Clima
Chuvas abaixo da média podem afetar semeadura da soja 2024/25 em MT, diz Imea
Apesar desse cenário, o Imea mantém a estimativa de área plantada em 12,66 milhões de hectares, 1,47% mais em relação ao ciclo anterior
Broadcast Agro
03/09/2024 - 13:59

São Paulo, 3 – As previsões climáticas para a safra de soja 2024/25 em Mato Grosso indicam chuvas abaixo da média histórica, o que pode afetar negativamente o ritmo da semeadura no início da temporada, segundo relatório divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Apesar desse cenário, o Imea mantém a estimativa de área plantada em 12,66 milhões de hectares, 1,47% mais em relação ao ciclo anterior.
“O risco de chuvas tardias e de baixo volume pode comprometer a umidade do solo, essencial para o desenvolvimento das plantas nas fases iniciais”, destaca o Imea. A produtividade, no entanto, foi mantida em 57,97 sacas por hectare, aumento de 11,15% em comparação ao último ciclo. Com isso, a produção total de soja no Estado deve alcançar 44,04 milhões de toneladas, 12,78% acima da safra anterior.
No relatório, o Imea aponta que as exportações de soja de Mato Grosso em 2024/25 devem ser de 26,91 milhões de toneladas, um crescimento de 4,02% na comparação anual. O consumo interno também segue em alta, com as esmagadoras estimando processar 12,71 milhões de toneladas, uma alta de 2,55%. Já o consumo entre Estados apresentou uma leve queda de 2,75%, com projeção de 4,25 milhões de toneladas.
Os estoques finais de soja para a safra 2024/25 foram ajustados para baixo, com estimativa de 290 mil toneladas, uma redução de 13,82% em relação ao mês anterior, refletindo a forte demanda interna e externa pelo grão.
Milho
A demanda por milho de Mato Grosso da safra 2023/24 está 6,08% abaixo da demanda da safra 2022/23, informou o Imea, no boletim semanal. Entre os motivos, está um nível mais baixo de exportações do grão e também um consumo interestadual mais baixo. Já o consumo dentro do Estado cresceu, sobretudo por causa das usinas de etanol de milho.
Segundo o relatório do Imea, a demanda pelo milho mato-grossense está estimada em 48,2 milhões de toneladas, ante uma oferta de 49,33 milhões de toneladas. “Quando observado o consumo mato-grossense, este se encontra com 15,9 milhões de toneladas, 6,42% maior que na safra 2022/23”, diz o Imea. “Esse incremento é puxado, principalmente, pela alta no consumo de milho por parte das usinas de etanol, que representam 73,83% do montante do consumido em Mato Grosso”, cita o instituto no boletim.
Já as exportações, quando comparadas à da safra anterior, estão 9,63% menores, embora apresentem a maior participação (56,65%) dentro da demanda do Estado. Já no que se refere ao consumo interestadual, a projeção do Imea é de 4,99 milhões de toneladas, 14,26% menor que a safra 2022/23. “Por fim, com o reajuste na oferta e demanda, o estoque final para o ciclo ficou em 1,13 milhões de toneladas”, disse.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
La Niña persiste em 2026; saiba como será a atuação nas principais regiões produtoras
2
Onda de calor pode levar temperaturas a até 41 °C; veja onde
3
Chuvas provocam estragos em SC, mantêm alerta e exigem atenção na virada do ano
4
Calor acima da média e chuva irregular marcam a virada do ano no Brasil
5
Calor e temporal: fim de semana já tem cara de verão; veja a previsão para sua região
6
Frio fora de época traz geada ao Sul do Brasil; veja imagens
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
PR: Tornado em São José dos Pinhais é classificado como F2
Com ventos estimados entre 180 km/h e 253 km/h, fenômeno atingiu 350 casas no último sábado, impactando 1,2 mil pessoas
Clima
La Niña perde força e El Niño entra no radar para o segundo semestre
Projeções apontam rápida transição para o período de neutralidade e probabilidade de 57% de ocorrência de El Niño entre julho e setembro
Clima
Calor intenso e ciclone extratropical marcam o fim de semana; veja onde
Centro-Sul e Matopiba enfrentam estresse hídrico, enquanto ciclone extratropical pode provocar ventos fortes, granizo e chuva volumosa no Sul
Clima
Ano começa com cenário climático desafiador; veja a previsão para janeiro
Inmet prevê volumes desiguais de chuva e temperaturas elevadas, com impactos diretos sobre a atividade agropecuária
Clima
País tem geada e alerta vermelho de chuva intensa; veja regiões atingidas
SC e RS registraram frio típico de inverno; corredor de umidade mantém volumes de chuva elevados até sexta-feira, 9
Clima
Chuvas provocam estragos em SC, mantêm alerta e exigem atenção na virada do ano
Estado tem risco elevado de alagamentos nesta quarta-feira, 31; no País, tempo segue instável em várias regiões
Clima
Calor acima da média e chuva irregular marcam a virada do ano no Brasil
Onda de calor avança sobre Sul, Sudeste e Centro-Oeste até domingo; precipitação segue mal distribuída e eleva riscos no campo e nas cidades
Clima
Onda de calor pode levar temperaturas a até 41 °C; veja onde
Avisos indicam calor persistente e risco à saúde até segunda-feira, 29, em áreas do Sudeste, Sul e Centro-Oeste