Clima
Tempo ensolarado no centro do país e chuvas no RS; Confira como começa a semana
Maioria das regiões deve seguir tendência do verão: calor, umidade e pancadas de chuvas fortes

Da Redação
26/02/2024 - 06:30

As chuvas intensas retornam ao Rio Grande do Sul, podendo haver granizo em áreas isoladas. Mesma condição para o norte do Nordeste. Já o centro do Brasil terá pouca ou nenhuma precipitação.
Veja como fica o clima em cada região neste início de semana.
Região Norte
As chuvas serão a tendência de boa parte dessa área, com destaque para o Acre, onde as precipitações devem ser intensas.
O norte de Roraima e parte do noroeste do Pará têm previsão de tempo mais seco, com pouca umidade e temperaturas elevadas. Segundo a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), é preciso ter atenção nessa parte, pois o clima fica propício a queimadas. “A gente está tendo indícios de temperatura, em geral, ficando de 3ºC a 4ºC acima [da média] por lá”, afirmou.
Uma faixa do sul do Tocantins também terá o tempo mais firme a partir de terça-feira, 27, podendo chegar a 34ºC.
Região Nordeste
A região Nordeste, especialmente o norte, terá atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que deve provocar chuvas intensas. Aliado a isso, essa parte do país está nas bordas de uma área de alta pressão, o que amplia as condições para precipitações.
O interior da Bahia, de Pernambuco, do Piauí e o sul do Ceará terão tempo aberto. Situação que deve persistir por boa parte desta semana.
Região Centro-Oeste
Goiás, Distrito Federal, sudeste de Mato Grosso e norte e nordeste de Mato Grosso do Sul terão um tempo aberto, com poucas nuvens e temperaturas elevadas. Essas áreas estão no centro de uma zona de alta pressão. Enquanto nas bordas esse fenômeno gera instabilidades, no centro, o céu fica aberto, sem a formação de nuvens.
As temperaturas devem ficar elevadas, como em Mato Grosso do Sul, que pode chegar a 38ºC. Essa situação só deve mudar, principalmente em Goiás e no Distrito Federal, a partir do início de março.
Já no norte de Mato Grosso, nas regiões produtoras de Alta Floresta até Sinop, por exemplo, as precipitações devem seguir em alguns pontos.
Região Sudeste
A zona de alta pressão também atuará no centro e no norte de Minas Gerais, assim como no Espírito Santo. Por lá, as temperaturas permanecem altas e oscilando entre céu aberto e algumas nuvens.
O sul de Minas Gerais e partes dos estados de Rio de Janeiro e de São Paulo, na divisa com o estado mineiro, terão um tempo mais fechado, com pancadas de chuvas fortes, assim como no interior paulista. Esse panorama muda na quarta-feira, 27, quando o tempo fica aberto e com poucas chances de chuva.
Região Sul
A previsão é de chuva para toda a região neste início de semana. Segundo a meteorologista, o sudeste do Rio Grande do Sul poderá ter acumulados consideráveis, de 60 a 70 milímetros, além da possibilidade de granizo de forma isolada pelo estado.
Isso é causado pelos chamados cavados que são áreas de baixa pressão que aceleram os processos de formação das chuvas. É esperada também a chegada de uma frente fria, com formação prevista de terça, 27, para quarta, 28. Essa condição vai provocar chuvas na região Sul durante toda a semana.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
La Niña pode antecipar safra de soja 2025/26 no Brasil
2
Próximos dias terão calor intenso, chuvas e risco de granizo
3
Agosto: confira como ficará o clima no Brasil
4
Frio segue no Sul e Sudeste. Veja áreas com risco de geada
5
Seca e calor no primeiro semestre aumentam riscos para a produção agrícola
6
Fim de semana terá frio intenso e geada; veja quais regiões devem se preparar

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Clima
Chuvas dão trégua ao Sul; interior do país segue seco
Tempo firme domina os próximos dias no país e favorece lavouras; RS registrou danos pelos temporais em mais de 40 cidades

Clima
Frente fria traz novos temporais ao Sul e reduz temperaturas no país
Inmet alerta para ventos fortes, granizo e possibilidade de geada. No RS, volumes podem alcançar 150 mm

Clima
Rural Clima: plantio antecipado da soja pode elevar potencial do milho 2ª safra
Janela mais segura de semeadura deve reduzir risco de perdas e ampliar produtividade do cereal

Clima
Seca e calor no primeiro semestre aumentam riscos para a produção agrícola
Período foi marcado por chuvas abaixo da média e temperaturas mais altas em boa parte do Brasil, segundo análise da Nottus
Clima
La Niña pode antecipar safra de soja 2025/26 no Brasil
Condições favorecem soja, café, cana e laranja, mas Sul segue vulnerável a estiagens e geadas
Clima
Geadas podem impactar mais de 400 mil sacas de café em MG
Segundo a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, frio intenso atingiu pelo menos 1.173 hectares no Cerrado Mineiro em 10 e 11 de agosto
Clima
Ciclone extratropical provoca ventos fortes e risco de temporais
Fenômeno, que se formou entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, atinge diretamente estados do Sul, do Sudeste, além do MS
Clima
Próximos dias terão calor intenso, chuvas e risco de granizo
Previsão indica até 40°C em alguns estados; tempo seco predomina no país, mas avanço de frente fria pode trazer tempestades