Gente
Como o recordista mundial colheu mais de 244 sacas de soja por hectare
Com manejo focado em nutrição contínua e conservação do solo, Alex Harrell quebrou recordes de produtividade por dois anos seguidos

Sabrina Nascimento | São Paulo
23/12/2024 - 08:15

O produtor rural norte-americano Alex Harrell, da Geórgia, nos Estados Unidos, quebrou pelo segundo ano consecutivo o recorde mundial de produtividade de soja. Em 2024, ele colheu 244,67 sacas por hectare, superando a marca de 231,8 sacas/ha do ano anterior.
Segundo Harrell, o segredo está no trabalho contínuo ao longo dos anos. “Não é algo que acontece apenas durante a safra. Começamos anos antes, preparando o solo, equilibrando a nutrição e a saturação”, disse durante visita ao Brasil em novembro.
Harrell explica que coleta amostras de solo para análise e aplica fertilizantes e calcário na entressafra frequentemente todos os anos, para aumentar a produtividade.
Agrônomos da Brandt, empresa responsável pela vinda do americano ao Brasil, destacam que o potencial produtivo da fazenda de Harrell está no alto número de vagens e grãos por metro quadrado. No entanto, alertam que isso nem sempre resulta em maior produtividade.
Produtividade é possível no Brasil
A atenção ao solo é fundamental para quem busca uma produtividade semelhante à de Harrell no Brasil, e especialistas afirmam que o feito não é impossível. O manejo nutricional e a saúde do solo precisam ser prioridade.
Nutrientes como magnésio, boro e potássio são fundamentais no enchimento dos grãos. O magnésio é essencial para a produção e transporte de açúcares, o boro contribui para a formação da sacarose, e o potássio regula o transporte de açúcares, influenciando diretamente o peso final dos grãos. Esses fatores podem ser a chave para números recordes.
Além da estratégia de adubação contínua adotada por Harrell, Hugo Rosa, gerente de produtos de nutrição da Brandt Brasil, aponta diferenças no manejo de solo entre americanos e brasileiros. “Nos EUA, o foco está na conservação da fertilidade natural e na eficiência do uso de fertilizantes. No Brasil, precisamos investir constantemente em correção e suplementação do solo, com práticas como rotação de culturas, adubação verde, aumento de matéria orgânica e uso de produtos biológicos específicos”, explica.
Calcular é preciso
O pesquisador da Embrapa Soja, Adeney Bueno, avalia que o Brasil tem potencial para alcançar esses números, considerando clima favorável e tecnologia disponível, mas ressalta que o resultado depende mais da redução de perdas.
“A soja tem um potencial genético enorme, mas durante o ciclo há perdas causadas por clima, pragas e doenças. Esse resultado americano é uma exceção, com perdas praticamente nulas”.
Bueno também destaca que atingir altas produtividades exige maior investimento, o que nem sempre compensa na lucratividade. Atualmente, a média de produtividade de soja no Brasil é de 53 sacas/ha, embora produtores consigam colher 70, 80 ou 90 sacas por hectare.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Gente
1
ITR 2025: entrega da declaração já pode ser feita
2
Agricultor teme enterrar safra de manga após tarifa: ‘é desolador’, diz
3
Série Dia do Agricultor: enfermeira vira referência no cultivo de batata-doce
4
Curso gratuito forma profissionais para o mercado de panificação
5
Série Dia do Agricultor: após enchente, produtor recomeça no RS
6
Luís Adriano Teixeira é o novo presidente da Asbia

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Gente
Lutador Minotauro vai leiloar cavalo em ação solidária
Oferta durante a Expointer vai beneficiar famílias atingidas pelas cheias no Rio Grande do Sul

Gente
Curso gratuito forma profissionais para o mercado de panificação
Fundação Bunge conecta jovens em situação de vulnerabilidade a vagas em um setor com mais de 140 mil postos abertos

Gente
ITR 2025: entrega da declaração já pode ser feita
Qualquer pessoa ou empresa que tenha, use ou possua um imóvel rural, incluindo aqueles em usufruto, precisa declarar

Gente
Luís Adriano Teixeira é o novo presidente da Asbia
Médico veterinário vai administrar um setor em crescimento no país, que produziu, em 2024, 5,6% mais doses de sêmen bovino que no ano anterior
Gente
Agricultor teme enterrar safra de manga após tarifa: ‘é desolador’, diz
Produtor em Petrolina (PE) investiu cerca de R$ 630 mil para produzir 300 toneladas de manga com destino aos Estados Unidos
Gente
Série Dia do Agricultor: após enchente, produtor recomeça no RS
O agricultor Mauro Soares viu sua produção ser levada pela água em 2024. Hoje, ele comemora à retomada da rotina no campo
Gente
Série Dia do Agricultor: entre perdas, produtor resiste no RS
Leonardo Freitas, produtor de Santa Maria (RS), lembra dos prejuízos causados pelo clima extremo, mas mantém a confiança e a lavoura de soja
Gente
Cafeicultor vê tarifa dos EUA com apreensão
Apesar de os EUA terem parado de comprar momentaneamente, produtor aposta na escassez global para manter exportações em alta