Economia
Índice para a compra de fertilizantes é favorável para a safra de verão
A melhora, segundo a Mosaic, é resultado de um mês com subida de preço das commodities e queda no preço dos fertilizantes
Broadcast Agro
10/09/2025 - 15:11

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de agosto fechou em 1,27, representando uma queda de quase 4% em relação ao mês anterior. A melhora é resultado de um mês com subida de preço das commodities e queda no preço dos fertilizantes, período marcado por incertezas globais, como os impactos das tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos e revisões sobre o balanço global de oferta e demanda de grãos.
O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e das principais lavouras brasileiras: soja, milho, cana-de-açúcar e algodão.
Segundo cálculos da Mosaic, os fertilizantes registraram uma queda média de 1,5% nos preços, por causa de variações internacionais no balanço de oferta e demanda das principais matérias-primas e também da proximidade do plantio no Brasil com as entregas de fertilizantes para a safra de verão 2025/26.
“O Brasil ainda tem cerca de 10% do volume de fertilizantes esperados para serem negociados para safra de soja. Praticamente todos Estados do Brasil ainda apresentam saldo de mercado, com destaques para Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás, sendo cada dia mais decisiva a tomada de decisão para o agricultor que ainda não adquiriu seus fertilizantes, pois a janela já complexa de entregas de setembro tende a ficar ainda mais pressionada”, destacou a companhia.
As commodities agrícolas registraram alta em agosto, com destaque para a soja (4%), milho (3%) e cana-de-açúcar (4%). O algodão foi a única exceção, com queda de 4%, mas sem impacto significativo na média geral. A valorização está ligada à revisão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que reduziu os estoques globais de soja, e ao aumento da demanda chinesa voltada ao Brasil. O dólar também influenciou o IPCF, com queda de 1,5%, refletindo a cautela do mercado diante das políticas comerciais dos Estados Unidos.
Com o início do plantio da safra de verão em setembro, o principal ponto de atenção recai sobre as condições de crédito do mercado agrícola, ressaltou a Mosaic. Nos últimos meses, o setor de fertilizantes tem enfrentado gargalos relevantes, resultado do maior rigor adotado pelos canais de distribuição na liberação de pedidos, que hoje dependem de garantias integralmente formalizadas.
Soma-se a isso um movimento de retração do mercado financeiro, decorrente das regras de provisionamento contábil estabelecidas pelas instituições financeiras, que reduziu de forma significativa o apetite para a concessão de novas linhas de crédito ao setor. Essa conjuntura tem se refletido de maneira concreta no dia a dia do campo, com produtores e distribuidores reportando maior dificuldade de acesso a financiamento.
“Diante desse cenário, torna-se imprescindível tratar o tema com máxima cautela, uma vez que a disponibilidade de crédito será determinante para assegurar o ritmo adequado das entregas de insumos nesta fase crucial da safra”, concluiu a Mosaic.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Minerva alerta pecuaristas após China detectar resíduo acima do limite na carne bovina do Brasil
2
Arábia Saudita quer aumentar em 10 vezes sua produção de café
3
Decisão sobre salvaguardas da China leva tensão ao mercado da carne bovina
4
Banco do Brasil usa tecnologia para antecipar risco e evitar calotes no agro
5
China cancela compra de soja de 5 empresas brasileiras
6
Exportadores alertam para perda irreversível do café brasileiro nos EUA
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
Castanha de baru, frutas processadas e arroz ganham acesso a novos mercados
União Euroasiática, Japão e Nicarágua autorizaram a entrada de produtos brasileiros
Economia
São Paulo lança Rotas da Cachaça para impulsionar turismo rural
Programa reúne 65 municípios e mira expansão de mercado para produtores paulistas
Economia
China bate novo recorde na produção de grãos e alcança 714,9 milhões de toneladas
Avanço de 1,2% sobre o ano anterior reforça estratégia chinesa de segurança alimentar e redução da dependência de importações
Economia
Drop e Smart Sensing anunciam fusão
Nova empresa de Piracicaba quer integrar tecnologia e agronomia e prevê faturar mais de R$ 100 milhões em 2026
Economia
Bragança Paulista (SP) recebe autorização para ampliar venda de linguiça artesanal
Equiparação do Sistema de Inspeção Municipal ao Sisbi-POA permite comercializar o produto em todo o território nacional
Economia
Recuperações judiciais no agro batem recorde no 3º trimestre
Produtores rurais pessoa física lideram pedidos de recuperação judicial; Mato Grosso concentra o maior número, aponta a Serasa Experian
Economia
Portos brasileiros devem bater recorde de movimento mesmo com tarifaço
Ministro Silvio Costa Filho diz que os portos brasileiros devem encerrar 2025 com mais de 1,3 bilhão de toneladas movimentadas
Economia
Validação do CAR no Brasil triplica em um ano, aponta levantamento
Apesar do avanço estimulado por sistemas de automação, os dados compilados pelo CPI/PUC-Rio ainda mostram desigualdades persistentes entre os Estados