PUBLICIDADE

Economia

Comercialização de soja em Mato Grosso é a mais baixa da história

Produtores venderam até agora apenas 37,5% da soja que está sendo colhida

1 minuto de leitura 07/02/2024 - 15:02

Por: Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com

Iury Rodrigues/IMEA
Iury Rodrigues/IMEA

Os produtores de soja em Mato Grosso venderam até agora apenas 37,5% da produção da safra de 2023/2024. Esta é a menor comercialização de soja já registrada no estado, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Aplicada (IMEA).

No mesmo período da safra de 2022/2023, a comercialização da soja já havia atingido 40,67%. A diferença é mais acentuada em relação a 2021/2022, quando 51,26% da soja tinham sido negociadas nesse período da safra.

Comercialização antecipada da soja em MT vem reduzindo nas últimas safras

“Os produtores estão receosos por conta do preço e da incerteza da soja que vão colher, por isso frearam as negociações”, explica Vanessa Gaesh, gestora de desenvolvimento regional IMEA. O Instituto estima quebra de 14% na safra. Com essa redução, a expectativa é colher 39 milhões de toneladas de soja em Mato Grosso.  

Agricultores precisaram replantar 5% das áreas de soja

Em Mato Grosso, mais de 40 municípios já decretaram situação de emergência desde o ano passado, em função da estiagem. O mais recente foi Rondonópolis, a pedido do setor produtivo da região. A medida vale por 90 dias.

O principal motivo é o resultado das lavouras que não tem sido o esperado. A estiagem que afetou Mato Grosso no início da implantação provocou replantio em 5,88% das áreas, de acordo com o IMEA. Esse também é um recorde para os produtores mato-grossenses. 

Já nas áreas em que o sojicultor decidiu apostar no que já havia semeado, a soja acabou crescendo com poucas vagens e os grãos não se desenvolveram bem. A consequência disso é uma produtividade 14% menor. O IMEA estima que serão colhidas 53,59 sacas por hectare.

PUBLICIDADE
Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.