Economia
Pecuária representa quase 50% das solicitações de crédito digital no agro
A região Sul do país lidera os financiamentos, impulsionada pela forte presença de criadores na região
Sabrina Nascimento | São Paulo | sabrina.nascimento@estadao.com
21/02/2025 - 08:00

A cadeia pecuária, de corte e leite, concentra 48,5% dos pedidos de financiamento digital no agronegócio. O dado faz parte de um levantamento realizado pela Nagro Crédito Agro, uma fintech especializada em crédito 100% digital, que ouviu mais de 79 mil produtores rurais.
Segundo a fintech, a liderança da pecuária nos financiamentos está relacionada ao ciclo financeiro mais curto, em comparação com a agricultura. No caso das culturas, o financiamento destinado à soja, ao milho e ao café representa 26,1% dos pedidos.
A horticultura, exceto o morango, alcança 3,3%, enquanto a produção de fumo atinge 3,0%. As demais culturas, somadas, totalizam 19,1%.

A pesquisa foi realizada com base no cadastro Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), registrado no Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços, e teve como foco a principal atividade de cada produtor.
Produtores jovens
Os dados da Nagro revelam, ainda, que a maior parte dos solicitantes de crédito digital no agronegócio é formada por produtores jovens e com menos experiência no setor.
A faixa etária de 30 a 49 anos lidera os pedidos, com 53% do total. Enquanto isso, os produtores com mais de 60 anos correspondem a 14%.

Para Gustavo Alves, CEO da Nagro, esses números refletem tanto a continuidade e expansão de negócios familiares quanto a crescente presença de novos empreendedores no agronegócio. “Os dados mostram que, além de produtores que herdaram propriedades familiares e demonstram competência na continuidade e expansão dos negócios, há também uma nova geração de empreendedores que enxerga no agronegócio uma oportunidade para inovar e construir trajetórias de crescimento sustentável por meio do crédito”, afirma.
Em relação à experiência no setor, mais de 46% dos solicitantes têm entre 1 e 10 anos de atividade. Outros 21% possuem entre 11 e 15 anos de experiência, enquanto 15% têm um ano ou menos. Já os produtores com mais de 20 anos de experiência representam apenas 6% das solicitações.

Região Sul lidera pedidos
De acordo com a fintech, juntos, os três estados do Sul do país respondem por quase um terço das solicitações (29,8%), o que se deve à forte presença da pecuária na região.
Entretanto, quando a análise é feita individualmente, Minas Gerais, estado sede da Nagro, concentra a maior parte das operações de financiamento (24%). O Rio Grande do Sul aparece em segundo lugar, com 11%, seguido por São Paulo, que representa 6,4% dos pedidos. Já Roraima é o estado do Norte com maior número de solicitações (5,9%).
Por outro lado, apesar de sua forte produção agropecuária, os estados do Centro-Oeste representam apenas 21% dos solicitantes. Conforme a fintech, os produtores da região apresentam um perfil mais conservador e maior resistência à adesão digital ao crédito.
Pequenos produtores lideram financiamento digital
A análise também revela que a maior parte dos solicitantes de crédito digital é formada por pequenos produtores. Mais de 51% deles possuem entre um e 20 hectares, o que reflete a forte presença da pecuária de leite e corte, que exige menos área para produção. Já os produtores com grandes áreas, acima de 100 hectares, representam pouco mais de 23%.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Em investigação, China aponta 'dano grave' à indústria de carne bovina e notifica OMC e exportadores
2
Fim do papel: produtores rurais terão de emitir nota fiscal eletrônica em 2026
3
Começa a valer obrigatoriedade de emissão de nota fiscal eletrônica
4
Feiras do agro 2026: calendário dos principais eventos do setor
5
Salvaguarda à carne bovina: Câmara Brasil-China vê desfecho favorável ao setor brasileiro
6
China impõe cotas para importação de carne bovina e atinge o Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
Exportações de algodão do Brasil batem recorde em 2025
Embarques somaram 3,026 milhões de toneladas no ano, com recorde mensal em dezembro e forte participação de Mato Grosso
Economia
Embrapa: custos do frango de corte caem 2,81% em 2025 e do suíno sobem 4,39%
Preços de rações ajuda a explicar comportamento do mercado: a de suínos teve alta acumulada de 1,82% e a de frangos, queda de 8,92%
Economia
Uva brasileira deve ter competição “justa” com acordo Mercosul-UE
Região do Vale São Francisco, no Nordeste, deve ser beneficiada com envios ao mercado europeu
Economia
Importação de fertilizantes no Brasil cresce e atinge novo recorde
Produtores priorizam produtos mais baratos diante de margens apertadas, aponta levantamento da StoneX
Economia
Frutas do Brasil superam tarifas e faturam US$ 1,4 bi em 2025
Brasil exportou recorde de 1,28 milhão de toneladas de frutas em 2025, mesmo com tarifas dos EUA
Economia
AgroGalaxy suspende operações da Sementes Campeã em meio à reestruturação
Medida faz parte do plano de recuperação judicial da companhia, que busca otimizar a eficiência operacional e redimensionar as atividades
Economia
China bate recorde de importação de soja em 2025 e amplia compras no Brasil e na Argentina
Mesmo em meio ao conflito tarifário com os EUA, a China importou 6,5% mais soja do que em 2024
Economia
Fábricas de fertilizantes da Petrobrás retomam produção de ureia
Com investimento de R$ 76 milhões, unidades na Bahia e em Sergipe iniciam operações para reduzir a dependência externa do fertilizante no Brasil