PUBLICIDADE

Clima

Chuvas podem paralisar colheitas e semeaduras em boa parte do país; saiba como fica o clima no restante da semana

Pancadas intensas também são esperadas entre o leste de São Paulo e Minas Gerais e em quase todo o Rio de Janeiro

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | daumildo.junior@estadão.com

06/03/2024 - 08:00

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

As precipitações devem se manter de quarta-feira, 06, até sexta-feira, 08. Áreas onde estão sendo colhidos soja ou milho e a safrinha está sendo plantada podem ter as atividades prejudicadas. Veja a previsão completa por região: 

Região Norte 

As chuvas tendem a ocorrer em quase todas as partes da região Norte, com exceção do norte de Roraima. O centro-sul do Tocantins deve ter o tempo mais firme na sexta, 08, mas pancadas de chuvas não são descartadas. 

CONTEÚDO PATROCINADO

Região Nordeste

O centro e o norte do Maranhão devem ter chuvas intensas o que pode favorecer agricultores que ainda não estão colhendo soja por lá. Essas chuvas podem impactar positivamente a produtividade da oleaginosa. 

Outros estados como Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte também terão chuvas. O interior da região Nordeste também tem previsão de pancadas de chuvas nesta quarta, 06. Por lá, essas ocorrências diminuem entre quinta, 07, e sexta, 08. Já o centro da Bahia segue quente e seco.

Região Centro-Oeste

As precipitações continuam em todos os estados da região Centro-Oeste. O tempo pode acabar paralisando por alguns momentos a colheita da soja e do milho primeira safra, além da semeadura do milho segunda safra. Na próxima semana, as chuvas voltam a ser espaçadas permitindo o retorno das atividades em campo.

PUBLICIDADE

“Se por um lado essa condição a partir de semana que vem, de redução da chuva, permite a retomada desses trabalhos, por outro vai aproximando cada vez mais o risco de falta de chuva para fechar uma boa safrinha. Neste ano, a gente tem um risco dessa chuva ir embora antecipadamente”, avalia a meteorologista da Nottus, Desirée Brant.

Acumulados significativos podem ser registrados no leste de Mato Grosso, norte de Goiás e em áreas pontuais do sul goiano. Nessas áreas, em um dia poderá chover entre 40 e 50 milímetros. 

Região Sudeste

Entre o leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e a parte leste de São Paulo, há previsão de pancadas mais intensas. Segundo Brant, essas chuvas podem ser boas para as lavouras de café da região, já que ainda não é época de secagem do grão. 

“A gente não está em momento de colheita e secagem de grãos [de café] majoritariamente. Por enquanto, não traz transtornos para as lavouras, pelo contrário, pode até beneficiar. Pode trazer transtornos maiores para as áreas urbanas”, conclui a meteorologista.

Nos nortes de Minas e do Espírito Santo, o tempo fica mais firme e seco, sendo que a probabilidade de chuvas é baixa. Caso ocorra, devem ser em áreas pontuais. 

Região Sul

O Rio Grande do Sul deve ter um tempo mais aberto nesta quarta, 07. Isso deve mudar com a aproximação do fim de semana, quando as precipitações devem retornar.

Santa Catarina – na região leste, e Paraná devem ter chuvas fortes, o que pode paralisar momentaneamente as atividades de colheita e semeadura nessas áreas.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Novo ciclone traz ventos de 100 km/h a partir de domingo; veja onde

Clima

Novo ciclone traz ventos de 100 km/h a partir de domingo; veja onde

Inmet emitiu alerta de grande perigo para tempestades em áreas do RS, SC, PR e MS; há possibilidade de tornados e risco para áreas agrícolas

Chuvas impulsionam safra, mas excesso preocupa em MG, MT e GO

Clima

Chuvas impulsionam safra, mas excesso preocupa em MG, MT e GO

Inmet projeta boa umidade no Centro-Oeste e Sudeste, mas alerta que déficit hídrico persiste no Amapá, Roraima e em parte da Bahia e Pará

La Niña: atraso da soja acende alerta para o milho safrinha

Clima

La Niña: atraso da soja acende alerta para o milho safrinha

Rio Grande do Sul volta a ser o ponto de atenção com o avanço do fenômeno, mas consultoria destaca que potencial produtivo segue elevado

Tornado destrói granja de suínos e produtor cobra alertas mais precisos

Clima

Tornado destrói granja de suínos e produtor cobra alertas mais precisos

Com ventos de 250 km/h, tornado arrasou granja, matou animais e devastou lavouras no centro-sul do Paraná; veja as imagens

PUBLICIDADE

Clima

Com ventos de até 330 km/h, tornados destruíram propriedades rurais no Paraná

Em Guarapuava e Candói, tornado atingiu granja de suínos e arrancou barracões, silo e casas; chuva retorna a partir de quarta-feira

Clima

Tornado devasta Rio Bonito do Iguaçu e deixa ao menos cinco mortos no Paraná

Análise dos danos e imagens de radar indicaram ventos entre 180 km/h e 250 km/h, mas há indícios de picos acima de 250 km

Clima

Defesa Civil do RS amplia alerta de risco severo para ventos, chuva e granizo; veja o deslocamento do ciclone

Ilópolis (RS) atingiu o maior índice de chuva, 84 milímetros nas últimas seis horas; Paraná registrou rajadas de vento acima dos 70km/h

Clima

Ciclone extratropical pode causar tornados no RS e ventos de até 115 km/h em SP

Sistema se forma no Sul nesta sexta, 7, e avança para o Sudeste; Defesas Civis das duas regiões emitem alerta e anunciam ação integrada

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.