Gente
Curso gratuito forma profissionais para o mercado de panificação
Fundação Bunge conecta jovens em situação de vulnerabilidade a vagas em um setor com mais de 140 mil postos abertos

Redação Agro Estadão
24/08/2025 - 05:00

Com forte presença na ponta da cadeia do trigo, a panificação movimenta mais de R$ 100 bilhões por ano no Brasil, mas ainda sofre com a escassez de profissionais qualificados. Para enfrentar esse desafio, a Fundação Bunge criou o projeto “De Grão em Pão”, que oferece cursos gratuitos de panificação e confeitaria a jovens de baixa renda.
Desde 2022, a iniciativa prepara os alunos para o mercado de trabalho por meio de aulas práticas, conteúdo teórico e formação socioemocional. As turmas são realizadas em parceria com o Senai, em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e Distrito Federal. Ao fim do curso, todos os participantes recebem propostas de emprego com carteira assinada em padarias e confeitarias, além de bolsa-auxílio durante o período de formação.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip), o setor acumula cerca de 140 mil vagas abertas no país. Por isso, além de encaminhar o aluno entrevistas de emprego na área, o projeto realiza seis meses de monitoramento após a contratação.
“Acompanhamos o jovem e o empregador de forma a contribuir para o desenvolvimento, para que ele seja um funcionário cada vez melhor”, explica, em nota, a coordenadora de Projetos Sociais da Fundação Bunge, Claudete Pereira.
“O objetivo do programa é unir pessoas em situação de vulnerabilidade com oportunidades no mercado de trabalho”, conta a gerente de projetos da Fundação Bunge, Anna Barcelos.
Neste mês, o projeto formou a primeira turma no Distrito Federal. Vinte e três participantes receberam o certificado de conclusão da formação em Panificação e Confeitaria, que teve 220 horas/aula.
“Se fosse um certificado só do SENAI ou da Bunge, já daria um peso no meu currículo, mas a parceria das duas marcas tornou isso muito mais forte. Acredito que esse projeto realmente vá abrir muitas portas”, avalia Luan Cunha, de 26 anos, morador de Ceilândia (DF) e um dos concluintes do curso.
As inscrições para a formação neste segundo semestre de 2025 já se encerraram, mas há previsão de abertura de novas vagas no início de 2026. As informações são divulgadas no site da Fundação Bunge.
*Com informações da Agência CNI e da Fundação Bunge.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Gente
1
ITR 2025: entrega da declaração já pode ser feita
2
Agricultor teme enterrar safra de manga após tarifa: ‘é desolador’, diz
3
Série Dia do Agricultor: entre perdas, produtor resiste no RS
4
Série Dia do Agricultor: enfermeira vira referência no cultivo de batata-doce
5
Série Dia do Agricultor: após enchente, produtor recomeça no RS
6
Luís Adriano Teixeira é o novo presidente da Asbia

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Gente
ITR 2025: entrega da declaração já pode ser feita
Qualquer pessoa ou empresa que tenha, use ou possua um imóvel rural, incluindo aqueles em usufruto, precisa declarar

Gente
Luís Adriano Teixeira é o novo presidente da Asbia
Médico veterinário vai administrar um setor em crescimento no país, que produziu, em 2024, 5,6% mais doses de sêmen bovino que no ano anterior

Gente
Agricultor teme enterrar safra de manga após tarifa: ‘é desolador’, diz
Produtor em Petrolina (PE) investiu cerca de R$ 630 mil para produzir 300 toneladas de manga com destino aos Estados Unidos

Gente
Série Dia do Agricultor: após enchente, produtor recomeça no RS
O agricultor Mauro Soares viu sua produção ser levada pela água em 2024. Hoje, ele comemora à retomada da rotina no campo
Gente
Série Dia do Agricultor: entre perdas, produtor resiste no RS
Leonardo Freitas, produtor de Santa Maria (RS), lembra dos prejuízos causados pelo clima extremo, mas mantém a confiança e a lavoura de soja
Gente
Cafeicultor vê tarifa dos EUA com apreensão
Apesar de os EUA terem parado de comprar momentaneamente, produtor aposta na escassez global para manter exportações em alta
Gente
Série Dia do Agricultor: enfermeira vira referência no cultivo de batata-doce
Com planejamento e inovação, a produtora Lucy Mara levou a batata-doce do interior paulista para o mercado mundial
Gente
Celular avança na área rural, revela IBGE
Crescimento de usuários no campo saiu de 54,6% há oito anos para 77,2%, atualmente