Economia
Brasil perde R$ 6,4 bilhões por ano devido às condições de estradas rurais
Com mais de 2 milhões de km de estradas rurais, investimentos necessários para melhoria passam de R$ 40 bilhões
Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com
08/10/2025 - 11:50

As chamadas estradas vicinais, vias das zonas rurais, transportam por ano 1,4 bilhão de toneladas por ano no Brasil. Mas as condições dos 2,2 milhões de quilômetros não são as melhores. Segundo um estudo inédito sobre o tema, o país chega a perder R$ 6,4 bilhões anuais com custos operacionais devido à situação das estradas vicinais.
Os dados estão no estudo “Panorama das Estradas Vicinais no Brasil” feito pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-Log) a pedido da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Para a estimativa das perdas, os pesquisadores consideraram o custo de oportunidade. Se o padrão de qualidade fosse médio, as perdas evitadas seriam de R$ 2,7 bilhões anuais. Com um padrão de qualidade alto, esse número chega aos R$ 6,4 bilhões.
O maior impacto estimado é na cana-de-açúcar. Considerando o cenário de um padrão de qualidade alta, a cadeia da cana perde cerca de R$ 2,3 bilhões anuais. Depois ficam milho e soja, com R$ 2,1 bilhões, e a produção animal, com R$ 865,4 milhões.
65% das vicinais são avaliadas como ruins ou péssimas
O panorama também traz uma avaliação das vias em oito regiões prioritárias – Imperatriz (MA), Uberlândia (MG), Paragominas (PA), Meia Ponte (GO), Porto Seguro (BA), Dourados (MS), Guarapuava (PR) e Sinop (MT). Nesses pontos, foram feitas entrevistas com diferentes agentes, como motoristas e produtores rurais, sobre a situação das estradas vicinais.
Avaliação da qualidade das vicinais

No total, a percepção dos entrevistados foi de que 65% das vicinais tem uma qualidade péssima ou ruim. Apenas 8% classificaram como boas, 26% como regulares e menos de 1% como ótimas.
Entre os principais problemas com as estradas estão: atoleiros, excesso de pó, erosão, costela de vaca (trepidação), buracos, aderência e pontes danificadas.
Adequação e manutenção podem custar R$ 43,5 bilhões
O estudo divide as estradas vicinais entre terciárias e não classificadas. As primeiras seriam vias mais largas que fazem a ligação com rodovias estaduais ou federais. Já as segundas são estradas que costumam caber somente um automóvel e ligam as propriedades às estradas terciárias.
Conforme os pesquisadores, somente as estradas terciárias precisam de um investimento de R$ 10 bilhões anuais para se adequarem a um padrão mínimo e para manutenção. Para todas as vias vicinais, o valor estimado do investimento é de R$ 43,5 bilhões.
Conscientização
Durante o lançamento do estudo, o presidente da CNA, João Martins, destacou que a intenção do panorama é fazer uma varredura da necessidade atual com relação a essas vias. Além disso, os números poderão servir para políticas públicas do governo, liberação e gestão de orçamento e propostas legislativas.
“Baseado nesse conceito de que temos de olhar o Brasil como um todo, não olhar só os grandes produtores, mas temos de olhar o pequeno, aquele que vive no campo. E para isso, temos de mostrar ao governo, aos deputados, aos senadores e a todas as autoridades a realidade das nossas estradas mais vicinais. Para que entendam e conheçam a realidade desse Brasil, para ver se a gente consegue mudar”, enfatizou Martins.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
China acelera compras de carne bovina à espera de decisão sobre salvaguardas
2
Brasil deve registrar recorde histórico na exportação de gado vivo em 2025
3
Banco do Brasil dá início à renegociação de dívidas rurais com recursos livres
4
Oferta de etanol cresce mais rápido que consumo e acende alerta no setor
5
Onde nascem os grãos da xícara de café mais cara do mundo?
6
Setor de café pede urgência em negociação das tarifas com os EUA
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
Líbano abre mercado para bovinos e bubalinos vivos do Brasil
Ministérios anunciaram que negociações foram concluídas nesta sexta-feira, 7; agora, o Brasil soma 486 mercados abertos desde o início do atual governo
Economia
Importação chinesa de soja em outubro aumenta 17,2%, para 9,48 milhões de t
Em valores, as compras da oleaginosa somaram US$ 4,36 bilhões em outubro, 11,2% mais; no acumulado do ano, crescimento foi de 6,4%
Economia
Mato Grosso inaugura escritório na China e mira expansão internacional
Unidade ficará em Xangai, onde está o maior porto do mundo em movimentação de contêineres
Economia
Por que agricultores franceses dizem ser “loucura” aceitar acordo Mercosul-UE?
Membro de uma principais entidade representativa de produtores franceses defende mudanças no acordo para que haja viabilidade
Economia
China retoma compras de frango do Brasil
País importou em 2024 mais de 500 mil toneladas do frango brasileiro; embarques estavam suspensos desde maio, após caso de gripe aviária no RS
Economia
Exportação de açúcar avança 12,8% em volume, mas recua 5,8% em receita
Em 2025, o Brasil exportou 27,6 milhões de toneladas de açúcar até outubro, 13,7% menos que no mesmo período de 2024
Economia
Agropecuária garante superávit de US$ 9,2 bilhões em outubro
Com exportações de US$ 10 bilhões no mês e crescimento de 6,4% no acumulado do ano, setor segue como pilar da economia brasileira
Economia
Soja e carne bovina lideram exportações do agro; café é impactado pelas tarifas
Embarques de carne bovina aos EUA recuam mais de 50% em outubro, mas setor consolida resultado positivo devido a outros mercados