Produção de cachaça cresce 29,58% e supera 292 milhões de litros
PUBLICIDADE

Economia

Produção de cachaça no Brasil cresce 29,58% e supera 292 milhões de litros

Anuário da Cachaça 2025, lançado nesta quarta-feira (28), revela expansão no volume declarado e no número de registros no Brasil

Nome Colunistas

Paloma Santos | Brasília

29/05/2025 - 14:55

Cachaça industrial representa 99,19% do total produzido no Brasil - Foto: Adobe Stock
Cachaça industrial representa 99,19% do total produzido no Brasil - Foto: Adobe Stock

A produção nacional de cachaça registrada junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) alcançou 292,459 milhões de litros em 2024. O volume representa um crescimento de 29,58% em relação a 2023, quando foram registrados cerca de 225,6 milhões de litros. Os dados constam no Anuário da Cachaça 2025, lançado nesta quarta-feira (28) pelo Mapa.

O documento reúne dados estatísticos relativos ao registro de estabelecimentos e produtos no Ministério, bem como de exportação do ano de 2024.

A região Sudeste mantém a liderança na produção de cachaça no país, com mais de 172,677 milhões de litros declarados, o que representa 59,04% do total nacional. Já a região Sul registrou o maior crescimento percentual, com alta de 300,57% em relação a 2023, alcançando 58,201 milhões de litros produzidos.

Além do aumento no volume, o Anuário também revela um avanço no número de estabelecimentos produtores e marcas registradas. Segundo o levantamento, há atualmente 1.158 produtores ativos de cachaça e 7.219 marcas registradas no país. 

Em comparação com a edição anterior do anuário, publicada em 2023, houve um crescimento de aproximadamente 6,2% no número de produtores (eram 1.091) e de 4,4% nas marcas registradas (eram 6.897).

PUBLICIDADE

Ainda segundo o Anuário, a maior parte da produção nacional é classificada como cachaça industrial, representando 99,19% do total, enquanto a cachaça de alambique corresponde a 0,81%, conforme dados dos sistemas oficiais de registro: Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (SIPEAGRO), Sistema de Cadastro Vinícola (SISDEVIN) e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, destacou o papel estratégico da cachaça na economia e nas exportações brasileiras. “O Brasil é o único país do mundo que produz cachaça. Temos um produto nacional exclusivo, com identidade própria e valor agregado. Isso precisa ser mais valorizado dentro e fora do país”, afirmou em nota divulgada à imprensa.

Geração de empregos

O setor da cachaça também se destaca pela geração de empregos e movimentação econômica. Segundo o Ministério da Agricultura, a cadeia produtiva da cachaça gera cerca de 600 mil empregos diretos e indiretos, com forte presença da agricultura familiar. A bebida é produzida em 25 estados e no Distrito Federal, com destaque para Minas Gerais, que concentra o maior número de estabelecimentos registrados (452), seguido por São Paulo (162) e Rio de Janeiro (96).

O Anuário da Cachaça 2025 está disponível para consulta no portal oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária. Clique aqui para visualizar o documento na íntegra.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.