PUBLICIDADE

Clima

La Niña está chegando ao fim e clima deve ser neutro nos próximos meses

Frente fria avança e semana é marcada por chuva isolada e queda de temperatura na região central do país

Nome Colunistas

Paloma Custódio | Brasília | paloma.custodio@estadao.com

11/03/2025 - 08:00

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

O fenômeno La Niña, marcado pelo resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, está chegando ao fim. A informação foi confirmada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM). As projeções indicam uma probabilidade de 60% para condições ENSO-neutras entre março e maio, ou seja, sem a influência de El Niño ou La Niña. Já as chances para que o La Ninã continue, mesmo fraco, nesse período são de 40%. A partir de abril até junho, o percentual para a condição de neutralidade deve subir para 70%. 

O sócio-diretor e meteorologista da Nottus, Alexandre Nascimento, destaca que, há algumas semanas, o fenômeno de resfriamento do Pacífico, que já era fraco, vem perdendo a intensidade. Além disso, a anomalia na região central do Brasil está próxima de zero, indicando condições dentro da normalidade meteorológica. “A expectativa já era de uma La Niña fraca e curta mesmo”, disse à reportagem.

Além disso, segundo a OMM, a probabilidade de formação de El Niño é insignificante no primeiro semestre de 2025. No entanto, as previsões a longo prazo ainda são incertas, devido à imprevisibilidade da primavera boreal — transição entre o inverno e o verão no hemisfério norte.

Frente fria avança pelo país nesta semana

Segundo previsões da Nottus Meteorologia, o forte sistema de alta pressão, que predominou nas últimas semanas, perde forças e uma frente fria consegue avançar pelo país. O último final de semana já registrou chuvas irregulares na Região Sul. No meio desta semana, uma segunda frente fria avança e deve chegar à região central brasileira. “As temperaturas caem e não devemos ter o retorno do sol escaldante das últimas semanas”, informa o meteorologista Alexandre Nascimento.

O fenômeno pode causar o retorno das chuvas em São Paulo, no sul de Minas, no Triângulo Mineiro, no leste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Segundo o meteorologista, não serão chuvas fortes. “Ainda devem ser precipitações isoladas, mas pelo menos a temperatura deve cair um pouco em relação às semanas anteriores. Além disso, a umidade melhora”, destaca. 

PUBLICIDADE

A passagem das frentes frias também provoca o retorno das chuvas em Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Contudo, as precipitações serão isoladas e de fraca intensidade, acompanhadas de uma leve queda na temperatura em comparação com as semanas anteriores, além de uma melhora na umidade relativa do ar. Em Mato Grosso, no entanto, a previsão é de uma redução no volume de chuvas em relação ao observado nas semanas passadas.

Na Região Sul do país, além da chuva e da queda de temperatura no Rio Grande do Sul no último final de semana, a expectativa é que as precipitações continuem ao longo desta semana em Santa Catarina e no Paraná. Além disso, as temperaturas não devem voltar a subir como nas semanas anteriores. Segundo a meteorologista da Tempo OK, Kerollyn Andrzejewski, essa condição prevista para o Sul “favorece a reposição hídrica e aumenta a umidade do solo”.

No Matopiba, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua beneficiando as lavouras do Maranhão, com chuvas abundantes e frequentes. Pode voltar a chover forte também nas áreas produtoras do Piauí. Nas áreas do oeste da Bahia e no Tocantins, a chuva deve melhorar só na próxima semana.

No Norte do país, a previsão da Tempo OK Meteorologia é de chuvas frequentes no noroeste do Pará, Amazonas, Roraima e Acre, o que pode impactar as operações agrícolas. “Risco de temporais localizados e pode afetar a logística de escoamento da produção”, alerta a meteorologista Kerollyn Andrzejewski.

mapa de chuva e temperauta
Imagem: Tempo OK

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.