Preços baixos e quebra de safra fazem de 2024 um ano “para profissionais”

Projetos com tecnologia para testes rápidos estão em pesquisa e podem auxiliar produtores no combate à ferrugem asiática e pragas do mamoeiro.

Crédito: Léa Cunha

Desenvolvimento de testes rápidos para agricultura

Projetos liderados por Emanuel Abreu, na Embrapa, visam criar testes rápidos para identificar a ferrugem asiática na soja e viroses em mamoeiros, aumentando a eficácia no controle de doenças.

Crédito: Cláudio Bezerra

Benefícios imediatos para produtores

Os novos testes prometem diagnósticos em apenas 20 minutos, permitindo ação rápida contra as doenças e minimizando perdas, com a expectativa de alcançar uma confiabilidade superior a 95%.

Crédito: Valentin Marlon Vagner

Combate à ferrugem asiática na soja

Em fase de desenvolvimento, um teste visa detectar esporos do fungo causador da ferrugem asiática, auxiliando na decisão de aplicação de defensivos e manejo fitossanitário.

Crédito: Cláudia Vieira Godoy

Detecção de viroses em mamoeiros avança

O kit para viroses do mamoeiro está em fase de escalonamento, com previsão de estar disponível para licenciamento em 2 a 3 anos, visando reduzir significativamente os custos de produção.

Crédito: Claudio Bezerra

Desafios regulatórios e de financiamento

A falta de regulamentação clara e verbas insuficientes representam desafios para a implementação e desenvolvimento dos testes rápidos no setor agropecuário.

Crédito: Claudio Bezerra

Futuro promissor para a detecção de doenças agrícolas

A inovação da Embrapa nos testes rápidos pode significar um avanço significativo no controle de doenças em culturas importantes, aguardando-se a superação de barreiras regulatórias e de financiamento.