Economia
Moringa: nutrição poderosa para os animais e aumento de lucros
Conheça a moringa oleífera, a planta que é utilizada na alimentação animal e humana; planta tem alto teor de proteína

Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com
29/05/2024 - 21:15

Ela é uma planta delicada, mas com forte poder nutricional. A moringa oleífera é uma árvore nativa do Himalaia que possui flores brancas e perfumadas e as folhas arredondadas. A planta é reconhecida pelas folhas nutritivas e com propriedades medicinais, promovendo saúde e bem-estar.
É rica em vitaminas, minerais, proteínas e aminoácidos e ainda possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Estudos indicam que a moringa tem 4 vezes mais betacaroteno que a cenoura e 7 vezes mais vitamina C que a laranja.
Por isso, ela é usada na alimentação humana e, de forma intensa, na alimentação animal. De acordo com a Embrapa, o índice de proteína é de 27% e a planta ainda possui ferro, cálcio e fósforo. As folhas são usadas frescas ou secas na dieta dos animais, e ainda é possível extrair o pó e o óleo da planta.
Os benefícios da moringa na alimentação animal
A moringa pode ser usada na alimentação animal em diversas formas: folhas secas ou frescas, pó, óleo e ração enriquecida com moringa.
A Embrapa Pantanal, que fica no Mato Grosso do Sul, fez diversos estudos para investigar o uso do produto na alimentação animal. A planta é usada basicamente como suplemento alimentar, sendo fonte de proteínas, oferecida in natura para bovinos, suínos e frangos.

Em média, os pesquisadores indicam usar 30% da planta misturada à ração, no caso de suínos e aves. Esse índice é suficiente para garantir a proteína que o animal precisa.
Alimentação do gado
Na alimentação de bovinos, é possível oferecer as folhas e os talos finos da moringa. Ela funciona como uma suplementação proteica durante a época de seca nas regiões produtoras de gado de corte ou de leite. A Embrapa Pantanal indica ter 30% de folha misturada à cana para atingir o teor de proteína adequado para o gado.
Estudos indicam que as vacas leiteiras que se alimentam com dieta enriquecida de moringa aumentam a produção de leite entre 43% e 65%.
Moringa para galinhas e suínos
As pesquisas indicam que a moringa é indicada como suplemento alimentar em granjas e criação de galinhas caipiras e não em escala industrial. Devem ser oferecidas as folhas também na proporção de 30% na mistura com milho ou mandioca. Pesquisas indicam que o uso do produto na dieta das galinhas pode aumentar em até 6% o peso médio dos ovos.
Para os suínos, a indicação de proporção das folhas é a mesma. Com isso, a planta entra como fonte de proteínas e o milho ou a mandioca, como fonte de energia para os animais.
Alimentação para peixes
Estudos da Embrapa com peixes da espécie tambaqui na Amazônia, indicaram que o uso da moringa na alimentação diminuiu o aparecimento de parasitas nos brônquios. No entanto, houve um pequeno comprometimento do crescimento dos peixes que consumiram a moringa seca e moída misturada à ração.
Moringa na alimentação humana
Além de seu uso para animais, a moringa tem ganhado destaque na alimentação humana. Suas folhas e sementes são ricas em nutrientes essenciais que promovem a saúde de diversas maneiras.
As folhas são consumidas frescas ou secas, como suplemento em pó, adicionadas a sucos, chás e saladas. A planta também é usada para enriquecer sopas e caldos, potencializando o valor nutricional das refeições.
Com um sabor suave, a moringa se torna uma opção versátil para pessoas que buscam alternativas naturais para complementar suas dietas. Devido à alta concentração de proteínas, vitaminas e minerais, a moringa é recomendada especialmente para veganos e vegetarianos.
Benefícios da moringa para o ser humano
A moringa é conhecida por seus diversos benefícios à saúde humana. Sua rica composição inclui vitaminas A, C e E, além de minerais como cálcio, ferro e potássio. Dentre seus principais benefícios, podemos destacar:
- Ação antioxidante: As folhas da moringa são ricas em antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e fortalecendo o sistema imunológico.
- Propriedades anti-inflamatórias: A moringa contém compostos com potencial anti-inflamatório, que podem auxiliar no alívio de dores e na redução de inflamações.
- Melhora da digestão: A planta é conhecida por favorecer a digestão, ajudando no tratamento de problemas estomacais e intestinais.
- Controle dos níveis de açúcar no sangue: Pesquisas indicam que a moringa pode auxiliar no controle dos níveis de glicose no sangue, sendo uma aliada para pessoas com diabetes.
- Proteção cardiovascular: Os nutrientes presentes na moringa ajudam a reduzir os níveis de colesterol, o que pode contribuir para a saúde do coração.
Benefícios econômicos da moringa
Apostar na produção de moringa pode dar diversas oportunidades de negócios para o produtor. Isso porque a planta é versátil e pode ser fornecida tanto para indústrias de alimentos, de cosméticos ou usada na alimentação animal. Vai depender da região em que o produtor está localizado.

