Economia
Milho 2ª safra ultrapassa 100 milhões de toneladas, diz Agroconsult
Rally da Safra conclui etapa milho e revisa área plantada e produtividade do milho segunda safra; São Paulo tem a menor produtividade
3 minutos de leitura 02/07/2024 - 16:58
Por: Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com
Com lavouras ocupando 16,7 milhões de hectares e uma produtividade de 100,6 sacos por hectare, a produção do milho segunda safra deve somar 100,5 milhões de toneladas. Os números são estimados pela Agroconsult, que concluiu a etapa milho do Rally da Safra e aponta que esta deve ser a segunda vez que o Brasil atinge esse volume na história.
A produção está 10% abaixo da safra passada, porém 4% acima do previsto no pré-Rally, diz a consultoria. “Contrariando as expectativas, a queda na área em 23/24, em razão do cenário econômico, não foi tão acentuada. Com a antecipação do ciclo da soja, a janela de plantio do milho acabou sendo muito favorável, em especial nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Goiás, onde o plantio foi o mais adiantado desde 2018/19”, explica em nota o coordenador do Rally da Safra, André Debastiani.
Após análises com imagens de satélites, a Agroconsult estima uma redução de 4,9% na área plantada de milho segunda safra. Mas somando a produção desta temporada com o milho verão, o total deve chegar a 126,5 milhões de toneladas. “Mesmo sendo 15,3 milhões de toneladas menor do que a anterior, ainda é um grande volume e certamente traz desafios para o seu escoamento em um ano em que a comercialização segue atrasa”, completa Debastiani.
Produtor reduziu investimentos nas lavouras de milho
As equipes concluíram que lavouras de todos os estados visitados apresentaram menor população de plantas e número de espigas viáveis. Segundo a consultoria, isso demonstra que houve redução de investimentos, especialmente em fertilizantes e sementes. Além disso, foi constatada grande presença de cigarrinha e percevejo, pragas comuns ao milho.
Mas o bom volume de chuvas e implantação das lavouras mais cedo, causou aumento no peso de grãos, principalmente no médio-norte do Mato Grosso e no sudoeste de Goiás. Esses estados devem colher 118,2 sacas por hectare e 119,4 sacas por hectare, respectivamente.
Maranhão, Piauí, Tocantins e Minas Gerais também apresentam bons resultados, de acordo com o Rally. A projeção para o MAPITO é de 85,7 sacas, enquanto que Minas Gerais deve alcançar 90,6 sacas por hectare.
Estiagem castigou produção em Mato Grosso do Sul e Paraná
As equipes do Rally da Safra constataram que todos os indicadores de campo apresentaram queda nas lavouras de dois estados brasileiros devido à estiagem: Mato Grosso do Sul e Paraná. O sul do Mato Grosso do Sul foi a região mais afetada, com produtividades que variam de 20 a 120 sacas por hectare.
O cenário é parecido no norte do Paraná e nas regiões mais próximas a Mato Grosso do Sul, diz a Agroconsult. Já as lavouras em Campo Mourão e Cascavel, com plantio antecipado, devem ter melhores resultados, com produtividade média de 91,4 sacas por hectare.
São Paulo é outro estado com resultados ruins e deve ter a menor produtividade do milho segunda safra, com 66,8 sacas por hectare, o que significa 25% a menos que na safra passada. As lavouras paulistas sofreram com a irregularidade e baixos volumes de chuva desde janeiro.
Com as visitas às lavouras de milho entre maio e junho, o Rally da Safra concluiu a 21ª edição. Incluindo a etapa soja, que aconteceu entre janeiro e março, foram percorridos mais de 77 mil quilômetros em 14 estados e o Distrito Federal. As equipes visitaram 1.853 lavouras e 395 produtores rurais.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Pedido de recuperação judicial no meio rural cresce mais de 80% em 2024
2
Monilíase do cacaueiro: para um Brasil protagonista, cuidados devem ser redobrados
3
“Vassoura de bruxa” da mandioca é detectada pela primeira vez no Brasil
4
Do cavalo arreado à amêndoa de ouro: desafios e oportunidades do cacau brasileiro
5
Maranhão, Piauí e Tocantins devem produzir 12 milhões de toneladas de grãos a mais até 2032, diz estudo
6
PIB: entenda por que resultado da agropecuária caiu no 2º trimestre
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
Abegs solicita ação para que mais Estados possam exportar suínos ao Chile
Atualmente, apenas Santa Catarina tem autorização para exportar suínos, com o reconhecimento de estado livre de aftosa sem vacinação
Economia
Boa Safra muda sede e quer melhorar gerenciamento das operações da empresa
Brasília foi escolhida pela empresa por ter localização estratégica
Economia
Balança comercial volta a ser positiva para o arroz em agosto
Superávit de 29,03 mil toneladas de arroz interrompe sequência de meses negativos
Economia
Soja/AgResource: produção brasileira em 2024/25 deve ser de 164,05 milhões de t
Volume estimado por consultoria é 2,93% menor que a estimativa da USDA; La Niña pode afetar a produtividade da soja
Fundecitrus reduz estimativa de produção de laranja o cinturão de SP e MG
Volume esperado é de 215,78 milhões de caixas de laranja; condições climáticas são apontadas como motivo para redução
Altas temperaturas e incêndios: como o mercado tem reagido?
Com lavouras e pastagens queimadas, risco de morte de animais e degradação do solo, commodities agrícolas oscilam
Café: Brasil bate recorde de exportações em agosto com 3,7 milhões de sacas
O volume exportado nos 8 primeiros meses do ano também é o maior da história para o período, somando 31,892 milhões de sacas de café
Boi: Goiás abate 14,4% mais animais no 2º trimestre, com 131,75 mil cabeças
O levantamento também registrou crescimento na produção de suínos, frangos e ovos em Goiás, com queda apenas para o leite