PUBLICIDADE

Clima

Outono 2025 começa dando adeus às chuvas e ondas de calor

Com o fim do La Niña, estação será marcada pela neutralidade climática; saiba como isso vai afetar as lavouras

Nome Colunistas

Paloma Custódio | Brasília | paloma.custodio@estadao.com

19/03/2025 - 05:00

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

O outono 2025 começa no próximo dia 20 de março, às 06h01 (horário de Brasília). Com o fim do fenômeno La Niña, a estação será marcada por dias cada vez mais secos no interior do Brasil e temperaturas mais baixas, condições típicas para o período. Segundo a previsão da Nottus Meteorologia, eventualmente podem ocorrer alguns episódios de chuva na região central do país, mesmo com a chegada do tempo seco. Além disso, as primeiras ondas de frio devem ser registradas já nas primeiras semanas da estação.

“Com o fim do La Niña, tanto o comportamento da chuva quanto da temperatura devem seguir dentro da média. Tem expectativa de alguma chuva em maio, mas é algo muito pontual, muito fraco, com chuva mais no extremo norte e na faixa leste do Nordeste, o que vai beneficiar as áreas produtoras de cana-de-açúcar”, destacou em coletiva de imprensa a sócia-executiva e meteorologista da Nottus, Desirée Brandt.

Segundo a meteorologista, a ausência de precipitações e altas temperaturas do verão têm prejudicado as áreas produtoras de café arábica entre São Paulo e Minas Gerais. Agora, a expectativa para o outono é que a possibilidade de chuva possa prejudicar a fase de maturação e colheita da cultura.

Março

O mês de março já começou sob a influência de um bloqueio atmosférico que impediu a formação de chuva sob as principais regiões produtoras e aumentou a temperatura em grande parte do país. Mas, nos últimos dias, o enfraquecimento desse bloqueio permitiu a volta gradual da chuva, especialmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

“Só que, mesmo que chova nesses próximos dias — e tem previsão de chuva —, isso não vai recuperar o que não choveu no início do mês. A chuva de março já tem um tom de despedida”, destaca Brandt.

PUBLICIDADE
Imagem: Nottus Meteorologia

Abril

O mês de abril será marcado pela transição do período úmido para o seco. As precipitações vão se concentrar cada vez mais nos extremos do país e diminuir gradualmente nas áreas centrais. Segundo a Nottus, não há risco de corte antecipado de chuva e ainda há expectativa de volumes acima da média. 

Desirée Brandt explica que, com essa condição, a temperatura apresenta uma variação maior, com dias quentes e noites mais frescas. “Eventualmente, durante as noites pode haver formação de orvalho, o que retém um pouco mais de umidade. Isso também contribui para o desenvolvimento das lavouras e o metabolismo das plantas. Então essa umidade ainda presente em abril, atrelada à temperatura, é positiva”, detalha. 

Segundo a meteorologista, essas noites e madrugadas com temperaturas mais baixas tendem a beneficiar especialmente as lavouras da segunda safra de milho.

Mapa de abril
Imagem: Nottus Meteorologia

Maio e Junho

Em maio, a chuva ganha força entre o Paraguai, Argentina e a Região Sul do Brasil, além de se tornar mais frequente na faixa leste do Nordeste e manter-se volumosa no Norte. Já no interior do país, o clima fica cada vez mais seco, como é natural para esta época do ano, com destaque para regiões do Triângulo Mineiro e Goiás.

“Alguns episódios de umidade vão favorecer o setor agrícola [em maio]. Algumas lavouras podem ter alguma umidade, o que vai ajudar a fechar as lavouras de milho segunda safra e de algodão”, destaca a meteorologista.

PUBLICIDADE
Mapa de maio
Imagem: Nottus Meteorologia

Junho consolidará o período seco no centro do país, enquanto a chuva ficará concentrada nas regiões Sul, Norte e faixa leste do Nordeste.

mapa de junho
Imagem: Nottus Meteorologia

Ondas de frio no outono 2025

Com o fim do La Niña e o estabelecimento da fase de neutralidade climática nos próximos meses, o Brasil deverá ter um inverno com dias mais frios, em contraste com o ano passado, informou a Nottus. Já nas primeiras semanas do outono, com o avanço das frentes frias e aumento da nebulosidade, o ar fica mais fresco, diminuindo o calor das tardes. “Não tem mais risco de ondas de calor. Ainda teremos algumas tardes abafadas, mas gradualmente vamos observar a redução desse calor especialmente durante as tardes”, destaca a meteorologista.

Embora a previsão não indique um outono-inverno rigoroso, há expectativa de ondas de frio já a partir do início de abril. As mais intensas, com risco de geadas, devem ocorrer a partir de maio. Mas, apesar da queda nas temperaturas, a Nottus ressalta que o risco de geada em áreas agrícolas durante o outono ainda é muito baixo.

Ondas de frio
Imagem: Nottus Meteorologia

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.