PUBLICIDADE

Economia

Índice para a compra de fertilizantes é favorável para a safra de verão

A melhora, segundo a Mosaic, é resultado de um mês com subida de preço das commodities e queda no preço dos fertilizantes

Nome Colunistas

Broadcast Agro

10/09/2025 - 15:11

IPCF mede a relação entre indicadores de preços de fertilizantes e das principais lavouras brasileiras. Foto: Adobe Stock
IPCF mede a relação entre indicadores de preços de fertilizantes e das principais lavouras brasileiras. Foto: Adobe Stock

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de agosto fechou em 1,27, representando uma queda de quase 4% em relação ao mês anterior. A melhora é resultado de um mês com subida de preço das commodities e queda no preço dos fertilizantes, período marcado por incertezas globais, como os impactos das tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos e revisões sobre o balanço global de oferta e demanda de grãos.

O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e das principais lavouras brasileiras: soja, milho, cana-de-açúcar e algodão.

Segundo cálculos da Mosaic, os fertilizantes registraram uma queda média de 1,5% nos preços, por causa de variações internacionais no balanço de oferta e demanda das principais matérias-primas e também da proximidade do plantio no Brasil com as entregas de fertilizantes para a safra de verão 2025/26.

“O Brasil ainda tem cerca de 10% do volume de fertilizantes esperados para serem negociados para safra de soja. Praticamente todos Estados do Brasil ainda apresentam saldo de mercado, com destaques para Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás, sendo cada dia mais decisiva a tomada de decisão para o agricultor que ainda não adquiriu seus fertilizantes, pois a janela já complexa de entregas de setembro tende a ficar ainda mais pressionada”, destacou a companhia.

As commodities agrícolas registraram alta em agosto, com destaque para a soja (4%), milho (3%) e cana-de-açúcar (4%). O algodão foi a única exceção, com queda de 4%, mas sem impacto significativo na média geral. A valorização está ligada à revisão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que reduziu os estoques globais de soja, e ao aumento da demanda chinesa voltada ao Brasil. O dólar também influenciou o IPCF, com queda de 1,5%, refletindo a cautela do mercado diante das políticas comerciais dos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Com o início do plantio da safra de verão em setembro, o principal ponto de atenção recai sobre as condições de crédito do mercado agrícola, ressaltou a Mosaic. Nos últimos meses, o setor de fertilizantes tem enfrentado gargalos relevantes, resultado do maior rigor adotado pelos canais de distribuição na liberação de pedidos, que hoje dependem de garantias integralmente formalizadas.

Soma-se a isso um movimento de retração do mercado financeiro, decorrente das regras de provisionamento contábil estabelecidas pelas instituições financeiras, que reduziu de forma significativa o apetite para a concessão de novas linhas de crédito ao setor. Essa conjuntura tem se refletido de maneira concreta no dia a dia do campo, com produtores e distribuidores reportando maior dificuldade de acesso a financiamento.

“Diante desse cenário, torna-se imprescindível tratar o tema com máxima cautela, uma vez que a disponibilidade de crédito será determinante para assegurar o ritmo adequado das entregas de insumos nesta fase crucial da safra”, concluiu a Mosaic.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Estimativas de produção de soja e milho nos EUA devem ter queda, dizem analistas

Economia

Estimativas de produção de soja e milho nos EUA devem ter queda, dizem analistas

Doenças identificadas em agosto por participantes de expedições de safra no Meio-Oeste do país ajudam a explicar redução

Brasil envia primeira carga de carne bovina ao Vietnã

Economia

Brasil envia primeira carga de carne bovina ao Vietnã

Embarque de 27 toneladas marca início das exportações após abertura de mercado em março; Vietnã é o 14º país mais populoso do mundo

Primeira viagem da Transnordestina será em outubro, diz ANTT

Economia

Primeira viagem da Transnordestina será em outubro, diz ANTT

Agência Nacional de Transportes também vê entraves jurídicos da Ferrogrão superados abrindo caminho para avanço do leilão em 2026

Anec eleva projeção para exportação de soja, farelo e milho em setembro

Economia

Anec eleva projeção para exportação de soja, farelo e milho em setembro

Revisão indica alta de 23,6% sobre setembro de 2024, com embarques previstos de 16,5 milhões de toneladas

PUBLICIDADE

Economia

IBGE: cresce abate de bovinos, suínos e frango

Dados apontam recordes históricos em frangos, suínos e leite entre abril e junho de 2025

Economia

Indonésia abre mais mercados para produtos de origem bovina

País tem mais 270 milhões de pessoas e vem se tornando aposta da pecuária brasileira

Economia

Cooperados da Cooxupé entram na reta final de colheita

Trabalhos de campo já foram finalizados em Matas de Minas, com avanço expressivo nas demais regiões produtoras

Economia

Greening atinge quase 100 milhões de laranjeiras no cinturão citrícola

Grau de severidade da doença aumenta e projeção para safra 25/26 da laranja tem queda 

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.