Clima
Maior parte das lavouras do país deve ter chuvas na próxima semana
Ciclone subtropical previsto para atingir São Paulo e Rio de Janeiro não deve chegar às áreas agrícolas; veja como fica o clima no campo a partir deste fim de semana

Daumildo Júnior | daumildo.junior@estadao.com
15/02/2024 - 18:14

A frente fria que atravessa o país ainda deve ser sentida por boa parte do Brasil, especialmente as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. O litoral do Sudeste, especialmente entre Rio de Janeiro e São Paulo, terão chuvas em consequências de um ciclone subtropical.
O ciclone não deve atingir as áreas agrícolas, segundo o meteorologista da Nottus Alexandre Nascimento. O impacto, caso aconteça, deve ser na logística. “Para os agricultores o impacto é zero, pois vai pegar a costa e talvez a parte mais leste pegando o litoral. Então se for embarcar, pode ter problema”, explicou.
Mesmo com as chuvas constantes, as invernadas não devem durar muito, o que favorece a colheita da safra de soja e o plantio da 2º safra. Confira como fica o clima em cada região para este fim de semana e para a próxima semana.
Região Sul deve ter chuva só a partir do dia 22
Segundo o meteorologista, na retaguarda da passagem da frente fria pelo Sul, o que deve predominar é um “sistema seco”. “A expectativa para as regiões produtoras é de sol e pouca chuva”, colocou Nascimento.
Apesar disso, o calor não deve ser tão intenso como dos últimos dias. Segundo o meteorologista, as temperaturas ficam elevadas, “um pouco acima da média”. A chuva retorna a região a partir do dia 22, quando uma nova frente fria começa a chegar no país.
Chuvas intensas na região Sudeste
Com a última semana carregada de chuvas, a expectativa é de que continue assim ao menos durante o fim de semana, principalmente em Minas Gerais, onde a frente fria atual começa a avançar.
O que é bom para produtores de soja, especialmente do interior paulista. “Eles estão no momento final de enchimento de grãos. Alguns já estão colhendo um pouco ou estão plantando também. Então essa umidade veio em ótimo período”, apontou Nascimento.
Depois do dia 23, a região tende a ficar mais ensolarada, com temperaturas subindo um pouco em relação aos dias anteriores.
Centro-Oeste não deve ter invernadas prolongadas
A frente fria também chega aos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso, além do Distrito Federal. São esperadas mais pancadas de chuva na região, mas a probabilidade de invernadas prolongadas é pequena.
“A chuva dificilmente será em forma de invernada. Pode ter invernada um dia ou outro, mas não de forma prolongada”, esclareceu o meteorologista. Ele também lembrou que isso pode ajudar os agricultores que estão colhendo soja na região, já que as perdas não devem ser relacionadas ao excesso de umidade na colheita, como aconteceu no passado.
O destaque é para o centro-sul de Mato Grosso do Sul, onde não deve haver tanta chuva e sim um tempo firme com calor. “O pessoal que está esperando por mais umidade aí para o enchimento final de grãos ou até pra molhar mais o solo nas áreas recém semeadas vai ter que esperar o final da outra semana para chuvas mais significativas”, afirmou Nascimento.
Matopiba deve seguir tendência do Centro-Oeste
Com a chegada da frente fria na região Nordeste, ela se encontra com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o que deve levar chuvas do Piauí até a Bahia. Segundo Nascimento, deve haver chuvas mais regulares, porém sem invernadas.
Região Norte também deve ter chuvas
Boa parte dos produtores devem ter umidade para o enchimento da soja especialmente nos estados de Rondônia, Acre e sul do Amazonas. Para aqueles mais adiantados, essa umidade deve beneficiar no plantio da 2º safra, seja de milho ou de outra cultura.
Assim como no Matopiba e no Centro-Oeste, a expectativa é de ter pancadas de chuvas, mas sem invernadas prolongadas.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Previsão do tempo: veja como será outubro no Brasil
2
Vai começar o plantio da soja? Veja a previsão de chuva na sua região
3
Frente fria marca início da primavera com chuva e risco de geada
4
RS leva ações pós-enchente à Semana do Clima em Nova Iorque
5
Agência norte-americana eleva para 71% a chance de La Niña
6
Chuvas retornam com a primavera e devem favorecer plantio

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Clima
Fim de semana com temporais no Sul e tempo firme no Centro-Oeste e Sudeste
Instabilidades da Amazônia beneficiam lavouras no Mato Grosso; frente fria avança no domingo e pode trazer temporais com granizo no Sul

Clima
Previsão do tempo: veja como será outubro no Brasil
Inmet prevê chuvas irregulares e calor acima da média em quase todo o País

Clima
Veja como vai ficar o clima neste fim de semana
As regiões Centro-Oeste e Sudeste terão tempo firme, enquanto o Sul deverá receber um volume significativo de chuva

Clima
Chuvas retornam com a primavera e devem favorecer plantio
Estação deve ter precipitações dentro da média no Sudeste e Centro-Oeste; temperaturas podem subir e provocar ondas de calor, mas não duradouras
Clima
Inmet confirma possibilidade de La Niña na safra 2025/2026
De setembro a novembro, o La Niña deve provocar chuva abaixo da média histórica e temperaturas acima da média; confira a previsão
Clima
Sem chuva, MS prorroga emergência ambiental até novembro
Análise técnica aponta temperaturas acima de 38 °C e até 90 dias sem chuva significativa em algumas regiões
Clima
RS leva ações pós-enchente à Semana do Clima em Nova Iorque
Evento começa nesta sexta, 19, e vai até a próxima quinta, 25; programação prevê painéis, reuniões bilaterais e visitas técnicas
Clima
Frente fria marca início da primavera com chuva e risco de geada
Neste fim de semana, já estão previstos temporais com possibilidade de granizo; confira onde