Chuvas podem paralisar colheitas e semeaduras em boa parte do país; saiba como fica o clima no restante da semana | Agro Estadão Chuvas podem paralisar colheitas e semeaduras em boa parte do país; saiba como fica o clima no restante da semana | Agro Estadão
apresenta
oferece
PUBLICIDADE

Clima

Chuvas podem paralisar colheitas e semeaduras em boa parte do país; saiba como fica o clima no restante da semana

Pancadas intensas também são esperadas entre o leste de São Paulo e Minas Gerais e em quase todo o Rio de Janeiro

2 minutos de leitura 06/03/2024 - 08:00

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | daumildo.junior@estadão.com

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

As precipitações devem se manter de quarta-feira, 06, até sexta-feira, 08. Áreas onde estão sendo colhidos soja ou milho e a safrinha está sendo plantada podem ter as atividades prejudicadas. Veja a previsão completa por região: 

Região Norte 

As chuvas tendem a ocorrer em quase todas as partes da região Norte, com exceção do norte de Roraima. O centro-sul do Tocantins deve ter o tempo mais firme na sexta, 08, mas pancadas de chuvas não são descartadas. 

Região Nordeste

O centro e o norte do Maranhão devem ter chuvas intensas o que pode favorecer agricultores que ainda não estão colhendo soja por lá. Essas chuvas podem impactar positivamente a produtividade da oleaginosa. 

Outros estados como Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte também terão chuvas. O interior da região Nordeste também tem previsão de pancadas de chuvas nesta quarta, 06. Por lá, essas ocorrências diminuem entre quinta, 07, e sexta, 08. Já o centro da Bahia segue quente e seco.

Região Centro-Oeste

As precipitações continuam em todos os estados da região Centro-Oeste. O tempo pode acabar paralisando por alguns momentos a colheita da soja e do milho primeira safra, além da semeadura do milho segunda safra. Na próxima semana, as chuvas voltam a ser espaçadas permitindo o retorno das atividades em campo.

PUBLICIDADE

“Se por um lado essa condição a partir de semana que vem, de redução da chuva, permite a retomada desses trabalhos, por outro vai aproximando cada vez mais o risco de falta de chuva para fechar uma boa safrinha. Neste ano, a gente tem um risco dessa chuva ir embora antecipadamente”, avalia a meteorologista da Nottus, Desirée Brant.

Acumulados significativos podem ser registrados no leste de Mato Grosso, norte de Goiás e em áreas pontuais do sul goiano. Nessas áreas, em um dia poderá chover entre 40 e 50 milímetros. 

Região Sudeste

Entre o leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e a parte leste de São Paulo, há previsão de pancadas mais intensas. Segundo Brant, essas chuvas podem ser boas para as lavouras de café da região, já que ainda não é época de secagem do grão. 

“A gente não está em momento de colheita e secagem de grãos [de café] majoritariamente. Por enquanto, não traz transtornos para as lavouras, pelo contrário, pode até beneficiar. Pode trazer transtornos maiores para as áreas urbanas”, conclui a meteorologista.

Nos nortes de Minas e do Espírito Santo, o tempo fica mais firme e seco, sendo que a probabilidade de chuvas é baixa. Caso ocorra, devem ser em áreas pontuais. 

Região Sul

O Rio Grande do Sul deve ter um tempo mais aberto nesta quarta, 07. Isso deve mudar com a aproximação do fim de semana, quando as precipitações devem retornar.

Santa Catarina – na região leste, e Paraná devem ter chuvas fortes, o que pode paralisar momentaneamente as atividades de colheita e semeadura nessas áreas.

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Clima

Fim de semana terá chuvas entre o Sudeste e o Centro-Oeste

Fim de semana terá chuvas entre o Sudeste e o Centro-Oeste

Previsão para dezembro é de chuvas intensas e calor em boa parte do país; chance de La Niña diminui

Clima

Mapeamento feito pela Embrapa aponta áreas no PR com maior risco de catástrofes climáticas

Mapeamento feito pela Embrapa aponta áreas no PR com maior risco de catástrofes climáticas

Intenção é que dados integrem sistema da Defesa Civil e um grupo de auxílio seja criado para atuar em ações preventivas

Clima

Chuva e calor marcam última semana de novembro

Chuva e calor marcam última semana de novembro

Temperatura pode alcançar máximas de 35°C em MS, MT, SP e PR; enquanto frente fria avança e provoca chuvas intensas no RS

Clima

Tecnologia pode transformar o campo diante de crise climática

Tecnologia pode transformar o campo diante de crise climática

Soluções como integração lavoura-pecuária e plantio direto reduzem impactos ambientais e aumentam a eficiência, mas pequenos produtores ainda enfrentam barreiras de acesso e é preciso financiamento

PUBLICIDADE

Semana com previsão de pancadas de chuvas esparsas por todo o Brasil

No feriado de 20 de novembro há risco de temporais no Rio Grande do Sul

Chuva intensa marca fim de semana no Sudeste e Centro-Oeste

Corredor de umidade predomina até segunda-feira, 18, e beneficia condições para safra agrícola em várias regiões

Frente fria provoca chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste até sábado

Corredor de umidade entre São Paulo e Roraima só deve perder forças no domingo, 17, quando as chuvas poderão voltar a se formar no Sul; previsões favorecem agricultura

Chuva no Centro-Norte e temperaturas mais baixas no Centro-Sul: confira o clima no fim de semana

Chuva pode provocar transbordamentos e deslizamentos de terra no RJ, MG, ES e sul da BA, rajadas de vento na costa entre o RJ e a BA, e ressaca marítima do RJ até o ES

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.