PUBLICIDADE

Economia

Moagem de cana em 2024/25 recua 4,98%, diz Unica; produção de etanol é recorde

Foram processadas, segundo a entidade, 621,876 milhões de toneladas, contra 654,449 milhões de t registradas na temporada anterior

Nome Colunistas

Broadcast Agro

14/04/2025 - 14:58

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

A região Centro-Sul do Brasil encerrou a safra de cana-de-açúcar 2024/2025 (abril de 2024 a março 2025) com moagem de 621,876 milhões de toneladas, queda de 4,98% em comparação com as 654,449 milhões de t registradas na temporada anterior, informou a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), em relatório quinzenal divulgado nesta segunda-feira, 14. A produção de etanol, de 34,959 bilhões de litros, foi recorde.

“Apesar da redução da moagem em comparação com a safra anterior, que já era esperada, a safra 2024/2025 registrou a segunda maior moagem na história do Centro-Sul, além de registrar um novo recorde na fabricação de etanol”, disse o diretor de Inteligência Setorial da Unica, Luciano Rodrigues.

Os canaviais apresentaram queda na produtividade agrícola no Centro-Sul, após o recorde de produtividade no ciclo 2023/2024. As lavouras registraram rendimento de 77,8 toneladas de cana por hectare colhido, recuo de 10,7% na comparação com o indicador apurado na safra anterior, de acordo com o levantamento do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

O Estado de São Paulo, responsável por cerca de 57,5% da moagem de cana-de-açúcar no Centro-Sul, apresentou queda de 14,3% (77,6 toneladas por hectare nesta safra versus 90,6 toneladas por hectare no ciclo anterior), segundo a Unica. Nos demais Estados produtores, a queda variou de 2,7% em Goiás a 12,7% em Mato Grosso do Sul.

A qualidade da matéria-prima colhida na safra 2024/2025, mensurada em kg de ATR por tonelada de cana-de-açúcar processada, apresentou avanço de 1,33% na comparação com o ciclo agrícola anterior, atingindo 141,07 kg de ATR por tonelada. O mix de destino da cana para etanol ficou em 51,95% na safra 2024/25.

PUBLICIDADE

“Esse ciclo agrícola foi marcado por uma série de desafios agronômicos, operacionais e climáticos. O estresse hídrico ao longo dos meses de desenvolvimento da lavoura afetou a produtividade agrícola e a pureza do caldo da cana-de-açúcar processada, impactando o rendimento na fabricação de açúcar”, explicou Rodrigues. “No segundo semestre de 2024, ainda tivemos a ocorrência de incêndios criminosos e acidentais em várias regiões produtoras, especialmente no Estado de São Paulo, que exigiram esforços das unidades produtoras para minimizar os danos causados”, completou.

A produção final de açúcar atingiu 40,169 milhões de toneladas na safra 2024/2025, queda de 5,31% sobre as 42,423 milhões de toneladas registradas no ciclo passado.

Segundo a Unica, 48,05% da cana foi direcionada à fabricação de açúcar. “A produção de açúcar caiu devido à menor quantidade de cana-de-açúcar processada e, ainda, ao ligeiro aumento de 1,59 ponto percentual na proporção de matéria-prima direcionada à fabricação de etanol”, explicou Rodrigues.

No total, as unidades do Centro-Sul produziram 34,959 bilhões de litros de etanol, um recorde histórico. Trata-se de uma alta de 4,06% em relação ao volume da safra anterior: 33,593 bilhões de litros.

O destaque foi a produção de etanol de milho, que atingiu 8,19 bilhões de litros, avanço de 30,70% na comparação com igual período do ciclo 2023/24, representando 23,43% da produção do renovável no Centro-Sul.

Do volume total produzido, 12,366 bilhões de litros foram de etanol anidro, queda de 5,63% em relação ao total do último ciclo. A produção de etanol hidratado foi de 22,592 bilhões de litros, aumento de 10,27%.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Após tarifa, ovos brasileiros deixam de ser enviados aos EUA

Economia

Após tarifa, ovos brasileiros deixam de ser enviados aos EUA

Como não tem acordo para exportação aos norte-americanos, Indústria aguarda negociações, mas busca saídas, como os mercados do Chile e Angola

Julgamento da fusão BRF-Marfrig no Cade é suspenso após pedido de vistas

Economia

Julgamento da fusão BRF-Marfrig no Cade é suspenso após pedido de vistas

Prazo de vistas é de 60 dias; após esse período, processo será automaticamente incluído em pauta para prosseguimento do julgamento

Exportações recuam, mas produção nacional de frango avança

Economia

Exportações recuam, mas produção nacional de frango avança

ABPA projeta alta de 3% em 2025 no volume produzido e prevê retomada nas vendas externas em 2026

Gado em falta e praga devoradora: por que o preço da carne nos EUA disparou?

Economia

Gado em falta e praga devoradora: por que o preço da carne nos EUA disparou?

Especialistas dizem que a alta não tem relação com a tarifa, mas ausência da carne brasileira deve seguir pressionando o mercado

PUBLICIDADE

Economia

EUA aceitam consulta do Brasil na OMC, mas defendem tarifas por segurança

Washington alega que tarifas são legítimas por razões de segurança e não podem ser revistas no órgão

Economia

Colheita do milho safrinha atinge 86% da área no PR, aponta Deral

Operação entra em fase final em grande parte do Estado; lavouras afetadas por estiagem ou geadas tiveram baixo rendimento

Economia

Alta dos fertilizantes atrasa compras e encarece safra de soja

Segundo o IMEA, aquisição de fertilizantes em Mato Grosso já recuou 18% em 2025, o menor nível dos últimos seis anos

Economia

Indonésia abre mercado para carne bovina brasileira

Nova habilitação autoriza exportação de cortes com osso, miúdos e produtos cárneos ao país asiático

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.