Clima
Alerta de temporais e ventos acima de 100km/hora no Sul do País
Frente fria que se forma no sul muda o tempo em todo o país; para o centro, o alerta é para mais uma onda de calor
Fernanda Farias | Porto Alegre | fernanda.farias@estadao.com
22/08/2024 - 14:35
O Inmet alerta para tempestade que pode chegar a 100 mm de chuvas acumulados no dia e ventos intensos, entre 60 e 100 km/h, com chance de queda de granizo na região Sul do Brasil. O alerta vale até às 10h desta sexta-feira para o Oeste e Sudoeste do Paraná; Oeste e Sul de Santa Catarina; Noroeste e Centro do Rio Grande do Sul, além da Região Metropolitana de Porto Alegre (parte laranja do mapa).
O comunicado do Inmet fala em “risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos” a partir das 18h desta quinta, 22. Além disso, as temperaturas devem cair entre 3ºC e 5ºC nos próximos dias nos estados gaúcho e catarinense, parte do Paraná e de Mato Grosso do Sul (parte amarela do mapa).
Já para as regiões do Centro e Norte do Paraná, passando por São Paulo; leste de Mato Grosso do Sul; Centro-Sul de Mato Grosso; sul de Goiás e do sul de Minas Gerais até a Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Inmet prevê uma onda de calor (parte vermelha). Nesse caso, a temperatura fica 5º C acima da média por mais de cinco dias seguidos. O alerta de grande perigo vale até às 23h59 desta sexta, 23.
Mudança no tempo é resultado de ciclone extratropical no oceano
As imagens nos mapas abaixo mostram a passagem da frente fria pela região sul do país, em que os tons de vermelho indicam volumes entre 50 mm e 70mm; o rosa mais forte entre 70 mm e 90mm; o rosa mais claro entre 90 mm e 125 mm e o cinza acima de 125 mm.
No primeiro mapa, a previsão de acumulado de chuva para as próximas 24 horas indica mais de 125 mm na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, alcançando parte do sudoeste do Paraná.
No mapa para 48 horas, a frente fria cobre o norte gaúcho, todo o estado de Santa Catarina avança pelo Paraná e na maior parte de Mato Grosso do Sul. No fim de semana, a chuva deve continuar no Paraná e em São Paulo, mas a partir de segunda, 26, a frente já estará sobre o oceano.
Cuiabá é a região mais quente do Brasil
A capital de Mato Grosso vem sendo a região mais quente do país desde o dia 15 de agosto, com temperaturas acima de 40ºC. Segundo análise da Climatempo a partir de medições do Inmet, fez 42,2º C no dia 18 de agosto. Essa foi a máxima temperatura do ano até agora.
Essa onda de calor está deixando os termômetros próximos dos 40ºC em vários estados brasileiros, especialmente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
La Niña retorna e desafia a produção agropecuária
2
Verão 2024/25 terá chuvas acima da média e temperaturas mais amenas
3
Semana do Natal é marcada por chuva volumosa e persistente
4
Chuva e tempo quente: veja como será o clima em janeiro
5
Mato Grosso do Sul será o estado mais quente do país nesta semana
6
Inmet alerta para grande perigo de chuvas em áreas de MG, BA e ES
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Previsão do tempo: chuva volumosa e calor intenso no Brasil
Clima extremo exige atenção dos produtores para excesso de chuva no Norte e seca no Sul
Clima
La Niña retorna e desafia a produção agropecuária
Confirmada pelo NOAA, La Niña deve provocar mais chuvas no Norte e Nordeste do Brasil e tempo seco e irregular no Centro-Sul
Clima
Inmet alerta para grande perigo de chuvas em áreas de MG, BA e ES
Precipitações podem superar 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia; alerta vale até sexta
Clima
Mato Grosso do Sul será o estado mais quente do país nesta semana
Previsão é de chuva recorrente e volumosa no centro-norte brasileiro; aumento na nebulosidade reduz a incidência de luz solar em várias regiões
Clima
Chuva e tempo quente: veja como será o clima em janeiro
Inmet prevê temperatura 1ºC mais alta em todas as regiões; alguns estados devem ter chuvas acima da média neste primeiro mês de 2025
Clima
Semana do Natal é marcada por chuva volumosa e persistente
Faixa de nebulosidade se estende da costa do Sudeste até o interior do Brasil; chuva garante bons índices de água para o solo das lavouras
Clima
Verão 2024/25 terá chuvas acima da média e temperaturas mais amenas
A previsão é de um La Ninã de fraca intensidade; dezembro e janeiro devem ter invernada, o que pode comprometer o manejo das lavouras
Clima
Semana é marcada por chuvas no centro-norte brasileiro
Tempestade Biguá perde intensidade, mas ventos continuam moderados no RS