Economia
China sinaliza que porta para negociações está aberta, mas não sob pressão
Comentário do ministro de comércio chinês ocorre um dia após Trump afirmar que não vai “pegar pesado” com a China
Broadcast Agro
23/04/2025 - 10:48

O Ministério de Comércio da China sinalizou que Pequim deseja discutir a disputa tarifária com os EUA, mas que não o fará sob constantes ameaças do governo Trump. “A atitude da China em relação à guerra tarifária lançada pelos EUA é bastante clara: não queremos briga, mas não temos medo dela. Se brigarmos, brigaremos até o fim; se conversarmos, a porta ficará escancarada”, disse o porta-voz da pasta, Guo Jiakun, em coletiva de imprensa diária nesta quarta-feira, 23.
Se os EUA realmente querem resolver a questão por meio do diálogo e da negociação, devem parar de fazer ameaças e dialogar com a China com base na igualdade, no respeito e no benefício mútuo, afirmou Guo.
Os EUA não podem dizer que querem um acordo e, ao mesmo tempo, exercer extrema pressão sobre a China, usando uma estratégia que não funcionará, acrescentou o porta-voz.
Os comentários foram feitos um dia após o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmar que não vai “pegar pesado” com a China e ambos os países chegarão a um acordo comercial.
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, também disse na terça a participantes de um encontro fechado com investidores do JPMorgan que espera um alívio no conflito comercial com a China, de acordo com fontes presentes no evento.
Em reunião com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, o presidente chinês, Xi Jinping, declarou nesta quarta que tarifas e guerras comerciais prejudicam os direitos e interesses legítimos de todos os países, minando o sistema de comércio multilateral global e a ordem econômica mundial, de acordo com a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês também comentou sobre recentes esforços dos EUA para reafirmar o controle sobre o Canal do Panamá.
“Nenhuma mentira pode encobrir a ambição dos EUA de controlar o Canal do Panamá”, disse Guo, apelando aos EUA que parem de interferir nas trocas e cooperação da China com países latino-americanos, incluindo o Panamá. Fonte: Dow Jones Newswires.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
China acelera compras de carne bovina à espera de decisão sobre salvaguardas
2
Brasil deve registrar recorde histórico na exportação de gado vivo em 2025
3
Adoçado com engano: apicultores denunciam uso de ‘falso mel’ na indústria alimentícia
4
Banco do Brasil dá início à renegociação de dívidas rurais com recursos livres
5
Oferta de etanol cresce mais rápido que consumo e acende alerta no setor
6
Onde nascem os grãos da xícara de café mais cara do mundo?
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
Nova tarifa dos EUA mantém distorções no comércio de café, diz BSCA
Entidade defende avanço rápido nas negociações; exportações brasileiras aos EUA recuaram cerca de 55% desde o início do tarifaço
Economia
Redução de só 10% pode ter sido “engano” e governo brasileiro espera redução da taxa de 40%
A expectativa é de que os EUA expliquem a situação na próxima segunda; Alckmin diz que o país segue trabalhando para reduzir a taxa
Economia
EUA aliviam tarifas, mas Brasil segue taxado com 40%, desafiando exportações do agro
Ordem executiva de Trump leva alívio ao setor de suco de laranja e algumas frutas, mas mantêm café e carne bovina na lista de tarifas elevadas
Economia
Suco de laranja está isento das tarifas dos EUA; subprodutos seguem taxados
Setor sofre impacto de cerca de R$ 1,5 bilhão devido às tarifas vigentes aos subprodutos, que não foram citados na ordem executiva
Economia
Trump reduz tarifas para carne bovina, café e frutas
Sem detalhes sobre quais tarifas foram retiradas, Cecafé e ABIEC ainda avaliam a ordem executiva do governo dos Estados Unidos.
Economia
Pelo segundo ano seguido, Agro Estadão é finalista do Prêmio José Hamilton Ribeiro de Jornalismo
Reportagem sobre “carne de fungo”, desenvolvida durante a Agrishow 2025, concorre na modalidade Jornal Impresso; vencedores serão anunciados neste mês
Economia
USDA reduz safra de soja e milho dos EUA; safra do Brasil segue estável
Após shutdown, Departamento de Agricultura norte-americano publicou relatório de oferta e demanda mundial de grãos
Economia
Com investimento de R$ 60 milhões, 3tentos inicia processamento de canola no RS
Operação com a oleaginosa deve durar de dois a três meses na atual temporada, mas será estendida conforme o volume disponível