As implicações do pedido de RJ da AgroGalaxy sobre o crédito rural | Agro Estadão As implicações do pedido de RJ da AgroGalaxy sobre o crédito rural | Agro Estadão
apresenta
PUBLICIDADE

Economia

As implicações do pedido de RJ da AgroGalaxy sobre o crédito rural

Consultoria analisa cenário após empresa pedir recuperação judicial

2 minutos de leitura 19/09/2024 - 13:08

Nome Colunistas

Rafael Bruno | São Paulo | rafael.bruno@estadao.com

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

“O aumento nos pedidos de Recuperação Judicial fará com que as instituições financeiras reclassifiquem o risco do crédito em todas as regiões produtivas do Brasil”, essa é a opinião do consultor e sócio da Markestrat Group, José Carlos de Lima Júnior.

A avaliação de Lima Júnior ocorre após a AgroGalaxy, empresa distribuidora de insumos, entrar com pedido de recuperação judicial nesta quarta-feira, 18. Soma-se à análise, a elevação da taxa básica de juros nesta quarta, que passou de 10,50% para 10,75% ao ano.  

“Se um único pedido, ainda que fosse isolado, já detinha o poder de elevar o spread ‘risco’ em sua região de origem, a partir do anúncio do AgroGalaxy e da falência da Safras Armazéns Gerais (Sinop/MT), esse mesmo spread se amplifica, no mínimo, em 0,25%, se considerado o contorno da nova taxa SELIC”, argumenta o consultor.

Para o sócio da empresa de consultoria, certamente haverá efeito cascata. “O primeiro problema será a inadimplência se desdobrando na exigência por um maior pagamento de prêmio (leia-se juros) para qualquer tomador de crédito (leia-se produtor, distribuidor ou a indústria)”. 

O segundo apontamento do especialista é a possibilidade de que muitos produtores não recebam por insumos já negociados, o que poderia redirecionar a procura para outros canais, inflacionando o preço desse produto via demanda. 

Na sequência do “efeito cascata”, Lima Júnior cita uma conjunção de fatores que levam a um alto risco. Entre eles, preços das commodities em queda, corte de 0,50% sobre os juros dos Estados Unidos e impactos sobre o dólar. “Uma salada de risco alto, que provavelmente virá temperada com a escassez de crédito”, diz o consultor.

PUBLICIDADE

Por fim, o analista  faz a seguinte comparação: “tal qual o para-brisa de um carro, que se locomove atrás de um caminhão de soja, o agronegócio brasileiro amanhece com tantos pontos de impacto, que é difícil identificar qual seria o maior. Por ora, ouso afirmar  que faltará crédito e o pouco disponível virá bem mais caro”, conclui.

Pedido de RJ e renúncias da AgroGalaxy 

Conforme mostrou reportagem do E-Investidor, o conselho de administração da AgroGalaxy (AGXY3), grupo varejista de insumos agrícolas, aprovou e autorizou, em caráter de urgência, o ajuizamento de pedido de recuperação judicial, informou a companhia nesta quarta-feira (18).

Mais cedo, a empresa tinha comunicado a renúncia do diretor-presidente, Axel Jorge Labourt, e de cinco membros do conselho de administração, e a nomeação do diretor financeiro Eron Martins para o cargo de CEO.

Em comunicado, a AgroGalaxy disse que o pedido de recuperação judicial foi protocolado em caráter emergencial diante do vencimento antecipado de certas operações financeiras, visando à proteção de seus ativos e de suas investidas e para viabilizar a readequação de sua estrutura de capital frente aos desafios do agronegócio brasileiro.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

PUBLICIDADE
Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.