Como o recordista mundial colheu mais de 244 sacas de soja por hectare | Agro Estadão Como o recordista mundial colheu mais de 244 sacas de soja por hectare | Agro Estadão
PUBLICIDADE

Gente

Como o recordista mundial colheu mais de 244 sacas de soja por hectare

Com manejo focado em nutrição contínua e conservação do solo, Alex Harrell quebrou recordes de produtividade por dois anos seguidos

Nome Colunistas

Sabrina Nascimento | São Paulo

23/12/2024 - 08:15

Alex Harrel em sua lavoura de soja nos EUA, que colheu 244,67 sacas por hectare. Foto: Arquivo Pessoal
Alex Harrel em sua lavoura de soja nos EUA, que colheu 244,67 sacas por hectare. Foto: Arquivo Pessoal

O produtor rural norte-americano Alex Harrell, da Geórgia, nos Estados Unidos, quebrou pelo segundo ano consecutivo o recorde mundial de produtividade de soja. Em 2024, ele colheu 244,67 sacas por hectare, superando a marca de 231,8 sacas/ha do ano anterior.

Segundo Harrell, o segredo está no trabalho contínuo ao longo dos anos. “Não é algo que acontece apenas durante a safra. Começamos anos antes, preparando o solo, equilibrando a nutrição e a saturação”, disse durante visita ao Brasil em novembro.

Harrell explica que coleta amostras de solo para análise e aplica fertilizantes e calcário na entressafra frequentemente todos os anos, para aumentar a produtividade.

Agrônomos da Brandt, empresa responsável pela vinda do americano ao Brasil, destacam que o potencial produtivo da fazenda de Harrell está no alto número de vagens e grãos por metro quadrado. No entanto, alertam que isso nem sempre resulta em maior produtividade.

Produtividade é possível no Brasil 

A atenção ao solo é fundamental para quem busca uma produtividade semelhante à de Harrell no Brasil, e especialistas afirmam que o feito não é impossível. O manejo nutricional e a saúde do solo precisam ser prioridade.

PUBLICIDADE

Nutrientes como magnésio, boro e potássio são fundamentais no enchimento dos grãos. O magnésio é essencial para a produção e transporte de açúcares, o boro contribui para a formação da sacarose, e o potássio regula o transporte de açúcares, influenciando diretamente o peso final dos grãos. Esses fatores podem ser a chave para números recordes.

Além da estratégia de adubação contínua adotada por Harrell, Hugo Rosa, gerente de produtos de nutrição da Brandt Brasil, aponta diferenças no manejo de solo entre americanos e brasileiros. “Nos EUA, o foco está na conservação da fertilidade natural e na eficiência do uso de fertilizantes. No Brasil, precisamos investir constantemente em correção e suplementação do solo, com práticas como rotação de culturas, adubação verde, aumento de matéria orgânica e uso de produtos biológicos específicos”, explica.

Calcular é preciso

O pesquisador da Embrapa Soja, Adeney Bueno, avalia que o Brasil tem potencial para alcançar esses números, considerando clima favorável e tecnologia disponível, mas ressalta que o resultado depende mais da redução de perdas.

“A soja tem um potencial genético enorme, mas durante o ciclo há perdas causadas por clima, pragas e doenças. Esse resultado americano é uma exceção, com perdas praticamente nulas”.

Bueno também destaca que atingir altas produtividades exige maior investimento, o que nem sempre compensa na lucratividade. Atualmente, a média de produtividade de soja no Brasil é de 53 sacas/ha, embora produtores consigam colher 70, 80 ou 90 sacas por hectare.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Mercado de trabalho no agronegócio alcança novo patamar histórico

Gente

Mercado de trabalho no agronegócio alcança novo patamar histórico

Agronegócio empregou 28,4 milhões de pessoas no 3º trimestre do ano passado, respondendo por 26% do mercado de trabalho nacional

FPA lamenta morte de Benedito de Lira, aos 82 anos

Gente

FPA lamenta morte de Benedito de Lira, aos 82 anos

O ex-deputado e senador, pai de Arthur Lira, foi reconhecido pela FPA por sua contribuição ao fortalecimento do setor agropecuário

Incertezas e otimismo: produtores de soja encaram clima em busca de safra recorde

Gente

Incertezas e otimismo: produtores de soja encaram clima em busca de safra recorde

Com o início da colheita, produtores de diversas regiões relatam desde atrasos dos trabalhos devido à umidade até perdas por estiagem

Mapa nomeia novo secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais

Gente

Mapa nomeia novo secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais

Novo nome atuava no Departamento de Promoção Comercial e Investimentos

PUBLICIDADE

Gente

Embrapa confirma segurança da água do Rio Tocantins

Em dezembro de 2024, ponte que conecta Tocantins e Maranhão resultou na queda de três caminhões que transportavam substâncias químicas

Gente

Família de produtor rural goiano estava em avião que explodiu em Ubatuba

Aeronave do produtor rural Nelvo Fries explodiu ao sair da pista; piloto morreu no acidente

Gente

Embrapa prorroga inscrições para concurso até 14 de janeiro

Certame disponibiliza 1.027 vagas para pesquisador, analista, técnico e assistente; provas estão marcadas para 23 de março

Gente

Novos pescadores do Norte começam a receber Auxílio Extraordinário

Valor deve ser pago até sexta, 10; confira o calendário

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.