O produtor tem ganhos econômicos ao usar a moringa na alimentação dos animais. Somada à ração, ajuda a reduzir os custos da dieta, pois ela substitui uma determinada quantidade de ração. Animais que recebem nutrientes e vitaminas, aumentam as defesas do organismo, o que resulta em menor uso de medicamentos. Além disso, a produtividade animal também cresce.
Como cultivar a moringa?
A árvore da moringa é de pequeno porte e também pode ser cultivada em mudas pequenas. A planta da moringa é capaz de sobreviver a solos pobres de nutrientes e em regiões secas. Por isso, o produtor não precisa investir muito em manejo. Como ela é originária da África, a árvore se adapta bem ao clima tropical e subtropical.
No início do cultivo, a planta não tolera solos com encharcamentos. Especialistas indicam que é preciso tomar cuidado com o ataque de formigas. Com crescimento rápido, a moringa tem produtividade alta e pode chegar a 15 toneladas por hectare, considerando a moringa já seca.
Onde encontrar moringa
Onde encontrar moringa para animais
A planta pode ser encontrada em lojas agrícolas e cooperativas, sendo utilizada principalmente como suplemento alimentar para bovinos, suínos e aves. Nessas lojas, o produtor encontra moringa em diversas formas, como ração enriquecida, folhas secas ou frescas, e até mesmo em pó.
Onde encontrar moringa para consumo humano
Se o consumidor deseja usar a moringa na alimentação, é possível encontrá-la em lojas de produtos naturais, onde geralmente está disponível em pó ou cápsulas. Também é possível encontrar folhas secas e sementes de moringa em mercados especializados ou em feiras de produtos orgânicos.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Tarifa: enquanto Brasil espera, café do Vietnã e Indonésia pode ser isento
2
COP 30, em Belém, proíbe açaí e prevê pouca carne vermelha
3
A céu aberto: produtores de MT não têm onde guardar o milho
4
Exportações de café caem em julho, mas receita é recorde apesar de tarifaço dos EUA
5
Rios brasileiros podem ser ‘Mississipis’ do agro, dizem especialistas
6
Violência no campo: roubos e furtos de máquinas agrícolas crescem 37,5% no 1º semestre

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Economia
México ocupa lugar dos EUA e se torna 2º maior mercado da carne bovina brasileira
Comitiva do ministro Geraldo Alckmin chegou ao México nesta terça-feira, 26, para negociar expansão de acordos comerciais entre os dois países

Economia
Pilão entra no mega-acordo do café que pode driblar tarifa dos EUA
Analistas não descartam possível triangulação do café brasileiro para escapar do tarifaço após conclusão da venda da JDE Peet's para a KDP

Economia
Israel rebaixa relações com o Brasil: ameaça ao agro?
Enquanto carne bovina e fertilizantes concentram o comércio bilateral, analistas apontam para repercussões indiretas com EUA e União Europeia

Economia
Governo publica zoneamento agrícola para milho 2º safra
Milho é a segunda principal cultura anual do país e produtores devem colher safra recorde
Economia
Safra 24/25: milho de inverno se aproxima do fim da colheita
Trabalhos avançam acima da média histórica, enquanto algodão e trigo seguem atrasados
Economia
China define novas cotas para importação de algodão em 2025
Após recuo nas compras externas, governo chinês estabelece cota de 200 mil toneladas métricas para atender indústria têxtil
Economia
Safra brasileira de cana deve cair 1,2%, estima Conab
Produção de açúcar deve crescer, enquanto etanol de cana pode ter um recuo de 8,8%
Economia
Brasil poderá exportar aves ornamentais e de conservação para Emirados Árabes
Aves vivas para consumo humano não estão incluídas no acordo