PUBLICIDADE

Clima

Novembro deve ter calor acima da média e chuvas irregulares

Previsão do Inmet aponta déficit de chuva em importantes áreas agrícolas, com reflexos sobre o plantio de verão; veja a previsão por região

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

31/10/2025 - 05:00

No Pará, onde acontece a COP 30, estão previstas temperaturas até 1,5 °C acima da média. Foto: Adobe Stock
No Pará, onde acontece a COP 30, estão previstas temperaturas até 1,5 °C acima da média. Foto: Adobe Stock

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que novembro será marcado por temperaturas acima da média em grande parte do País e por chuvas irregulares, com volumes próximos ou abaixo do normal nas regiões Sul e Nordeste, além do sul do Centro-Oeste, Sudeste e Norte.

O prognóstico indica calor mais intenso e menos chuva no sudoeste do Pará e no Matopiba — região que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Segundo o Inmet, “essa condição tende a reduzir os níveis de umidade do solo, o que pode limitar o avanço da semeadura das culturas de sequeiro”.

CONTEÚDO PATROCINADO

Já na região do Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia), a previsão de chuvas próximas à média deve favorecer a maturação e colheita do milho da terceira safra, mantendo boas condições para o encerramento do ciclo produtivo.

Região Norte

Estão previstos volumes de chuva de até 50 mm acima da média histórica em grande parte do oeste e sudeste do Amazonas, noroeste e sudeste do Pará e norte de Rondônia. Por outro lado, a tendência é de volumes abaixo da média histórica em todo o Acre, sudoeste do Pará, norte do Amapá, centro-sul de Roraima, centro-leste de Tocantins e sul de Rondônia. Nas demais áreas da região, a previsão indica valores próximos à média climatológica de novembro.

São previstas temperaturas até 1,5 °C acima da média, especialmente no Pará, no oeste do Amazonas e na região central de Roraima, onde as médias podem ser superiores a 28 °C.

PUBLICIDADE

Nordeste

A previsão aponta para chuvas próximas à média histórica em praticamente todos os estados, exceto no centro-leste da Bahia e sul dos estados do Maranhão e Piauí, onde são esperados volumes abaixo da média.

Já a temperatura deve ficar acima da média em toda a região, principalmente no sul do Piauí e no leste do Maranhão, onde os desvios podem alcançar até 1 °C acima da média. Mesmo em áreas próximas ao litoral, os valores devem permanecer elevados, oscilando entre 23,0 °C e 28,0 °C.

Centro-Oeste

O Inmet prevê chuvas abaixo da normalidade na maior parte da região, com temperaturas variando entre 0,4 °C e 1 °C acima da média. “Esse cenário tende a favorecer as atividades de colheita do milho segunda safra e do algodão, reduzindo os riscos de perdas por excesso de umidade e contribuindo para a boa qualidade dos grãos”, destaca o Instituto. 

Por outro lado, em Goiás, no Distrito Federal e no oeste do Mato Grosso, os volumes de chuva devem ficar entre 10 mm e 50 mm acima da média, favorecendo o avanço do plantio das culturas de verão, como soja e milho primeira safra. 

Nessas condições, a combinação de temperaturas mais elevadas e maior disponibilidade hídrica no solo pode acelerar a germinação e o estabelecimento inicial das lavouras, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento vegetativo.

PUBLICIDADE

Sudeste 

São previstos volumes próximos e acima da média em Minas Gerais, centro-norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em contrapartida, o Inmet prevê chuva abaixo da média em praticamente todo o estado de São Paulo.

As chuvas dentro ou ligeiramente acima da média, associadas a temperaturas próximas da média, tendem a favorecer a manutenção da umidade do solo e a semeadura dos cultivos de primeira safra nas áreas com maior disponibilidade hídrica. “Essas condições são favoráveis ao estabelecimento inicial das lavouras, contribuindo para uma boa germinação e emergência das plantas”. 

Entretanto, em áreas do centro-sul de São Paulo, os volumes de chuva abaixo da média e as temperaturas acima do normal podem favorecer a finalização da colheita da cana-de-açúcar, mas limitar a reposição hídrica do solo e dificultar a germinação das culturas de verão, como soja e milho, especialmente em áreas de sequeiro.

Região Sul

Estão previstos acumulados de chuva abaixo da média histórica em boa parte do Paraná, oeste de Santa Catarina e nas porções norte, noroeste, central e sudeste do Rio Grande do Sul. O extremo sul de Santa Catarina deve registrar chuvas acima da média, enquanto o restante da Região Sul terá volumes próximos à média histórica de novembro.

As temperaturas ficam até 1,0 °C acima da média em grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além da região central do Paraná, com médias variando entre 17 °C e 22 °C. Na faixa litorânea da região, as temperaturas devem permanecer próximas da média, com uma pequena área no nordeste de Santa Catarina apresentando desvios de até 0,6 °C abaixo da normal climatológica.

Segundo o Inmet, as chuvas previstas, associadas à elevação das temperaturas, tendem a favorecer o avanço da colheita do trigo. “No geral, as condições previstas para novembro podem beneficiar a semeadura da soja e do milho primeira safra, especialmente nas áreas onde a umidade do solo permanece adequada”.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Defesa Civil do RS amplia alerta de risco severo para ventos, chuva e granizo; veja o deslocamento do ciclone

Clima

Defesa Civil do RS amplia alerta de risco severo para ventos, chuva e granizo; veja o deslocamento do ciclone

Ilópolis (RS) atingiu o maior índice de chuva, 84 milímetros nas últimas seis horas; Paraná registrou rajadas de vento acima dos 70km/h

Ciclone extratropical pode causar tornados no RS e ventos de até 115 km/h em SP

Clima

Ciclone extratropical pode causar tornados no RS e ventos de até 115 km/h em SP

Sistema se forma no Sul nesta sexta, 7, e avança para o Sudeste; Defesas Civis das duas regiões emitem alerta e anunciam ação integrada

Ciclone extratropical deixa Sul, Sudeste e Centro-Oeste em alerta

Clima

Ciclone extratropical deixa Sul, Sudeste e Centro-Oeste em alerta

Há risco de tempestades e raios; rajadas de vento em torno de 100 km/h poderão ocorrer em áreas litorâneas e serranas do Sul e do Sudeste

Temporais com granizo atingem áreas agrícolas do RS e SC

Clima

Temporais com granizo atingem áreas agrícolas do RS e SC

Em Sarandi (RS), pedras de gelo chegaram a 120g. Em Santa Catarina, temporais avançaram principalmente sobre áreas do Meio-Oeste e da Serra

PUBLICIDADE

Clima

Ciclone deve causar tempestades e ventos acima de 80 km/h nesta semana

Fenômeno começa na sexta-feira, 7, dando origem ao ciclone, trazendo temporal e risco de granizo; veja quais regiões serão atingidas

Clima

Vendaval e granizo atingem o Paraná e comprometem lavouras

Rajadas de até 95 km/h e pedras de granizo de 100 gramas afetaram produtores em várias regiões do Estado; Faep cobra ações emergenciais de crédito e seguro rural

Clima

Chuvas irregulares atrasam plantio da safra de verão

Conab aponta precipitações desiguais em várias regiões, com destaque para restrições hídricas no Centro-Oeste e Nordeste

Clima

Em racionamento de água, SP deve receber bons volumes de chuva

Chuvas previstas nos próximos dias devem elevar a umidade e favorecer o plantio de soja, milho e cana em regiões agrícolas do interior paulista.

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.