Economia
Conab reduz projeção para a safra de grãos 2023/2024 para 295,6 milhões de toneladas.
Queda da safra de grãos corresponde a 24,2 milhões de toneladas. Produção de soja é estimada em 146,9 milhões de toneladas
Da Redação
12/03/2024 - 11:00
A queda é de 7,6% em relação ao ciclo anterior, ou seja, 24,2 milhões de toneladas a menos. Esse resultado se deve, principalmente, à redução de 7,1% na produtividade média das lavouras, saindo de 4.072 kg/ha para 3.784 kg/ha. Os dados são do 6º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024 divulgado pela Companhia nesta terça-feira, 12.
A colheita da soja também deve ser 5% menor do que a safra passada, alcançando uma produção de 146,9 milhões de toneladas. Segundo a Conab, a queda verificada se deve às baixas precipitações e às temperaturas acima do normal nas principais regiões produtoras. No entanto, em locais em que o grão foi semeado mais tardiamente as precipitações têm favorecido o desenvolvimento das lavouras. As instabilidades climáticas provocaram perdas significativas na produtividade, principalmente, da soja. A área cultivada também deve diminuir: cerca de 0,5% em 78,1 milhões de hectares.
O plantio do milho segunda safra em estados como Mato Grosso e Paraná prevê queda na área de 8,3%, estimada em 15,76 milhões de hectares. A previsão é que sejam colhidas 87,35 milhões de toneladas do grão. A colheita da primeira safra já atinge 32,9% da área cultivada, com estimativa de atingir 87,35 milhões de toneladas. A produção total do cereal deve chegar a 112,75 milhões de toneladas.
Para o arroz, a expectativa é de crescimento da área plantada: 4,7%, atingindo 1,55 mil hectares, com produção estimada em 10,55 milhões de toneladas. De acordo com a Conab, a semeadura nas principais áreas já foi concluída, apesar da instabilidade climática. No Rio Grande do Sul, principal produtor, as chuvas excessivas e enchentes ocorridas durante o plantio inviabilizaram a operação em alguns locais.
No caso do feijão, a nova estimativa traz uma colheita total em torno de 3 milhões de toneladas. A primeira safra do produto teve uma oferta ajustada, o que influenciou nos preços praticados. De acordo com a Conab, a segunda safra da leguminosa apresenta aumento na área cultivada, o que poderá refletir em uma maior produção.
O algodão, que está com o plantio praticamente finalizado, registra área plantada de 1,93 milhões de hectares, um aumento de 16,3% se comparada à safra anterior. A elevação reflete o preço e as perspectivas de comercialização da fibra, aponta a Conab. O clima favorece as lavouras e a expectativa de produção é de 3,56 milhões de toneladas, atingindo um novo recorde da série histórica caso se confirme o resultado.
Já para o trigo, principal produto cultivado entre as culturas de inverno, a estimativa atual indica a produção em 9,6 milhões de toneladas.
Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Confira os principais tipos de pimenta e como cultivar
2
Tripes: como controlar essa praga?
3
Produção de uva-passa: entenda como funciona
4
Como plantar ameixa com sucesso?
5
Descubra os principais derivados da mandioca
6
7 fatos que marcaram o agro em 2024
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
Colheita do milho atinge 16% no RS
De acordo com a Emater-RS, a ausência de chuvas afeta as lavouras de milho em estágio reprodutivo
Economia
Produtividade de soja deve superar a média em todos os estados, aponta Agroconsult
Consultoria indica 172,4 milhões de toneladas de soja na safra 2024/2025 e começa Rally da Safra para avaliar o potencial produtivo e as condições das lavouras
Economia
Auditores fiscais agropecuários pedem mais profissionais para prevenir o retorno da aftosa ao Brasil
Alemanha não registrou mais nenhum caso de febre aftosa, confirmou Ministério da Agricultura alemão
Economia
Porto de Santos registra recorde histórico de movimentação de cargas em 2024
Complexo portuário movimentou 179,8 milhões de toneladas de cargas
Economia
Devido à estiagem, bolsa de grãos da Argentina reduz estimativa para o milho
Para a soja, possibilidade de o país atingir uma produção próxima a 53,5 milhões de toneladas foi descartada
Economia
Galinha Sedosa: vantagens da criação e reprodução
A galinha sedosa destaca-se no mercado de aves ornamentais por sua aparência exótica, plumagem única e temperamento dócil
Economia
Custo de produção da soja em Mato Grosso sobe em dezembro, diz Imea
Para a soja convencional, custo ficou em R$ 4.100,88 por hectare; já para a transgênica somou R$ 4.145,77 por hectare
Economia
Arroz: produtores gaúchos contestam dados da Conab sobre área plantada
Conab refuta críticas e vai utilizar imagens de satélites para tirar dúvidas em “levantamentos subjetivos”