PUBLICIDADE

Gente

Começa prazo para pagamento do ITR 2024 e CAR poderá isentar o imposto

Confira o que muda no ITR 2024 e dicas para não ter problema com o tributo

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com

14/08/2024 - 17:17

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

O prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) 2024 começou nesta semana e vai até o dia 30 de setembro. A expectativa da Receita Federal é que mais de seis milhões de Declarações do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) sejam enviadas.

Neste ano, há poucas mudanças práticas no sistema e na organização do pagamento do imposto. Mesmo assim, como explica o auditor-fiscal da Receita Federal e membro da Equipe Nacional Especializada em Malha Fiscal e Convênios de ITR, Sizenando Ferreira de Oliveira, ao Agro Estadão, um alerta emitido pelo programa pode causar confusão ao contribuinte.

CONTEÚDO PATROCINADO

O que mudou para o ITR 2024?

CAR poderá ser utilizado para isenção do imposto

Uma das alterações para este ano é a não obrigatoriedade da apresentação do Ato Declaratório Ambiental (ADA) para conseguir a isenção do ITR sobre áreas como reserva legal ou áreas de preservação permanente (APPs). Essas partes da propriedade rural são legalmente isentas, mas era necessário fazer a comprovação pelo ADA. Com a lei 14.932, sancionada em julho, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) também passa a ser um documento elegível para a comprovação dessa área isenta.

“Quando o contribuinte declara aquelas áreas isentas, que são áreas de preservação permanente, áreas de reserva legal, áreas de interesse ecológico, servidão florestal ou outras, o sistema dá um alerta que é obrigatório que elas estejam declaradas em Ato Declaratório Ambiental (ADA) para serem isentas. Só que quando foi editada essa lei [do CAR], o sistema já estava pronto com essa mensagem. Então, embora o sistema alerta que é necessário o ADA, ele não é mais exigido”, explicou Oliveira.

Além disso, o produtor também poderá contar com outras alternativas de comprovação, além do CAR. “Os contribuintes que têm essas áreas isentas pela legislação podem utilizar outros meios para comprovar, como o CAR, um laudo técnico, a averbação da matrícula do imóvel [no caso de reserva legal]”, apontou.

PUBLICIDADE

Impeditivo para envio da declaração

Outra modificação no programa é o impeditivo do envio da DITR quando houver uma divergência entre a área declarada e a área informada no Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB). Na prática, o sistema irá fazer o cruzamento de dados e, ao detectar que há uma diferença superior a mil hectares, o produtor não conseguirá enviar a declaração.

O auditor esclarece que a medida foi feita para evitar possíveis erros na hora da transmissão. “Na declaração, no campo área, a unidade é em hectares e em muitas matrículas de imóveis e escrituras essa unidade vem em metros quadrados, isso às vezes acaba induzindo o declarante a informar em metros quadrados e gera divergência significativa”, disse. Um hectare corresponde a 10 mil metros quadrados.

“Se essa divergência realmente existir, por desmembramento do imóvel ou alguma aquisição, a orientação é que se regularize o cadastro antes de transmitir a declaração”, conclui Oliveira.

Pagamento por PIX

Outra novidade deste ano é a inclusão de outras modalidades de pagamento por PIX. No ano passado, o ITR podia ser pago via PIX somente através de QR Code.

Como pagar o ITR 2024?

Para fazer o pagamento, o contribuinte deve baixar o programa da Receita Federal que tem essa finalidade. Funciona de forma semelhante à Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF). O auditor também alerta para possíveis golpes e recomenda precaução.

PUBLICIDADE

“A recomendação é acessar o site oficial da Receita Federal para evitar alguma simulação ou arquivamento [indesejado de informação] em programas espiões”, afirmou. O Agro Estadão preparou uma matéria completa com o passo a passo para fazer a DITR e fazer a emissão da guia do imposto.

Dicas para um ITR 2024 tranquilo

O auditor da Receita, Sizenando Ferreira de Oliveira, também elencou algumas dicas na hora de fazer o processo.

  • Não perca o prazo – é importante o produtor se organizar para não perder o prazo do ITR 2024. O sistema para transmissão do DITR funciona até às 23h59 do dia 30 de setembro. Quem deixar de enviar ou não pagar o ITR estará sujeito ao pagamento de multa.
  • Parcelar o ITR – o imposto pode ser parcelado em até quatro vezes, desde que o valor seja acima de R$ 100 e o valor mínimo de cada parcela não seja inferior a R$ 50.
  • Verificar documentação – caso o contribuinte caia na malha fiscal, ele é indiciado a comprovar os dados declarados. Por isso, a recomendação é ter todos os documentos necessários e fazer as atualizações na documentação antes de declarar. Quando o produtor delega a transmissão para terceiros, é importante que ele passe também as mudanças ocorridas. Por exemplo, se houve desmembramento ou até mesmo unificação de terras, a área isenta muda e isso deve ser comunicado para a pessoa que está fazendo o DITR, um contador, por exemplo.

O arrendatário é o responsável pelo ITR?

“Essa é uma confusão que costuma ter. O contribuinte do imposto é o proprietário e não o arrendatário”, responde Oliveira. O dono da propriedade rural, seja pessoa física ou jurídica, é o responsável pela transmissão do DITR e pelo pagamento da guia do ITR.

Além disso, o auditor também explica que o possuidor a qualquer título também está obrigado a enviar a declaração e a quitar o imposto. Isso inclui, por exemplo, quem usufrui de uma propriedade mas não tem a escritura dela.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Produtores denunciam fraude milionária em cooperativa de café de MG: 'trabalho de uma vida'

Gente

Produtores denunciam fraude milionária em cooperativa de café de MG: 'trabalho de uma vida'

20 mil sacas teriam sido vendidas indevidamente pelo presidente da Cocapil, que teve prisão decretada; defesa considera medida desnecessária

Ministério adverte 956 mil pescadores sobre possível suspensão de licença 

Gente

Ministério adverte 956 mil pescadores sobre possível suspensão de licença 

Trabalhadores da pesca podem perder acesso ao Seguro-Defeso caso não regularizem situação 

Vagas no Agro: Tereos seleciona 400 pessoas em São Paulo

Gente

Vagas no Agro: Tereos seleciona 400 pessoas em São Paulo

Inscrições vão até o próximo dia 20 de janeiro e podem ser feitas por whatsapp

Ministério da Agricultura convoca 180 novos auditores fiscais e técnicos

Gente

Ministério da Agricultura convoca 180 novos auditores fiscais e técnicos

Nomeações incluem auditores fiscais, agentes de inspeção e analistas; posse deve ocorrer em até 30 dias

PUBLICIDADE

Gente

Rastreabilidade e genética são prioridades na nova gestão da Acrimat

Nando Conte detalha os desafios de um setor que busca eficiência, crédito e previsibilidade

Gente

Fetag-RS lança campanha contra violência doméstica no campo

Com vídeo nas redes sociais, entidade quer romper o silêncio e estimular denúncias também entre as mulheres da zona rural

Gente

Jerônimo Goergen é eleito presidente da Aprobio

O advogado e ex-deputado federal assume com a missão de fortalecer a governança e ampliar a capacidade de articulação institucional

Gente

Amazônia forma sua primeira geração de baristas indígenas

Iniciativa do Grupo 3 Corações capacita 25 jovens de Rondônia, visando incentivar sucessão familiar em terras indígenas e abrir caminho para o turismo

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.