Clima
Frente fria deixa o RS após causar estragos e avança para outras regiões do país
Fortes chuvas atingiram ao menos 16 cidades gaúchas nesta semana; previsão indica queda de temperatura e tempo firme no centro-sul

Paloma Custódio | Guaxupé (MG) | paloma.custodio@estadao.com
09/05/2025 - 16:04

A frente fria que provocou fortes chuvas e tempestades no Rio Grande do Sul nos últimos dias deve se afastar do estado e avançar para outras regiões do país ao longo do fim de semana. Segundo a previsão da Nottus Meteorologia, a instabilidade se desloca neste sábado, 10, em direção a São Paulo e Mato Grosso do Sul.
“Vai ser uma chuva bem menos intensa, mais isolada, nada comparável a tudo que já choveu no Sul do Brasil, sobretudo no Rio Grande do Sul”, informou à reportagem a sócia-executiva e meteorologista da Nottus, Desirée Brandt.
Tempestades causam estragos no estado
Desde a última quinta-feira, 7, tempestades atingiram diversas áreas do Rio Grande do Sul, com maior intensidade na região Oeste. Segundo a MetSul Meteorologia, rajadas de vento acima de 100 km/h provocaram destruição e danos estruturais em várias localidades.
Um dos casos mais impactantes foi registrado na propriedade rural de Luciano Silva, em Manoel Viana, na Fronteira Oeste. Um vídeo enviado à reportagem por Graziele Camargo, coordenadora do Movimento SOS Agro RS, mostra os estragos causados pela tempestade na fazenda.
Segundo a Defesa Civil estadual, ao menos 16 municípios relataram ocorrências relacionadas ao mau tempo. Entre os principais danos estão destelhamentos, alagamentos, quedas de árvores, transbordamento de rios, bloqueios em estradas e remoção de famílias de áreas de risco.
As cidades afetadas são: Alegrete e Uruguaiana, na Fronteira Oeste; São Pedro do Sul, Santa Maria, Taquari, Lagoão, Novo Cabrais e Cachoeira do Sul, na região Central; Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e Encruzilhada do Sul no Vale do Rio Pardo; Soledade, no Noroeste Rio-Grandense; Charqueadas, na região Carbonífera; Tapes, na região Sul; e Triunfo, na Metropolitana de Porto Alegre.
Demais regiões terão queda de temperatura e tempo firme
A meteorologista Desirée Brandt afirma que, no domingo, 11, a frente fria deve perder força e se afastar em direção ao oceano, permitindo a atuação de uma área de alta pressão atmosférica. Esse novo sistema vai inibir a formação de nuvens de chuva e provocar uma queda nas temperaturas em parte do centro-sul do Brasil, sem risco de geadas.
“Essa frente fria seguirá avançando pela costa do Sudeste até, pelo menos, terça ou quarta-feira da próxima semana. O sistema ainda pode gerar alguma instabilidade no centro do país, mas não há previsão de chuva significativa, apenas uma variação de nebulosidade e, eventualmente, umidade entre Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso”, detalha Desirée.
Já a meteorologista Ana Penna, da Tempo OK, chama a atenção para os efeitos do tempo seco no interior do país. Segundo ela, os índices de umidade do solo devem continuar em queda, especialmente no centro-oeste de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e interior do Nordeste, com valores abaixo dos 20% em várias dessas regiões.


Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
La Niña pode antecipar safra de soja 2025/26 no Brasil
2
Próximos dias terão calor intenso, chuvas e risco de granizo
3
Agosto: confira como ficará o clima no Brasil
4
Frio segue no Sul e Sudeste. Veja áreas com risco de geada
5
Fim de semana terá frio intenso e geada; veja quais regiões devem se preparar
6
Frio intenso avança pelo Sul e Sudeste com risco de geada até sexta-feira, 1º

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Clima
Frente fria traz novos temporais ao Sul e reduz temperaturas no país
Inmet alerta para ventos fortes, granizo e possibilidade de geada. No RS, volumes podem alcançar 150 mm

Clima
Rural Clima: plantio antecipado da soja pode elevar potencial do milho 2ª safra
Janela mais segura de semeadura deve reduzir risco de perdas e ampliar produtividade do cereal

Clima
Seca e calor no primeiro semestre aumentam riscos para a produção agrícola
Período foi marcado por chuvas abaixo da média e temperaturas mais altas em boa parte do Brasil, segundo análise da Nottus

Clima
La Niña pode antecipar safra de soja 2025/26 no Brasil
Condições favorecem soja, café, cana e laranja, mas Sul segue vulnerável a estiagens e geadas
Clima
Geadas podem impactar mais de 400 mil sacas de café em MG
Segundo a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, frio intenso atingiu pelo menos 1.173 hectares no Cerrado Mineiro em 10 e 11 de agosto
Clima
Ciclone extratropical provoca ventos fortes e risco de temporais
Fenômeno, que se formou entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, atinge diretamente estados do Sul, do Sudeste, além do MS
Clima
Próximos dias terão calor intenso, chuvas e risco de granizo
Previsão indica até 40°C em alguns estados; tempo seco predomina no país, mas avanço de frente fria pode trazer tempestades
Clima
Frio segue no Sul e Sudeste. Veja áreas com risco de geada
Previsão do Inmet indica tempo firme e umidade relativa abaixo de 30% em diversas regiões do país