Gente
Como o recordista mundial colheu mais de 244 sacas de soja por hectare
Com manejo focado em nutrição contínua e conservação do solo, Alex Harrell quebrou recordes de produtividade por dois anos seguidos
Sabrina Nascimento | São Paulo
23/12/2024 - 08:15

O produtor rural norte-americano Alex Harrell, da Geórgia, nos Estados Unidos, quebrou pelo segundo ano consecutivo o recorde mundial de produtividade de soja. Em 2024, ele colheu 244,67 sacas por hectare, superando a marca de 231,8 sacas/ha do ano anterior.
Segundo Harrell, o segredo está no trabalho contínuo ao longo dos anos. “Não é algo que acontece apenas durante a safra. Começamos anos antes, preparando o solo, equilibrando a nutrição e a saturação”, disse durante visita ao Brasil em novembro.
Harrell explica que coleta amostras de solo para análise e aplica fertilizantes e calcário na entressafra frequentemente todos os anos, para aumentar a produtividade.
Agrônomos da Brandt, empresa responsável pela vinda do americano ao Brasil, destacam que o potencial produtivo da fazenda de Harrell está no alto número de vagens e grãos por metro quadrado. No entanto, alertam que isso nem sempre resulta em maior produtividade.
Produtividade é possível no Brasil
A atenção ao solo é fundamental para quem busca uma produtividade semelhante à de Harrell no Brasil, e especialistas afirmam que o feito não é impossível. O manejo nutricional e a saúde do solo precisam ser prioridade.
Nutrientes como magnésio, boro e potássio são fundamentais no enchimento dos grãos. O magnésio é essencial para a produção e transporte de açúcares, o boro contribui para a formação da sacarose, e o potássio regula o transporte de açúcares, influenciando diretamente o peso final dos grãos. Esses fatores podem ser a chave para números recordes.
Além da estratégia de adubação contínua adotada por Harrell, Hugo Rosa, gerente de produtos de nutrição da Brandt Brasil, aponta diferenças no manejo de solo entre americanos e brasileiros. “Nos EUA, o foco está na conservação da fertilidade natural e na eficiência do uso de fertilizantes. No Brasil, precisamos investir constantemente em correção e suplementação do solo, com práticas como rotação de culturas, adubação verde, aumento de matéria orgânica e uso de produtos biológicos específicos”, explica.
Calcular é preciso
O pesquisador da Embrapa Soja, Adeney Bueno, avalia que o Brasil tem potencial para alcançar esses números, considerando clima favorável e tecnologia disponível, mas ressalta que o resultado depende mais da redução de perdas.
“A soja tem um potencial genético enorme, mas durante o ciclo há perdas causadas por clima, pragas e doenças. Esse resultado americano é uma exceção, com perdas praticamente nulas”.
Bueno também destaca que atingir altas produtividades exige maior investimento, o que nem sempre compensa na lucratividade. Atualmente, a média de produtividade de soja no Brasil é de 53 sacas/ha, embora produtores consigam colher 70, 80 ou 90 sacas por hectare.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Gente
1
A história do pecuarista que criou seu próprio frigorífico de carnes premium
2
Produtores denunciam fraude milionária em cooperativa de café de MG: 'trabalho de uma vida'
3
Ministério adverte 956 mil pescadores sobre possível suspensão de licença
4
A produtora que transformou a pimenta-rosa em símbolo do Espírito Santo
5
Fetag-RS lança campanha contra violência doméstica no campo
6
Amazônia forma sua primeira geração de baristas indígenas
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Gente
Produtores denunciam fraude milionária em cooperativa de café de MG: 'trabalho de uma vida'
20 mil sacas teriam sido vendidas indevidamente pelo presidente da Cocapil, que teve prisão decretada; defesa considera medida desnecessária
Gente
Ministério adverte 956 mil pescadores sobre possível suspensão de licença
Trabalhadores da pesca podem perder acesso ao Seguro-Defeso caso não regularizem situação
Gente
Vagas no Agro: Tereos seleciona 400 pessoas em São Paulo
Inscrições vão até o próximo dia 20 de janeiro e podem ser feitas por whatsapp
Gente
Ministério da Agricultura convoca 180 novos auditores fiscais e técnicos
Nomeações incluem auditores fiscais, agentes de inspeção e analistas; posse deve ocorrer em até 30 dias
Gente
Rastreabilidade e genética são prioridades na nova gestão da Acrimat
Nando Conte detalha os desafios de um setor que busca eficiência, crédito e previsibilidade
Gente
Fetag-RS lança campanha contra violência doméstica no campo
Com vídeo nas redes sociais, entidade quer romper o silêncio e estimular denúncias também entre as mulheres da zona rural
Gente
Jerônimo Goergen é eleito presidente da Aprobio
O advogado e ex-deputado federal assume com a missão de fortalecer a governança e ampliar a capacidade de articulação institucional
Gente
Amazônia forma sua primeira geração de baristas indígenas
Iniciativa do Grupo 3 Corações capacita 25 jovens de Rondônia, visando incentivar sucessão familiar em terras indígenas e abrir caminho para o turismo