, a estratégia inclui o aprimoramento da Patrulha Rural, com reforço no treinamento dos policiais militares e uso do aplicativo “QApp — módulo Policiamento Rural”. A ferramenta permite o mapeamento detalhado de estradas via GPS, o georreferenciamento de comunidades e o cadastro de propriedades rurais.

O secretário-adjunto da Seapa, João Ricardo Albanez, ressaltou a importância da atuação conjunta para fortalecer a segurança rural. “As propriedades, hoje, são unidades fabris, que investem em tecnologia com equipamentos modernos, além da valorização dos produtos. Isso amplia a necessidade de segurança para que o produtor tenha tranquilidade na aquisição de insumos, colheita e escoamento da produção”, afirmou. 

Para o presidente do Sistema Faemg, Antonio de Salvo, a falta de segurança no campo não será aceita. “Não aceitamos insegurança. Nossas propriedades são nossas casas. Por isso, precisamos achar soluções eficientes, e já estamos fazendo o principal, que é nos antecipar ao problema e não correr atrás do prejuízo”, destacou. 

PUBLICIDADE

Entre as ações da agenda também ficou estabelecido que os produtores irão participar ativamente do patrulhamento rural, seja pessoalmente ou por meio do aplicativo, além de participarem das reuniões de desenvolvimento de operações.

Projeto Campo Seguro

A Polícia Civil mineira também apresentou medidas para fortalecer a segurança no campo. Entre as ações está o projeto “Campo Seguro”, voltado à repressão qualificada de crimes patrimoniais ligados à atividade rural. A iniciativa conta com um modelo de atuação integrada, com protocolos e trocas de informações entre as delegacias de polícia responsáveis pela investigação dos delitos, por meio de uma rede de inteligência.

Atualmente, a instituição conta com 11 Delegacias Especializadas de Repressão a Crimes Rurais, em: Uberaba, Uberlândia, Frutal, São Sebastião do Paraíso, Araxá, Passos, Guaxupé, Patrocínio, Alfenas, Poços de Caldas e Belo Horizonte.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Arnaldo Manuel Borges assume novamente a presidência da ABCZ

Gente

Arnaldo Manuel Borges assume novamente a presidência da ABCZ

Veterinário e pecuarista retoma o comando da entidade com foco em aprimoramento genético e fortalecimento técnico da pecuária

Quer trabalhar no agro? Conheça 8 graduações estratégicas

Gente

Quer trabalhar no agro? Conheça 8 graduações estratégicas

Graduações da área rural preparam profissionais para enfrentar desafios tecnológicos e ambientais do agronegócio brasileiro

Quem é o pai do Sistema de Plantio Direto no Cerrado?

Gente

Quem é o pai do Sistema de Plantio Direto no Cerrado?

Chegando ao Brasil em 1973, Landers adaptou o Plantio Direto para solos ácidos do Cerrado, superando resistências e ceticismo

Vagas no Agro: oportunidade de jovem aprendiz em MG

Gente

Vagas no Agro: oportunidade de jovem aprendiz em MG

São 39 oportunidades na LongPing High-Tech com início em janeiro de 2026

PUBLICIDADE

Gente

Brasil tem tecnologia para adotar até 60% de biológicos, diz Nobel da Agricultura

Declaração foi dada por Mariangela Hungria durante homenagem com a Medalha de Mérito Apolônio Salles, que ela recebeu do Mapa

Gente

IICA elege novo diretor geral, que vai comandar instituto até 2030

Eleito é da Guiana, cientista agrícola e já dirigiu o Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE)

Gente

Vagas no Agro: Citrosuco seleciona estagiários

Há oportunidades de estágio presencial e híbrido em cidades paulistas para estudantes com formatura prevista entre 2026 e 2028

Gente

Queijos artesanais ganham rotas turísticas em São Paulo

Proposta conecta mais de 100 propriedades rurais em 77 municípios e fortalece a expansão do produto e do turismo rural no Estado

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.