AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Economia

Setor lácteo brasileiro: avanços e desafios no Dia Mundial do Leite

Brasil está entre os cinco maiores produtores de leite do mundo, aponta levantamento da FAO

3 minutos de leitura

01/06/2024 | 07:00

Por: Sabrina Nascimento

Fonte: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

Há 23 anos o mundo celebra o Dia Mundial do Leite em 1º de junho, uma data criada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para destacar a importância deste alimento. 

Ao redor do mundo, o setor lácteo é vital para milhões de pessoas, tanto como fonte de nutrição quanto como meio de sobrevivência. O leite e seus derivados são fundamentais na dieta alimentar, fornecendo cálcio, proteínas, vitaminas e minerais essenciais.

No cenário global, o Brasil desponta entre os cinco principais produtores, ficando atrás apenas da Índia, Estados Unidos e China, segundo levantamento da FAO. 

Nacionalmente, a produção leiteira é diversificada, abrangendo desde produtores familiares até grandes conglomerados industriais, tornando a bebida um dos principais produtos do agronegócio. Conforme o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1.176 milhões de estabelecimentos agropecuários produzem leite no país, distribuídos em todo o território nacional. 

No último ano, as Regiões Sul e Sudeste foram responsáveis, cada uma, por 34% do total de leite produzido, seguidas pelas Regiões Nordeste (17%), Centro-Oeste (11%) e Norte (5%). As informações são do Centro de Inteligência do Leite (CILeite) da Embrapa. 

Em termos de participação estadual, Minas Gerais mantém, consistentemente, a liderança na produção de leite, contribuindo com cerca de 27% do total nacional. Em seguida, destacam-se: Paraná (14,9%), Rio Grande do Sul (13%), Goiás (11,4%) e São Paulo (8,9%).

Preço do leite ao produtor sobe pelo 6º mês consecutivo

O preço do leite ao produtor atingiu R$ 2,45 por litro em abril, representando um aumento de 5,1% em relação ao mês anterior. Essa é a sexta alta consecutiva, conforme dados do Cepea divulgados na sexta, 31.  

No acumulado do ano, há uma valorização de 18,7%, atribuída principalmente à redução na produção de leite, evidenciada pela queda de 0,37% no Índice de Captação Leiteira em abril e uma redução acumulada de 7,8% no ano. 

Segundo os pesquisadores, fatores como os menores investimentos, a entressafra no Sudeste e Centro-Oeste, e atrasos na safra do Sul devido ao clima adverso têm impactado a oferta de leite cru, intensificando a competição entre laticínios e cooperativas por matéria-prima.

Avanço de pleito antigo do setor

Este ano, no Dia Mundial do Leite, os produtores brasileiros podem comemorar o avanço de ações que incentivam a compra de leite nacional, reduzindo a necessidade de importação.  Uma das medidas é o decreto 11.732/2023, que entrou em vigor em fevereiro deste ano, com o objetivo de estimular a venda de leite in natura e capitalizar produtores brasileiros. 

O decreto altera a aplicação dos créditos presumidos, ou seja, por antecipação, de PIS/Pasep e Cofins no âmbito do Programa Mais Leite Saudável. Laticínios e cooperativas que comprarem leite no Brasil podem ser beneficiados com até 50% de créditos presumidos, desde que cadastrados no programa. Os não cadastrados podem receber até 20% do benefício fiscal. Essas medidas incentivam a compra de leite nacional, reduzindo a importação. 

Outra ação em prática, é a investigação, por parte do Governo Federal, da possível triangulação do leite importado e a reidratação de leite em pó. A triangulação ocorre quando empresas importadoras revendem o produto a outras empresas antes de chegar ao mercado, frequentemente com o objetivo de contornar regulamentações ou buscar vantagens comerciais. A investigação da prática busca garantir o fluxo natural do mercado e a renda dos produtores. 

Desafios nos próximos meses

As consequências da tragédia no Rio Grande do Sul são monitoradas pela cadeia láctea, uma vez que, 50% da produção estadual é exportada para outros estados.  

Em nota de conjuntura, o CILeite aponta que “o fechamento de estradas e queda de pontes agravam a situação, diminuindo a renda dos produtores devido à perda da produção e à queda de produtividade, afetada pela logística precária para obter alimento para o rebanho e escoar a produção.”

Além disso, os pesquisadores do CILeite ainda destacam que as importações nacionais de leite e derivados, que começaram o ano em desaceleração, voltaram a subir em abril. Elas acumulam uma variação positiva de 16% nos primeiros quatro meses do ano, em relação ao mesmo período de 2023. Já o crescimento das exportações foi expressivo, acumulando no mesmo período 56% de alta.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Economia

1

Butiá: conheça a fruta, os tipos, a origem e a forma de plantar e cuidar

Butiá: conheça a fruta, os tipos, a origem e a forma de plantar e cuidar
2

Conab estima safra de arroz maior e contraria previsão do governo sobre falta do produto

Conab estima safra de arroz maior e contraria previsão do governo sobre falta do produto
3

Conab estima 10,395 mil toneladas de arroz; 3,6% mais que na última safra

Conab estima 10,395 mil toneladas de arroz; 3,6% mais que na última safra
4

Cumaru: o que é, usos e como plantar a baunilha brasileira

Cumaru: o que é, usos e como plantar a baunilha brasileira
5

Mais de 206 mil propriedades rurais foram atingidas pelas enchentes no RS, aponta Emater

Mais de 206 mil propriedades rurais foram atingidas pelas enchentes no RS, aponta Emater
6

Agropecuária cresce 11,3% e impulsiona alta do PIB do Brasil no primeiro trimestre 

Agropecuária cresce 11,3% e impulsiona alta do PIB do Brasil no primeiro trimestre 

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas