Economia
Vinícolas gaúchas projetam safra de uva da qualidade e da recuperação
Rio Grande do Sul deve colher 700 mil toneladas de uva e é responsável por 90% da fruta nacional

Fernanda Farias | Porto Alegre | fernanda.farias@estadao.com
19/01/2025 - 08:00

O maior estado produtor de uva do Brasil deve colher nesta safra 700 mil toneladas da fruta, o que representa um crescimento de 45% em relação ao ano passado. O Rio Grande do Sul é responsável por cerca de 90% da produção nacional e, neste ano, somou aproximadamente 48 mil hectares de parreirais, segundo o governo gaúcho.
A colheita segue até março e é conhecida como vindima, mas o desenvolvimento da uva começou ainda em agosto do ano passado. O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) avalia que a safra 2024/2025 se destaca pela qualidade e parte desse resultado, se deve às condições climáticas no período.
“A seca no período da colheita permitiu uma maturação consistente, concentrando sabores e açúcares de forma ímpar. Os vinhos e os demais produtos que surgirem dessa safra certamente refletirão o terroir único do Rio Grande do Sul”, analisa Luciano Rebellatto, presidente do Consevitis-RS.
Cooperativa Aurora vai produzir 75 milhões de quilos de uvas
Uma das cooperativas vinícolas mais antigas do país – que completa 94 anos em 2025 – aumentou a projeção da safra para 75 milhões de quilos de uva (ou 75 mil toneladas). Segundo a Cooperativa Aurora, desde 2021 a safra não era tão boa. Naquele ano, foram colhidos 90 milhões de quilos da fruta.
O resultado de agora é superior ao projetado inicialmente para esta safra, e também é 50% maior que na safra anterior. Em 2024, a Aurora recebeu 50 mil toneladas da fruta – a produção foi bastante prejudicada com alguns cooperados perdendo os vinhedos por causa das enchentes e deslizamentos.
“É uma dupla recuperação. Com os eventos climáticos no início do ano, não sabíamos como a videira iria reagir. Estamos hoje bem satisfeitos com a produção que vamos receber este ano”, diz o presidente da Cooperativa Aurora, Renê Tonello.
Ele ainda projeta a qualidade da fruta. “O tempo alinhou e choveu na normalidade. Com o clima favorecendo, a uva vem com equilíbrio entre acidez e açúcar e isso gera tanto vinho quanto espumante de excelente qualidade”.
O engenheiro agrônomo e gerente agrícola da cooperativa, Maurício Bonafé, explica outras vantagens das noites com temperaturas mais amenas, entre 15º C e 20º C, que vêm ocorrendo na região serrana gaúcha. Segundo ele, essa situação favorece a coloração das uvas tintas.
“Elas estão com uma cor fantástica, acima do esperado para essa região. E, consequentemente, a maturação da fruta é mais lenta e isso agrega cor e peso”, afirma Bonafé. O especialista diz ainda que os vinhos produzidos a partir dessa fruta deverão ter aromas mais frutados.
Tipos de uva

Com o volume de 75 milhões de quilos que chegará à indústria, a cooperativa deve produzir em torno de 60 milhões de litros de sucos e vinhos. As primeiras variedades foram entregues à indústria no final de dezembro e servem, basicamente, para a produção de sucos – Magna e Violeta.
Ao longo do mês de janeiro, os cooperados entregam as americanas Bordô e Isabel Precoce e as viníferas Chardonnay, Pinot Noir e Malvasia Aromática. As variedades de cilco mais longo são entregues na segunda quinzena de março – Moscato Branco e a Cabernet Sauvignon.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Gripe aviária: técnicos veem limitada e temporária queda de preço de frango e ovo
2
Já conhece a cidade brasileira onde é primavera o ano todo?
3
Como cultivar a planta que vira esponja de banho?
4
Israel x Irã: como o conflito afeta o agro do Brasil?
5
Uma árvore que dá tomate? Conheça essa espécie exótica
6
Criação de rãs: entenda como iniciar neste mercado

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Economia
Cargill compra planta de esmagamento de soja na BA após 27 anos de arrendamento
A empresa mantém no país 29 fábricas, 75 armazéns, 7 terminais portuários, 2 centros de inovação e outros ativos logísticos e industriais

Economia
EUA vendem 539,5 mil t de soja da safra 2024/25, aponta USDA
Os números divulgados ficaram dentro da faixa esperada pelo mercado, que estimava vendas entre 50 mil e 500 mil toneladas para o período

Economia
EUA vendem 903,8 mil t de milho da safra 2024/25, revela USDA
Apesar do aumento, o volume ficou 6% abaixo da média das quatro semanas anteriores

Economia
EUA vendem 427,2 mil t de trigo da safra 2025/26 na semana, mostra USDA
O volume foi impulsionado principalmente por compras de Taiwan, Filipinas, Venezuela, Tailândia e Vietnã
Economia
Já ouviu falar da rota do queijo?
Do Selo Arte na região da Canastra à diversidade paulista e Festiqueijo no RS: as rotas valorizam a produção artesanal brasileira
Economia
SC e Japão firmam parceria para ampliar exportação de grãos e desenvolver infraestrutura logística
Protocolo é resultado da missão internacional realizada por Santa Catarina no país desde o início da semana
Economia
Conheça o verdadeiro limão brasileiro, que talvez você nunca tenha provado
Pequeno no tamanho, gigante no sabor e aroma: o limão-galego se diferencia pela polpa suculenta e acidez marcante, características valorizadas por consumidores e indústria
Economia
Lavoro firma acordo de recuperação extrajudicial de R$ 2,5 bilhões
Medida abrange a operação de varejo no Brasil e a Perterra; as demais unidades da companhia ficam fora do processo