PUBLICIDADE

AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Clima

Chuvas no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo; Inmet alerta para onda de frio no RS

Em contrapartida, massa de ar quente e seco provoca altas temperaturas e derruba umidade no centro do país

2 minutos de leitura 08/07/2024 | 12:36

Por: Daumildo Júnior | daumildo.junior@estadao.com

Alerta de onda de frio com grau de severidade laranja para maior parte do Rio Grande do Sul. Imagem: Inmet
Alerta de onda de frio com grau de severidade laranja para maior parte do Rio Grande do Sul. Imagem: Inmet

A presença de uma frente fria deve levar chuvas e queda nos termômetros em parte do país nos próximos dias. Esse fenômeno já está provocando uma nova onda de frio, que foi classificada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com um grau de severidade laranja para quase todo o estado do Rio Grande do Sul

Confira como fica o clima neste início da semana nas regiões do país.

Região Norte

O frio deve chegar em Rondônia, especialmente, na porção sul do estado. As temperaturas podem cair até 5ºC abaixo da média, podendo chegar aos 15ºC em algumas localidades. Além disso, os próximos dias devem ser chuvosos, com previsão de pancadas para quase todas as partes da região Norte, exceto Rondônia, Tocantins e sul do Pará e do Amazonas.

Região Nordeste

A faixa leste do litoral nordestino deve ter chuvas, sendo o trecho de Salvador (BA) até o Rio Grande do Norte o mais provável. Os litorais sergipano e alagoano têm alerta para acumulado de chuva, com volumes que podem chegar a 50 milímetros no dia. Há previsão de chuvas também para o norte do Maranhão. 

Nas demais áreas, a previsão é de tempo firme. Uma massa de ar quente e seco está estacionada em boa parte do Brasil e pega o interior nordestino. As máximas podem superar os 30ºC. 

PUBLICIDADE

Região Centro-Oeste

A mesma massa de ar quente e seco que fica na parte central do país também deve impedir a formação de nuvens carregadas em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. Além disso, a umidade relativa do ar pode cair abaixo dos 20% e chegar a 15% em alguns pontos, por isso a recomendação é manter-se hidratado. 

Com realidade diferente, o Mato Grosso do Sul pode ter chuvas durante a semana e as temperaturas também caem com mínimas chegando aos 9ºC em alguns municípios e máximas abaixo dos 30ºC.

Região Sudeste

As chuvas também chegam em São Paulo, principalmente, no sul do estado. Essas precipitações podem alcançar outras partes do estado e também o Rio de Janeiro, à medida que a frente fria vai avançando ao longo da semana. 

Minas Gerais e Espírito Santo devem ter um tempo mais firme, especialmente, Minas que também está sob atuação da mesma massa de ar quente e seco do Centro-Oeste e do Nordeste.

Região Sul

Do norte do Rio Grande Sul até o Paraná, há previsão de chuvas. Elas evitam também que as temperaturas caiam demais, mas mesmo assim ainda fica frio nessas áreas, com mínimas abaixo de 10ºC em algumas partes e máximas não superando os 20ºC.

PUBLICIDADE

As regiões centro e sul do estado têm previsão de geada e a chance de chover é pequena. Por lá, o frio deve ser mais intenso. No último sábado, 06, algumas áreas registraram -3ºC e as temperaturas perto dos 0ºC devem persistir durante a semana.

Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.