AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Clima

Chuvas podem paralisar colheitas e semeaduras em boa parte do país; saiba como fica o clima no restante da semana

Pancadas intensas também são esperadas entre o leste de São Paulo e Minas Gerais e em quase todo o Rio de Janeiro

2 minutos de leitura

06/03/2024 | 08:00

Por: Daumildo Júnior | daumildo.junior@estadão.com

Lavoura com clima chuvoso
Foto: Adobe Stock

As precipitações devem se manter de quarta-feira, 06, até sexta-feira, 08. Áreas onde estão sendo colhidos soja ou milho e a safrinha está sendo plantada podem ter as atividades prejudicadas. Veja a previsão completa por região: 

Região Norte 

As chuvas tendem a ocorrer em quase todas as partes da região Norte, com exceção do norte de Roraima. O centro-sul do Tocantins deve ter o tempo mais firme na sexta, 08, mas pancadas de chuvas não são descartadas. 

Região Nordeste

O centro e o norte do Maranhão devem ter chuvas intensas o que pode favorecer agricultores que ainda não estão colhendo soja por lá. Essas chuvas podem impactar positivamente a produtividade da oleaginosa. 

Outros estados como Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte também terão chuvas. O interior da região Nordeste também tem previsão de pancadas de chuvas nesta quarta, 06. Por lá, essas ocorrências diminuem entre quinta, 07, e sexta, 08. Já o centro da Bahia segue quente e seco.

Região Centro-Oeste

As precipitações continuam em todos os estados da região Centro-Oeste. O tempo pode acabar paralisando por alguns momentos a colheita da soja e do milho primeira safra, além da semeadura do milho segunda safra. Na próxima semana, as chuvas voltam a ser espaçadas permitindo o retorno das atividades em campo.

“Se por um lado essa condição a partir de semana que vem, de redução da chuva, permite a retomada desses trabalhos, por outro vai aproximando cada vez mais o risco de falta de chuva para fechar uma boa safrinha. Neste ano, a gente tem um risco dessa chuva ir embora antecipadamente”, avalia a meteorologista da Nottus, Desirée Brant.

Acumulados significativos podem ser registrados no leste de Mato Grosso, norte de Goiás e em áreas pontuais do sul goiano. Nessas áreas, em um dia poderá chover entre 40 e 50 milímetros. 

Região Sudeste

Entre o leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e a parte leste de São Paulo, há previsão de pancadas mais intensas. Segundo Brant, essas chuvas podem ser boas para as lavouras de café da região, já que ainda não é época de secagem do grão. 

“A gente não está em momento de colheita e secagem de grãos [de café] majoritariamente. Por enquanto, não traz transtornos para as lavouras, pelo contrário, pode até beneficiar. Pode trazer transtornos maiores para as áreas urbanas”, conclui a meteorologista.

Nos nortes de Minas e do Espírito Santo, o tempo fica mais firme e seco, sendo que a probabilidade de chuvas é baixa. Caso ocorra, devem ser em áreas pontuais. 

Região Sul

O Rio Grande do Sul deve ter um tempo mais aberto nesta quarta, 07. Isso deve mudar com a aproximação do fim de semana, quando as precipitações devem retornar.

Santa Catarina – na região leste, e Paraná devem ter chuvas fortes, o que pode paralisar momentaneamente as atividades de colheita e semeadura nessas áreas.

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Clima

1

Inverno deve favorecer trigo e frutas de temporada

Inverno deve favorecer trigo e frutas de temporada
2

Cooperativa agrícola gaúcha é destruída por microexplosão 

Cooperativa agrícola gaúcha é destruída por microexplosão 
3

Temporais voltam ao Sul do país com acumulados de até 300mm

Temporais voltam ao Sul do país com acumulados de até 300mm
4

Temporais no Sul e tempo seco com risco de queimadas no Centro-Oeste

Temporais no Sul e tempo seco com risco de queimadas no Centro-Oeste
5

Julho começa com frio, mas clima esquenta durante a semana

Julho começa com frio, mas clima esquenta durante a semana
6

Frio e geada: veja o que esperar para o clima neste fim de semana

Frio e geada: veja o que esperar para o clima neste fim de semana

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas