Economia
Produção de cachaça no Brasil cresce 29,58% e supera 292 milhões de litros
Anuário da Cachaça 2025, lançado nesta quarta-feira (28), revela expansão no volume declarado e no número de registros no Brasil

Paloma Santos | Brasília
29/05/2025 - 14:55

A produção nacional de cachaça registrada junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) alcançou 292,459 milhões de litros em 2024. O volume representa um crescimento de 29,58% em relação a 2023, quando foram registrados cerca de 225,6 milhões de litros. Os dados constam no Anuário da Cachaça 2025, lançado nesta quarta-feira (28) pelo Mapa.
O documento reúne dados estatísticos relativos ao registro de estabelecimentos e produtos no Ministério, bem como de exportação do ano de 2024.
A região Sudeste mantém a liderança na produção de cachaça no país, com mais de 172,677 milhões de litros declarados, o que representa 59,04% do total nacional. Já a região Sul registrou o maior crescimento percentual, com alta de 300,57% em relação a 2023, alcançando 58,201 milhões de litros produzidos.
Além do aumento no volume, o Anuário também revela um avanço no número de estabelecimentos produtores e marcas registradas. Segundo o levantamento, há atualmente 1.158 produtores ativos de cachaça e 7.219 marcas registradas no país.
Em comparação com a edição anterior do anuário, publicada em 2023, houve um crescimento de aproximadamente 6,2% no número de produtores (eram 1.091) e de 4,4% nas marcas registradas (eram 6.897).
Ainda segundo o Anuário, a maior parte da produção nacional é classificada como cachaça industrial, representando 99,19% do total, enquanto a cachaça de alambique corresponde a 0,81%, conforme dados dos sistemas oficiais de registro: Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (SIPEAGRO), Sistema de Cadastro Vinícola (SISDEVIN) e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, destacou o papel estratégico da cachaça na economia e nas exportações brasileiras. “O Brasil é o único país do mundo que produz cachaça. Temos um produto nacional exclusivo, com identidade própria e valor agregado. Isso precisa ser mais valorizado dentro e fora do país”, afirmou em nota divulgada à imprensa.
Geração de empregos
O setor da cachaça também se destaca pela geração de empregos e movimentação econômica. Segundo o Ministério da Agricultura, a cadeia produtiva da cachaça gera cerca de 600 mil empregos diretos e indiretos, com forte presença da agricultura familiar. A bebida é produzida em 25 estados e no Distrito Federal, com destaque para Minas Gerais, que concentra o maior número de estabelecimentos registrados (452), seguido por São Paulo (162) e Rio de Janeiro (96).
O Anuário da Cachaça 2025 está disponível para consulta no portal oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária. Clique aqui para visualizar o documento na íntegra.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Tarifa: enquanto Brasil espera, café do Vietnã e Indonésia pode ser isento
2
COP 30, em Belém, proíbe açaí e prevê pouca carne vermelha
3
A céu aberto: produtores de MT não têm onde guardar o milho
4
Fazendas e usinas de álcool estavam sob controle do crime organizado
5
Exportações de café caem em julho, mas receita é recorde apesar de tarifaço dos EUA
6
Rios brasileiros podem ser ‘Mississipis’ do agro, dizem especialistas

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Economia
Estimativas de produção de soja e milho nos EUA devem ter queda, dizem analistas
Doenças identificadas em agosto por participantes de expedições de safra no Meio-Oeste do país ajudam a explicar redução

Economia
Brasil envia primeira carga de carne bovina ao Vietnã
Embarque de 27 toneladas marca início das exportações após abertura de mercado em março; Vietnã é o 14º país mais populoso do mundo

Economia
Primeira viagem da Transnordestina será em outubro, diz ANTT
Agência Nacional de Transportes também vê entraves jurídicos da Ferrogrão superados abrindo caminho para avanço do leilão em 2026

Economia
Índice para a compra de fertilizantes é favorável para a safra de verão
A melhora, segundo a Mosaic, é resultado de um mês com subida de preço das commodities e queda no preço dos fertilizantes
Economia
Anec eleva projeção para exportação de soja, farelo e milho em setembro
Revisão indica alta de 23,6% sobre setembro de 2024, com embarques previstos de 16,5 milhões de toneladas
Economia
IBGE: cresce abate de bovinos, suínos e frango
Dados apontam recordes históricos em frangos, suínos e leite entre abril e junho de 2025
Economia
Indonésia abre mais mercados para produtos de origem bovina
País tem mais 270 milhões de pessoas e vem se tornando aposta da pecuária brasileira
Economia
Cooperados da Cooxupé entram na reta final de colheita
Trabalhos de campo já foram finalizados em Matas de Minas, com avanço expressivo nas demais regiões produtoras