Clima
Novembro deve ter calor acima da média e chuvas irregulares
Previsão do Inmet aponta déficit de chuva em importantes áreas agrícolas, com reflexos sobre o plantio de verão; veja a previsão por região
Redação Agro Estadão
31/10/2025 - 05:00

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que novembro será marcado por temperaturas acima da média em grande parte do País e por chuvas irregulares, com volumes próximos ou abaixo do normal nas regiões Sul e Nordeste, além do sul do Centro-Oeste, Sudeste e Norte.
O prognóstico indica calor mais intenso e menos chuva no sudoeste do Pará e no Matopiba — região que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Segundo o Inmet, “essa condição tende a reduzir os níveis de umidade do solo, o que pode limitar o avanço da semeadura das culturas de sequeiro”.
Já na região do Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia), a previsão de chuvas próximas à média deve favorecer a maturação e colheita do milho da terceira safra, mantendo boas condições para o encerramento do ciclo produtivo.
Região Norte
Estão previstos volumes de chuva de até 50 mm acima da média histórica em grande parte do oeste e sudeste do Amazonas, noroeste e sudeste do Pará e norte de Rondônia. Por outro lado, a tendência é de volumes abaixo da média histórica em todo o Acre, sudoeste do Pará, norte do Amapá, centro-sul de Roraima, centro-leste de Tocantins e sul de Rondônia. Nas demais áreas da região, a previsão indica valores próximos à média climatológica de novembro.
São previstas temperaturas até 1,5 °C acima da média, especialmente no Pará, no oeste do Amazonas e na região central de Roraima, onde as médias podem ser superiores a 28 °C.
Nordeste
A previsão aponta para chuvas próximas à média histórica em praticamente todos os estados, exceto no centro-leste da Bahia e sul dos estados do Maranhão e Piauí, onde são esperados volumes abaixo da média.
Já a temperatura deve ficar acima da média em toda a região, principalmente no sul do Piauí e no leste do Maranhão, onde os desvios podem alcançar até 1 °C acima da média. Mesmo em áreas próximas ao litoral, os valores devem permanecer elevados, oscilando entre 23,0 °C e 28,0 °C.
Centro-Oeste
O Inmet prevê chuvas abaixo da normalidade na maior parte da região, com temperaturas variando entre 0,4 °C e 1 °C acima da média. “Esse cenário tende a favorecer as atividades de colheita do milho segunda safra e do algodão, reduzindo os riscos de perdas por excesso de umidade e contribuindo para a boa qualidade dos grãos”, destaca o Instituto.
Por outro lado, em Goiás, no Distrito Federal e no oeste do Mato Grosso, os volumes de chuva devem ficar entre 10 mm e 50 mm acima da média, favorecendo o avanço do plantio das culturas de verão, como soja e milho primeira safra.
Nessas condições, a combinação de temperaturas mais elevadas e maior disponibilidade hídrica no solo pode acelerar a germinação e o estabelecimento inicial das lavouras, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento vegetativo.
Sudeste
São previstos volumes próximos e acima da média em Minas Gerais, centro-norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em contrapartida, o Inmet prevê chuva abaixo da média em praticamente todo o estado de São Paulo.
As chuvas dentro ou ligeiramente acima da média, associadas a temperaturas próximas da média, tendem a favorecer a manutenção da umidade do solo e a semeadura dos cultivos de primeira safra nas áreas com maior disponibilidade hídrica. “Essas condições são favoráveis ao estabelecimento inicial das lavouras, contribuindo para uma boa germinação e emergência das plantas”.
Entretanto, em áreas do centro-sul de São Paulo, os volumes de chuva abaixo da média e as temperaturas acima do normal podem favorecer a finalização da colheita da cana-de-açúcar, mas limitar a reposição hídrica do solo e dificultar a germinação das culturas de verão, como soja e milho, especialmente em áreas de sequeiro.
Região Sul
Estão previstos acumulados de chuva abaixo da média histórica em boa parte do Paraná, oeste de Santa Catarina e nas porções norte, noroeste, central e sudeste do Rio Grande do Sul. O extremo sul de Santa Catarina deve registrar chuvas acima da média, enquanto o restante da Região Sul terá volumes próximos à média histórica de novembro.
As temperaturas ficam até 1,0 °C acima da média em grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além da região central do Paraná, com médias variando entre 17 °C e 22 °C. Na faixa litorânea da região, as temperaturas devem permanecer próximas da média, com uma pequena área no nordeste de Santa Catarina apresentando desvios de até 0,6 °C abaixo da normal climatológica.
Segundo o Inmet, as chuvas previstas, associadas à elevação das temperaturas, tendem a favorecer o avanço da colheita do trigo. “No geral, as condições previstas para novembro podem beneficiar a semeadura da soja e do milho primeira safra, especialmente nas áreas onde a umidade do solo permanece adequada”.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Ciclone com ventos de até 120 km/h coloca produtores em alerta; veja onde
2
Especialistas cogitam aquecimento do Pacífico, mas não confirmam El Niño em 2026
3
Vinícola é destruída no RS e diversas regiões seguem em alerta com ciclone
4
Fim de semana com calor persistente e temporais isolados; saiba onde
5
Novos temporais com granizo podem atingir Sul e Sudeste; confira a previsão
6
Ciclone provoca novos estragos; confira a previsão do tempo
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Corredor de umidade traz chuva volumosa ao País nesta semana, alerta Inmet
Em algumas áreas, os volumes que podem superar 300 milímetros até domingo, com risco de alagamentos e deslizamentos
Clima
Fim de semana terá tempestades, ventos fortes e granizo; veja áreas sob alerta
Sistema de baixa pressão leva acumulados próximos de 100 mm, a partir desta sexta-feira, com possíveis impactos nas lavouras de soja e café
Clima
Ciclone provoca novos estragos; confira a previsão do tempo
No RS, Defesa Civil confirma tornado em Flores da Cunha; meteorologistas apontam novas rajadas acima de 70 km/h no Sul e chuvas isoladas no Sudeste
Clima
Ciclone provoca alagamentos em SC; Inmet amplia áreas em alerta, veja
Santa Catarina registra chuva acima do esperado para dezembro; 17 estados possuem alertas de risco para tempestades e ventos fortes
Clima
Vinícola é destruída no RS e diversas regiões seguem em alerta com ciclone
Municípios gaúchos relatam destelhamentos, quedas de árvores e interrupções de energia; ciclone deve seguir atuando até quinta-feira no País
Clima
Ciclone com ventos de até 120 km/h coloca produtores em alerta; veja onde
Previsão indica mais de 100 mm de chuva em 24 horas e danos a plantações e edificações
Clima
Temporais devem atingir várias regiões do País no fim de semana; veja onde
Atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul favorece a formação de nuvens carregadas até o próximo domingo
Clima
Previsão do tempo para dezembro: confira chuva e calor por região
Boletim do Inmet projeta precipitação favorável ao agro no Centro-Oeste e seca em partes do Sul