Economia
O Brasil já é autossuficiente na produção de cacau ou precisamos importar?
Produtores e indústrias divergem sobre os números; produtividade das lavouras ainda é pequena
Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com
26/03/2024 - 07:00

A Associação Nacional dos Produtores de Cacau (ANPC) afirma que o país já produz o suficiente para o consumo interno. A presidente, Vanuza Barroso, diz que 290 mil toneladas foram colhidas em 2023, de acordo com o IBGE. O Pará é o maior produtor (em relação à produtividade), junto com a Bahia. Mas existe produção também em Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Tocantins e São Paulo.
“São Paulo já tem 400 hectares! A produção de cacau é crescente e temos muito potencial. Somos o único país socialmente correto, ambientalmente correto [em relação ao cacau] onde a indústria pode alavancar o maior aumento da produção”, reflete Vanuza.
Já a entidade que representa as indústrias afirma que elas receberam 220 mil toneladas de cacau brasileiro em 2023 e, por isso, 40 mil toneladas foram importadas.
“Essa importação é para atender aos clientes internacionais. O Brasil é o único na América Latina que produz derivados para o mercado interno e internacional. Se não tiver a importação, a gente perde um importante mercado”, explicou Anna Paula Losi, presidente-executiva da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC).
Os derivados são licor e manteiga para fazer o chocolate, e o pó do cacau, para outros produtos como os achocolatados. No ano passado, as exportações de derivados chegaram a 47 mil toneladas e as de amêndoas, 700 toneladas.


Produtividade pode aumentar com investimento e tecnologia
A produtividade do cacau ainda é um ponto frágil para o setor, desde a entrada da vassoura de bruxa na cultura. Para erradicar e amenizar a praga, foram desenvolvidos clones, que permitem o ano inteiro de produção. Mas segundo a ANPC, eles ainda são pouco usados.
A presidente da ANPC explica que o sistema cabruca [quando os cacaueiros estão misturados a outras árvores da mata] impera na produção de cacau. A pouca luminosidade devido à mata fechada, acaba reduzindo a produtividade.
Na Bahia, por exemplo, são 400 mil hectares, mas a produtividade é de 12, 15, até 25 arrobas por hectare, segundo a ANPC. O ideal, segundo os produtores, seria 50 arrobas por hectare, para que a cultura torne-se rentável.
“Tem como chegar, mas produtor sem dinheiro, não compra adubo. A gente precisa de adubação e de assistência técnica”, afirma.
Desafios no cacau: produtores cobram políticas de apoio e incentivo – confira a última reportagem sobre cacau nesta quarta-feira, 26. Leia a primeira reportagem sobre os preços do cacau, que atingiram patamar histórico.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
China acelera compras de carne bovina à espera de decisão sobre salvaguardas
2
Brasil deve registrar recorde histórico na exportação de gado vivo em 2025
3
Adoçado com engano: apicultores denunciam uso de ‘falso mel’ na indústria alimentícia
4
Banco do Brasil dá início à renegociação de dívidas rurais com recursos livres
5
Oferta de etanol cresce mais rápido que consumo e acende alerta no setor
6
Soja brasileira será brutalmente atingida pelo acordo entre EUA e China?
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
Importação de açúcar pela China sobe 39% em outubro
No período, as compras chinesas do produto brasileiro avançaram quase 60% frente ao mesmo mês de 2024
Economia
Abiove reduz projeção de produção de soja na safra 2025/2026 a 177,7 milhões de t
Nova estimativa representa uma redução de 0,4% em relação à anterior; exportações devem se manter em 111 milhões de toneladas
Economia
Brasil e Chile adotam Certificado Fitossanitário Eletrônico em comércio agrícola
Ferramenta permitirá ao Brasil exportar, na primeira etapa, café em grão, sementes de beterraba e de girassol. rizomas de gengibre e grãos de pimenta,
Economia
Syngenta e Amoéba firmam acordo para desenvolver biofungicida
Combate a doenças do trigo, especificamente a mancha de septoria e a ferrugem amarela, será foco da parceria
Economia
Avanço das exportações de carne bovina para os EUA ainda depende do preço interno, diz Abiec
Associação afirma que ainda é difícil medir o impacto da queda da tarifa de 10%, já que as margens seguem pressionadas pelo preço do boi gordo
Economia
EUA anuncia 2º auxílio a agricultores afetados por desastres naturais
Pagamentos visam agricultores afetados por 55 eventos climáticos em 2023 e 2024
Economia
Exportadores alertam para perda irreversível do café brasileiro nos EUA
Concorrentes com tarifas zeradas avançam nos blends norte-americanos, enquanto o café brasileiro vê seu espaço encolher gradativamente
Economia
Alckmin sobre tarifa dos EUA: “Estamos confiantes de que vamos avançar mais”
Durante a COP30, vice-presidente e ministro do MDIC, afirmou que a medida dos EUA reduziu de 45% para 28% o volume de exportações do Norte sujeito a tarifa