PUBLICIDADE

Clima

Outono 2025 começa dando adeus às chuvas e ondas de calor

Com o fim do La Niña, estação será marcada pela neutralidade climática; saiba como isso vai afetar as lavouras

Nome Colunistas

Paloma Custódio | Brasília | paloma.custodio@estadao.com

19/03/2025 - 05:00

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

O outono 2025 começa no próximo dia 20 de março, às 06h01 (horário de Brasília). Com o fim do fenômeno La Niña, a estação será marcada por dias cada vez mais secos no interior do Brasil e temperaturas mais baixas, condições típicas para o período. Segundo a previsão da Nottus Meteorologia, eventualmente podem ocorrer alguns episódios de chuva na região central do país, mesmo com a chegada do tempo seco. Além disso, as primeiras ondas de frio devem ser registradas já nas primeiras semanas da estação.

“Com o fim do La Niña, tanto o comportamento da chuva quanto da temperatura devem seguir dentro da média. Tem expectativa de alguma chuva em maio, mas é algo muito pontual, muito fraco, com chuva mais no extremo norte e na faixa leste do Nordeste, o que vai beneficiar as áreas produtoras de cana-de-açúcar”, destacou em coletiva de imprensa a sócia-executiva e meteorologista da Nottus, Desirée Brandt.

CONTEÚDO PATROCINADO

Segundo a meteorologista, a ausência de precipitações e altas temperaturas do verão têm prejudicado as áreas produtoras de café arábica entre São Paulo e Minas Gerais. Agora, a expectativa para o outono é que a possibilidade de chuva possa prejudicar a fase de maturação e colheita da cultura.

Março

O mês de março já começou sob a influência de um bloqueio atmosférico que impediu a formação de chuva sob as principais regiões produtoras e aumentou a temperatura em grande parte do país. Mas, nos últimos dias, o enfraquecimento desse bloqueio permitiu a volta gradual da chuva, especialmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

“Só que, mesmo que chova nesses próximos dias — e tem previsão de chuva —, isso não vai recuperar o que não choveu no início do mês. A chuva de março já tem um tom de despedida”, destaca Brandt.

PUBLICIDADE
Imagem: Nottus Meteorologia

Abril

O mês de abril será marcado pela transição do período úmido para o seco. As precipitações vão se concentrar cada vez mais nos extremos do país e diminuir gradualmente nas áreas centrais. Segundo a Nottus, não há risco de corte antecipado de chuva e ainda há expectativa de volumes acima da média. 

Desirée Brandt explica que, com essa condição, a temperatura apresenta uma variação maior, com dias quentes e noites mais frescas. “Eventualmente, durante as noites pode haver formação de orvalho, o que retém um pouco mais de umidade. Isso também contribui para o desenvolvimento das lavouras e o metabolismo das plantas. Então essa umidade ainda presente em abril, atrelada à temperatura, é positiva”, detalha. 

Segundo a meteorologista, essas noites e madrugadas com temperaturas mais baixas tendem a beneficiar especialmente as lavouras da segunda safra de milho.

Mapa de abril
Imagem: Nottus Meteorologia

Maio e Junho

Em maio, a chuva ganha força entre o Paraguai, Argentina e a Região Sul do Brasil, além de se tornar mais frequente na faixa leste do Nordeste e manter-se volumosa no Norte. Já no interior do país, o clima fica cada vez mais seco, como é natural para esta época do ano, com destaque para regiões do Triângulo Mineiro e Goiás.

“Alguns episódios de umidade vão favorecer o setor agrícola [em maio]. Algumas lavouras podem ter alguma umidade, o que vai ajudar a fechar as lavouras de milho segunda safra e de algodão”, destaca a meteorologista.

PUBLICIDADE
Mapa de maio
Imagem: Nottus Meteorologia

Junho consolidará o período seco no centro do país, enquanto a chuva ficará concentrada nas regiões Sul, Norte e faixa leste do Nordeste.

mapa de junho
Imagem: Nottus Meteorologia

Ondas de frio no outono 2025

Com o fim do La Niña e o estabelecimento da fase de neutralidade climática nos próximos meses, o Brasil deverá ter um inverno com dias mais frios, em contraste com o ano passado, informou a Nottus. Já nas primeiras semanas do outono, com o avanço das frentes frias e aumento da nebulosidade, o ar fica mais fresco, diminuindo o calor das tardes. “Não tem mais risco de ondas de calor. Ainda teremos algumas tardes abafadas, mas gradualmente vamos observar a redução desse calor especialmente durante as tardes”, destaca a meteorologista.

Embora a previsão não indique um outono-inverno rigoroso, há expectativa de ondas de frio já a partir do início de abril. As mais intensas, com risco de geadas, devem ocorrer a partir de maio. Mas, apesar da queda nas temperaturas, a Nottus ressalta que o risco de geada em áreas agrícolas durante o outono ainda é muito baixo.

Ondas de frio
Imagem: Nottus Meteorologia

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Corredor de umidade gera alerta vermelho de chuva forte no País; veja onde

Clima

Corredor de umidade gera alerta vermelho de chuva forte no País; veja onde

Sistema provoca temporais no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste; No oeste de SP e no Triângulo Mineiro, temperaturas seguem mais elevadas 

Ciclone traz chuva volumosa e transtornos neste fim de semana; saiba onde

Clima

Ciclone traz chuva volumosa e transtornos neste fim de semana; saiba onde

Clima segue quente no Brasil, mas temperaturas começam a cair no Sul e no Sudeste na próxima semana

Até quando vai a onda de calor? Veja o que dizem os meteorologistas

Clima

Até quando vai a onda de calor? Veja o que dizem os meteorologistas

Sistema de alta pressão bloqueia frentes frias e prolonga calor intenso, sobretudo no Sudeste; Rio de Janeiro pode registrar 37°C

PR: Tornado em São José dos Pinhais é classificado como F2

Clima

PR: Tornado em São José dos Pinhais é classificado como F2

Com ventos estimados entre 180 km/h e 253 km/h, fenômeno atingiu 350 casas no último sábado, impactando 1,2 mil pessoas

PUBLICIDADE

Clima

La Niña perde força e El Niño entra no radar para o segundo semestre

Projeções apontam rápida transição para o período de neutralidade e probabilidade de 57% de ocorrência de El Niño entre julho e setembro

Clima

Calor intenso e ciclone extratropical marcam o fim de semana; veja onde

Centro-Sul e Matopiba enfrentam estresse hídrico, enquanto ciclone extratropical pode provocar ventos fortes, granizo e chuva volumosa no Sul

Clima

Ano começa com cenário climático desafiador; veja a previsão para janeiro

Inmet prevê volumes desiguais de chuva e temperaturas elevadas, com impactos diretos sobre a atividade agropecuária

Clima

País tem geada e alerta vermelho de chuva intensa; veja regiões atingidas

SC e RS registraram frio típico de inverno; corredor de umidade mantém volumes de chuva elevados até sexta-feira, 9

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.