Cotações
Café: comercialização da safra 2024/2025 está em 33%
Consultoria Safras & Mercado aponta avanço nas vendas e na colheita do café; 83% do conilon já está colhido na safra 2024/2025
Da Redação
13/07/2024 - 21:55

As vendas do café na safra 2024/2025 avançaram nos últimos dias, aponta a consultoria Safras & Mercado. Até o dia 9 de julho, estavam em 33% – um ponto acima do que havia sido negociado na safra passada, durante o mesmo período.
De acordo com a consultoria, mesmo avançando, a comercialização está abaixo da média dos últimos cinco anos, que aponta para 39% da safra vendida. Um dos fatores para a realização das vendas é o andamento da colheita, que está acelerada.
“Além dos preços mais altos, outro fator que contribui para o aumento do fluxo de vendas é a percepção de que a safra será menor que a esperada preliminarmente, especialmente o conilon”, avalia em nota o consultor Gil Barabach.
Na opinião de Barabach, não se percebe pressão vendedora e, sim, do comprador. “A necessidade de embarque ou cobertura de posição nas indústrias é que vem ditando o ritmo dos negócios”, comenta.
Comercialização do conilon para exportação avança
Segundo análise da Safras & Mercado, as vendas do café conilon avançaram 12 pontos e alcançaram 32% da produção neste início de julho. Porém, o percentual está abaixo dos 35% que haviam sido comercializados no mesmo período do ano passado.
O consultor afirma que existe bastante café nos armazéns, mas o grão está comprometido com as exportações.
“O produtor brasileiro, nesse momento, gerencia o seu fluxo de comercialização com mais tranquilidade, de olho em novas oportunidades com o dólar e a bolsa e bastante atento ao inverno”, analisa Barabach.
Clima seco favorece a colheita de café
Pelo acompanhamento, a colheita de café estava em 66% até o dia 9 de julho. Em relação à semana anterior, o avanço é de oito pontos percentuais.
Ainda segundo a análise, os trabalhos em campo estão mais acelerados do que no mesmo período do ano passado, quando 59% da safra havia sido colhida. Com isso, a colheita do conilon vai se encaminhando para o fim mais cedo do que o previsto, com 83% da safra colhida. Já o arábica alcança 58%, também acima da safra passada.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Cotações
1
Preço do leite no RS chega ao menor valor em dois anos
2
Soja cai e milho avança após divulgação de relatório do USDA
3
Laranja: recuperação de preços ficará para o próximo ano, diz consultoria
4
Após 15 meses de alta, preço do boi gordo recua em Mato Grosso
5
Menor oferta e demanda forte elevam preço do milho no Brasil
6
Soja: firmeza dos preços depende da China e do clima, aponta consultoria
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Cotações
Farelo de soja recupera perdas e registra níveis de preço vistos em abril
Recomposição de estoques por parte de avicultores e suinocultores e redução na oferta ajudam a explicar cenário, aponta Cepea
Cotações
Portaria autoriza IBGE a contratar para Censo Agro e de população de rua
Para os dois censos, 39.108 trabalhadores temporários serão chamados para atuar; seleção e ingresso serão por processo seletivo simplificado
Cotações
Café: safra do Vietnã e clima no Brasil pressionam cotações
Contratos futuros encerram o dia em forte queda em Nova York e Londres, com mercado físico travado e produtores retraídos
Cotações
Ceticismo nos negócios entre China–EUA limita reação da soja em CBOT
Apesar de novas vendas aos chineses, mercado segue cético quanto ao acordo China–EUA e vê preços acomodados diante da ausência de compras robustas
Cotações
Mercado de grãos tem baixa generalizada com safra cheia e cessar-fogo
Clima favorável, perspectiva de excesso de oferta e sinais de trégua no Leste Europeu influenciam os preços das principais commodities nesta terça-feira, 16.
Cotações
Milho: aperto nos estoques dos EUA cresce e pode puxar preços em 2026
Além do milho, a StoneX projeta, com base no relatório do USDA, os cenários de soja e trigo para 2026; confira a avaliação.
Cotações
Soja cai e milho avança após divulgação de relatório do USDA
Departamento de agricultura dos EUA revisou os estoques e a produção global dos grãos; para o Brasil, manteve as estimativas
Cotações
Laranja: recuperação de preços ficará para o próximo ano, diz consultoria
Retração das cotações da fruta e do suco ficaram entre 1,59 e 4,99%, respectivamente, na primeira semana de dezembro