Economia
Pecuária representa quase 50% das solicitações de crédito digital no agro
A região Sul do país lidera os financiamentos, impulsionada pela forte presença de criadores na região

Sabrina Nascimento | São Paulo | sabrina.nascimento@estadao.com
21/02/2025 - 08:00

A cadeia pecuária, de corte e leite, concentra 48,5% dos pedidos de financiamento digital no agronegócio. O dado faz parte de um levantamento realizado pela Nagro Crédito Agro, uma fintech especializada em crédito 100% digital, que ouviu mais de 79 mil produtores rurais.
Segundo a fintech, a liderança da pecuária nos financiamentos está relacionada ao ciclo financeiro mais curto, em comparação com a agricultura. No caso das culturas, o financiamento destinado à soja, ao milho e ao café representa 26,1% dos pedidos.
A horticultura, exceto o morango, alcança 3,3%, enquanto a produção de fumo atinge 3,0%. As demais culturas, somadas, totalizam 19,1%.

A pesquisa foi realizada com base no cadastro Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), registrado no Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços, e teve como foco a principal atividade de cada produtor.
Produtores jovens
Os dados da Nagro revelam, ainda, que a maior parte dos solicitantes de crédito digital no agronegócio é formada por produtores jovens e com menos experiência no setor.
A faixa etária de 30 a 49 anos lidera os pedidos, com 53% do total. Enquanto isso, os produtores com mais de 60 anos correspondem a 14%.

Para Gustavo Alves, CEO da Nagro, esses números refletem tanto a continuidade e expansão de negócios familiares quanto a crescente presença de novos empreendedores no agronegócio. “Os dados mostram que, além de produtores que herdaram propriedades familiares e demonstram competência na continuidade e expansão dos negócios, há também uma nova geração de empreendedores que enxerga no agronegócio uma oportunidade para inovar e construir trajetórias de crescimento sustentável por meio do crédito”, afirma.
Em relação à experiência no setor, mais de 46% dos solicitantes têm entre 1 e 10 anos de atividade. Outros 21% possuem entre 11 e 15 anos de experiência, enquanto 15% têm um ano ou menos. Já os produtores com mais de 20 anos de experiência representam apenas 6% das solicitações.

Região Sul lidera pedidos
De acordo com a fintech, juntos, os três estados do Sul do país respondem por quase um terço das solicitações (29,8%), o que se deve à forte presença da pecuária na região.
Entretanto, quando a análise é feita individualmente, Minas Gerais, estado sede da Nagro, concentra a maior parte das operações de financiamento (24%). O Rio Grande do Sul aparece em segundo lugar, com 11%, seguido por São Paulo, que representa 6,4% dos pedidos. Já Roraima é o estado do Norte com maior número de solicitações (5,9%).
Por outro lado, apesar de sua forte produção agropecuária, os estados do Centro-Oeste representam apenas 21% dos solicitantes. Conforme a fintech, os produtores da região apresentam um perfil mais conservador e maior resistência à adesão digital ao crédito.
Pequenos produtores lideram financiamento digital
A análise também revela que a maior parte dos solicitantes de crédito digital é formada por pequenos produtores. Mais de 51% deles possuem entre um e 20 hectares, o que reflete a forte presença da pecuária de leite e corte, que exige menos área para produção. Já os produtores com grandes áreas, acima de 100 hectares, representam pouco mais de 23%.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Tarifa: enquanto Brasil espera, café do Vietnã e Indonésia pode ser isento
2
COP 30, em Belém, proíbe açaí e prevê pouca carne vermelha
3
A céu aberto: produtores de MT não têm onde guardar o milho
4
Exportações de café caem em julho, mas receita é recorde apesar de tarifaço dos EUA
5
Rios brasileiros podem ser ‘Mississipis’ do agro, dizem especialistas
6
Violência no campo: roubos e furtos de máquinas agrícolas crescem 37,5% no 1º semestre

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Economia
Fundo de R$ 21 milhões vai financiar fornecedores de cana em MG
O recurso deste primeiro aporte será para o plantio e manutenção de lavouras de fornecedores com contratos ativos

Economia
Brasil firma acordo inédito para exportação de sorgo à China
Primeiros embarques estão previstos para 2026; China pode importar até 7,9 milhões de toneladas por ano, 81% de toda a demanda mundial

Economia
Bancada do Biodiesel quer ampliar exportações das carnes brasileiras
Parlamentares preparam projeto de lei que inclui ainda retaliações em caso de sobretaxas e verba para publicidade internacional

Economia
LDC inaugura terminal que liga açúcar do Centro-Sul ao Porto de Santos
Com capacidade anual de 1 milhão de toneladas, ativo ampliará escoamento via ferrovias
Economia
Brasil abre mercado de carne bovina para São Vicente e Granadinas
No ano passado, Brasil acumulou US$ 288 milhões exportados em produtos agropecuários para países da comunidade caribenha
Economia
Clima beneficia safra de trigo no RS; plantio de milho já começou
Área cultivada com o cereal no estado é estimada em 1.198.276 hectares, com produtividade esperada de 2.997 quilos por hectare
Economia
Soja: 3 em cada 4 navios do Brasil têm a China como destino
Enquanto produtores dos EUA enfrentam quedas nas vendas à Pequim, a participação chinesa nas exportações brasileiras subiu para 75% neste ano
Economia
Plantio de milho na Argentina deve crescer 9,6% em 2025/2026
Estimativa representa aumento de 9,6% em relação à temporada 2024/25 e, caso se confirme, será a segunda maior já registrada