Gente
MG usará drones para reforçar a segurança no campo
Tecnologia vai ajudar na identificação de suspeitos por meio do reconhecimento facial
Redação Agro Estadão
13/03/2025 - 17:17

Visando manter a segurança no campo, o governo de Minas Gerais irá utilizar drones para o monitoramento aéreo das áreas rurais. Com o uso da tecnologia, o objetivo é realizar o reconhecimento facial nas áreas, aumentando a eficácia na identificação de suspeitos e prevenindo crimes.
A medida faz parte de uma Agenda Positiva para Segurança no Campo lançada nesta quinta-feira, 13. As ações serão realizadas por meio da Polícia Militar (PM-MG), Polícia Civil (PC-MG), e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com o Sistema FAEMG.

Além dos drones, a estratégia inclui o aprimoramento da Patrulha Rural, com reforço no treinamento dos policiais militares e uso do aplicativo “QApp — módulo Policiamento Rural”. A ferramenta permite o mapeamento detalhado de estradas via GPS, o georreferenciamento de comunidades e o cadastro de propriedades rurais.
O secretário-adjunto da Seapa, João Ricardo Albanez, ressaltou a importância da atuação conjunta para fortalecer a segurança rural. “As propriedades, hoje, são unidades fabris, que investem em tecnologia com equipamentos modernos, além da valorização dos produtos. Isso amplia a necessidade de segurança para que o produtor tenha tranquilidade na aquisição de insumos, colheita e escoamento da produção”, afirmou.
Para o presidente do Sistema Faemg, Antonio de Salvo, a falta de segurança no campo não será aceita. “Não aceitamos insegurança. Nossas propriedades são nossas casas. Por isso, precisamos achar soluções eficientes, e já estamos fazendo o principal, que é nos antecipar ao problema e não correr atrás do prejuízo”, destacou.
Entre as ações da agenda também ficou estabelecido que os produtores irão participar ativamente do patrulhamento rural, seja pessoalmente ou por meio do aplicativo, além de participarem das reuniões de desenvolvimento de operações.
Projeto Campo Seguro
A Polícia Civil mineira também apresentou medidas para fortalecer a segurança no campo. Entre as ações está o projeto “Campo Seguro”, voltado à repressão qualificada de crimes patrimoniais ligados à atividade rural. A iniciativa conta com um modelo de atuação integrada, com protocolos e trocas de informações entre as delegacias de polícia responsáveis pela investigação dos delitos, por meio de uma rede de inteligência.
Atualmente, a instituição conta com 11 Delegacias Especializadas de Repressão a Crimes Rurais, em: Uberaba, Uberlândia, Frutal, São Sebastião do Paraíso, Araxá, Passos, Guaxupé, Patrocínio, Alfenas, Poços de Caldas e Belo Horizonte.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Gente
1
A história do pecuarista que criou seu próprio frigorífico de carnes premium
2
Produtores denunciam fraude milionária em cooperativa de café de MG: 'trabalho de uma vida'
3
Ministério adverte 956 mil pescadores sobre possível suspensão de licença
4
A produtora que transformou a pimenta-rosa em símbolo do Espírito Santo
5
Fetag-RS lança campanha contra violência doméstica no campo
6
Amazônia forma sua primeira geração de baristas indígenas
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Gente
Produtores denunciam fraude milionária em cooperativa de café de MG: 'trabalho de uma vida'
20 mil sacas teriam sido vendidas indevidamente pelo presidente da Cocapil, que teve prisão decretada; defesa considera medida desnecessária
Gente
Ministério adverte 956 mil pescadores sobre possível suspensão de licença
Trabalhadores da pesca podem perder acesso ao Seguro-Defeso caso não regularizem situação
Gente
Vagas no Agro: Tereos seleciona 400 pessoas em São Paulo
Inscrições vão até o próximo dia 20 de janeiro e podem ser feitas por whatsapp
Gente
Ministério da Agricultura convoca 180 novos auditores fiscais e técnicos
Nomeações incluem auditores fiscais, agentes de inspeção e analistas; posse deve ocorrer em até 30 dias
Gente
Rastreabilidade e genética são prioridades na nova gestão da Acrimat
Nando Conte detalha os desafios de um setor que busca eficiência, crédito e previsibilidade
Gente
Fetag-RS lança campanha contra violência doméstica no campo
Com vídeo nas redes sociais, entidade quer romper o silêncio e estimular denúncias também entre as mulheres da zona rural
Gente
Jerônimo Goergen é eleito presidente da Aprobio
O advogado e ex-deputado federal assume com a missão de fortalecer a governança e ampliar a capacidade de articulação institucional
Gente
Amazônia forma sua primeira geração de baristas indígenas
Iniciativa do Grupo 3 Corações capacita 25 jovens de Rondônia, visando incentivar sucessão familiar em terras indígenas e abrir caminho para o turismo