Economia
Aprosoja-MS: colheita da soja em MS atinge 98,3%; plantio do milho chega a 99%
A região sul do estado lidera os trabalhos, com 99,2% da área colhida, seguida pelas regiões centro e norte, ambas com média de 97%
Broadcast Agro
17/04/2025 - 18:03

A colheita da safra de soja 2024/25 em Mato Grosso do Sul alcançou 98,3% da área total até o dia 11 de abril, segundo o boletim semanal do Projeto Siga-MS, elaborado pela Aprosoja-MS e pelo Sistema Famasul. A região sul continua liderando os trabalhos, com 99,2% da área colhida, seguida pelas regiões centro e norte, ambas com média de 97%. No total, foram colhidos aproximadamente 4,4 milhões de hectares.
A estimativa oficial da entidade é de que a área plantada com soja tenha crescido 6,8% em relação ao ciclo anterior, atingindo 4,501 milhões de hectares. A produtividade média revisada é de 54,4 sacas por hectare, resultado da amostragem de 10,7% da área estimada. Com isso, a produção esperada é de 14,686 milhões de toneladas, um aumento de 18,9% em relação à safra passada.
A colheita avançou 1,9 ponto porcentual em comparação com igual período de 2024. No entanto, 52% da área cultivada foi prejudicada por estresse hídrico, especialmente em lavouras semeadas entre setembro e meados de outubro, afetadas pela estiagem severa em janeiro, mês crucial para o enchimento de grãos.
Segundo o boletim, 48,2% das lavouras do Estado estão em boas condições, 28,2% em situação regular e 23,6% são classificadas como ruins. As regiões com maior concentração de áreas em condição ruim são a sul-fronteira (48,1%), sul (39,6%) e centro (29,7%).
Paralelamente, o plantio do milho da segunda safra 2024/25 chegou a 99% da área estimada no Estado. A área cultivada está projetada em 2,103 milhões de hectares, avanço de 0,1% ante o ciclo anterior. A expectativa de produção é de 10,199 milhões de toneladas, aumento de 20,6% sobre a safra passada, com produtividade média estimada em 80,8 sacas por hectare.
De acordo com o Siga-MS, 74,6% das lavouras de milho estão em boas condições, 16,6% são regulares e 8,8% estão em situação ruim. O maior porcentual de áreas em condição boa está concentrado nas regiões nordeste (98%), oeste (96,6%) e norte (91,7%). Já o sul apresenta os maiores desafios, com apenas 32,1% das áreas avaliadas como boas.
Apesar do bom ritmo de plantio e desenvolvimento inicial, a cultura enfrenta risco climático elevado. A previsão do tempo para o período entre abril e junho indica chuvas abaixo da média, especialmente nas regiões oeste e sudeste do Estado, além de temperaturas mais altas, o que pode agravar os efeitos da estiagem.
Segundo a Aprosoja-MS, os produtores têm demonstrado cautela diante do custo elevado de produção e dos riscos climáticos. A área ocupada pelo milho representa atualmente cerca de 47% da área plantada com soja no Estado, porcentual inferior aos 75% registrados em ciclos anteriores. “Esses fatores aumentam o risco associado à atividade. Portanto, os produtores estão optando por diversificar a segunda safra”, informou a entidade em nota.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Feiras do agro 2026: calendário dos principais eventos do setor
2
Começa a valer obrigatoriedade de emissão de nota fiscal eletrônica
3
Aliança Agrícola paga R$ 114 milhões a investidores; advogada alerta produtores sobre risco jurídico
4
Por que a Indonésia é ‘o novo mundo’ para a carne bovina do Brasil?
5
Menos pão, mais carne: canetas emagrecedoras redesenham demandas do agro brasileiro
6
China bate recorde na produção de grãos com 714,9 milhões de toneladas
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Economia
Excedente mundial de açúcar permanece elevado mesmo com ajustes na safra brasileira
Revisões da StoneX reduzem produção no Brasil, mas estoques globais seguem altos e limitam espaço para valorização dos preços
Economia
Aliança Agrícola nega recuperação judicial e diz que paralisação é temporária
Empresa afirma que segue ativa e aguarda decisão da Justiça sobre pedido de suspensão de cobranças; advogada orienta produtores
Economia
Instituto libera recursos para cadeia do vinho gaúcho e faz campanha por espumantes
Editais com recursos do Fundovitis buscam fortalecer ações técnicas e de mercado, enquanto campanha reposiciona os espumantes brasileiros
Economia
Peixes: Rússia fará inspeção em 5 frigoríficos do Brasil
Autoridade sanitária russa quer avaliar fábricas nacionais e diversificar importações
Economia
Indonésia habilita 14 novos frigoríficos brasileiros para exportação de carne bovina
Apontado pela Abiec como o “novo mundo” para a carne bovina brasileira, o país asiático importou mais de 42 mil toneladas no ano passado
Economia
Queda nos preços aperta caixa e amplia risco de endividamento a produtores gaúchos
Com cenário de estresse financeiro, advogada alerta para direito ao alongamento previsto no Manual de Crédito Rural
Economia
Brasileiro consumiu em média 1,4 mil xícaras de café no último ano
Preço médio do café subiu 5,8% em 2025 e associação espera menos variações nos valores em 2026
Economia
Fiscalização apreende bebidas irregulares em Curitiba
Produtos não apresentavam comprovação de registro, segundo Ministério da Agricultura