Economia
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais abre inscrições
Competição recebe as candidaturas, que são gratuitas, até o dia 5 de setembro
Broadcast Agro
21/07/2025 - 13:58

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais de 2025, a mais tradicional competição exclusivamente para cafés especiais produzidos em solo mineiro, está com inscrições abertas. O certame, em sua 22ª edição, reforça a posição de Minas Gerais como principal estado produtor de cafés finos do país.
Organizado pela Emater-MG, o concurso está com inscrições abertas até o dia 5 de setembro. Para participar, os cafeicultores devem preencher uma ficha, disponível online, e entregá-la impressa nos escritórios locais da empresa, acompanhada da amostra de café concorrente. A participação é gratuita. O regulamento do concurso, com orientações para realizar a inscrição, está disponível no site www.emater.mg.gov.br.
Categorias
Cada participante do concurso poderá concorrer com uma única amostra, em uma das duas categorias previstas no regulamento: Café Natural ou Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. No caso do Café Natural, o grão recém-colhido pode passar ou não por um processo de lavagem e é levado para secar em terreiros ou secadores. Já o Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado passa por um processo de lavagem e, posteriormente, descascamento ou desmucilagem antes da secagem.
Os produtores só podem inscrever amostras de café arábica colhidas na safra de 2025, do tipo 2 (com no máximo quatro defeitos), peneira 15 ou superior, teor de umidade entre 10% e 12%. A lavoura de origem deve ser georreferenciada, com a cultivar identificada.
As amostras serão submetidas a análises físicas e sensoriais, realizadas por uma comissão julgadora formada por especialistas do setor, incluindo classificadores e degustadores com experiência em concursos nacionais e internacionais. Só passarão para as etapas seguintes, os cafés que alcançarem pontuação mínima de 85 pontos, de acordo com a metodologia da Specialty Coffee Association (SCA), referência internacional em avaliação de cafés especiais.
Regiões produtoras

Os cafés serão classificados por região produtora e por categoria, com destaque para os melhores cafés do Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas. A cerimônia de encerramento e premiação está prevista para dezembro, quando serão anunciados o campeão estadual, com a maior nota de toda a competição, além dos vencedores regionais em cada categoria.
Também serão concedidos prêmios especiais à cafeicultora que obtiver a maior pontuação entre os finalistas, ao produtor certificado no programa Certifica Minas Café que alcançar a melhor avaliação, e aos primeiros colocados de cada categoria que forem correntistas em cooperativas do Sistema Sicoob Crediminas.
Vencedor de 2024
Na edição realizada em 2024, o concurso teve 1.406 amostras inscritas, provenientes de 146 municípios. O campeão estadual foi o agricultor familiar Onofre Alves Lacerda, do município de Espera Feliz (Matas de Minas). Com 92,7 pontos na categoria Café Natural, ele se tornou o primeiro bicampeão estadual do concurso, após vencer também em 2017.
A realização do 22º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais tem a parceria da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) e Conselho Nacional do Café (CNC). O patrocínio é do Sistema Sicoob Crediminas e Supermercados Verdemar.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Minerva alerta pecuaristas após China detectar resíduo acima do limite na carne bovina do Brasil
2
Decisão sobre salvaguardas da China leva tensão ao mercado da carne bovina
3
Banco do Brasil usa tecnologia para antecipar risco e evitar calotes no agro
4
China cancela compra de soja de 5 empresas brasileiras
5
Reforma tributária: o que o produtor rural precisa fazer antes de janeiro?
6
Consórcio de máquinas agrícolas cresce 149% em 5 anos e ultrapassa o de caminhões
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
China já comprou mais da metade da soja prevista em acordo com EUA
Volume das compras soma ao menos 7 milhões de toneladas de soja, porém, realização dos embarques ainda preocupa o mercado
Economia
Acordo Mercosul-UE enfrenta resistência e fica para 2026
Países europeus se dividem sobre o acordo: defensores veem ganho comercial e menor dependência da China, enquanto o setor agrícola lidera a resistência
Economia
Brasil abre mercado de feijões a quatro países asiáticos
Armênia, Belarus, Cazaquistão e Quirguistão, da União Euroasiática, autorizaram exportações de feijão comum e de feijão fradinho
Economia
Governo amplia regras para a renegociação de dívidas; veja o que muda
Nova MP inclui safra 2024/2025 e CPRs, mas CNA e governo do Rio Grande do Sul consideram medidas insuficientes
Economia
Cadeia da soja deve responder por 23% do PIB do agronegócio em 2025
Apesar da queda de preços, volumes recordes garantem alta de 11,66% PIB da cadeia de soja e retomada da renda
Economia
FGV: tarifaço afetou exportações para os EUA, mas houve avanço em números globais
Perdas com mercado norte-americano foram compensadas com crescimento de embarques para outros parceiros, em especial a China
Economia
Orplana avalia pedido de exclusão de associações após memorando com a Unica
O pedido de punição ou exclusão de três associações foi feito pela Assovale sob o argumento de descumprimento das regras estatutárias
Economia
Associação eleva projeção de exportações de soja, milho e farelo em dezembro
Brasil deve encerrar 2025 com 109,28 milhões de toneladas de soja exportadas; milho deve fechar com 41,91 milhões e farelo com 21,39 milhões