Clima
Tempo ensolarado no centro do país e chuvas no RS; Confira como começa a semana
Maioria das regiões deve seguir tendência do verão: calor, umidade e pancadas de chuvas fortes
Da Redação
26/02/2024 - 06:30

As chuvas intensas retornam ao Rio Grande do Sul, podendo haver granizo em áreas isoladas. Mesma condição para o norte do Nordeste. Já o centro do Brasil terá pouca ou nenhuma precipitação.
Veja como fica o clima em cada região neste início de semana.
Região Norte
As chuvas serão a tendência de boa parte dessa área, com destaque para o Acre, onde as precipitações devem ser intensas.
O norte de Roraima e parte do noroeste do Pará têm previsão de tempo mais seco, com pouca umidade e temperaturas elevadas. Segundo a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), é preciso ter atenção nessa parte, pois o clima fica propício a queimadas. “A gente está tendo indícios de temperatura, em geral, ficando de 3ºC a 4ºC acima [da média] por lá”, afirmou.
Uma faixa do sul do Tocantins também terá o tempo mais firme a partir de terça-feira, 27, podendo chegar a 34ºC.
Região Nordeste
A região Nordeste, especialmente o norte, terá atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que deve provocar chuvas intensas. Aliado a isso, essa parte do país está nas bordas de uma área de alta pressão, o que amplia as condições para precipitações.
O interior da Bahia, de Pernambuco, do Piauí e o sul do Ceará terão tempo aberto. Situação que deve persistir por boa parte desta semana.
Região Centro-Oeste
Goiás, Distrito Federal, sudeste de Mato Grosso e norte e nordeste de Mato Grosso do Sul terão um tempo aberto, com poucas nuvens e temperaturas elevadas. Essas áreas estão no centro de uma zona de alta pressão. Enquanto nas bordas esse fenômeno gera instabilidades, no centro, o céu fica aberto, sem a formação de nuvens.
As temperaturas devem ficar elevadas, como em Mato Grosso do Sul, que pode chegar a 38ºC. Essa situação só deve mudar, principalmente em Goiás e no Distrito Federal, a partir do início de março.
Já no norte de Mato Grosso, nas regiões produtoras de Alta Floresta até Sinop, por exemplo, as precipitações devem seguir em alguns pontos.
Região Sudeste
A zona de alta pressão também atuará no centro e no norte de Minas Gerais, assim como no Espírito Santo. Por lá, as temperaturas permanecem altas e oscilando entre céu aberto e algumas nuvens.
O sul de Minas Gerais e partes dos estados de Rio de Janeiro e de São Paulo, na divisa com o estado mineiro, terão um tempo mais fechado, com pancadas de chuvas fortes, assim como no interior paulista. Esse panorama muda na quarta-feira, 27, quando o tempo fica aberto e com poucas chances de chuva.
Região Sul
A previsão é de chuva para toda a região neste início de semana. Segundo a meteorologista, o sudeste do Rio Grande do Sul poderá ter acumulados consideráveis, de 60 a 70 milímetros, além da possibilidade de granizo de forma isolada pelo estado.
Isso é causado pelos chamados cavados que são áreas de baixa pressão que aceleram os processos de formação das chuvas. É esperada também a chegada de uma frente fria, com formação prevista de terça, 27, para quarta, 28. Essa condição vai provocar chuvas na região Sul durante toda a semana.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Novo ciclone traz ventos de 100 km/h a partir de domingo; veja onde
2
Ciclone extratropical deixa Sul, Sudeste e Centro-Oeste em alerta
3
Defesa Civil do RS amplia alerta de risco severo para ventos, chuva e granizo; veja o deslocamento do ciclone
4
Ciclone extratropical pode causar tornados no RS e ventos de até 115 km/h em SP
5
Tornado devasta Rio Bonito do Iguaçu e deixa ao menos cinco mortos no Paraná
6
Com ventos de até 330 km/h, tornados destruíram propriedades rurais no Paraná
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Áreas agrícolas têm prejuízos milionários após temporais em SC e RS
Fraiburgo (SC) estima perdas de R$ 6 milhões, enquanto Alto Uruguai (RS) enfrenta danos iniciais de R$ 20 milhões em lavouras e infraestrutura rural
Clima
Veja o vídeo: gado é resgatado por caiaques durante enchente em SC
Município de Luís Alves teve mais de 180 mm em um dia, volume de chuva previsto para todo o mês
Clima
Temporal provoca estragos em SC e volume de chuva supera média histórica; veja fotos
No Paraná, pedras de gelo de 3 cm causam estragos no campo e na cidade; em Goiás, temporal com ventos acima de 90 km/h também deixa danos
Clima
Novos temporais com granizo podem atingir Sul e Sudeste; confira a previsão
Tempestade com pedras de gelo gigantes em Erechim (RS) deixou quase 18 mil afetados, 73 feridos e destruição na zona rural
Clima
Frente fria espalha instabilidades pelo País no fim de semana; veja onde
Há risco de temporais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina; no Paraná, há previsão de chuva forte e rajadas de vento de 40 km/h
Clima
Especialistas cogitam aquecimento do Pacífico, mas não confirmam El Niño em 2026
Serviço climático dos EUA projeta La Niña até o fim de 2025 com tendência de transição para neutralidade no primeiro trimestre do próximo ano
Clima
Novo ciclone traz ventos de 100 km/h a partir de domingo; veja onde
Inmet emitiu alerta de grande perigo para tempestades em áreas do RS, SC, PR e MS; há possibilidade de tornados e risco para áreas agrícolas
Clima
Chuvas impulsionam safra, mas excesso preocupa em MG, MT e GO
Inmet projeta boa umidade no Centro-Oeste e Sudeste, mas alerta que déficit hídrico persiste no Amapá, Roraima e em parte da Bahia e Pará