PUBLICIDADE
Nome Colunistas

Tirso Meirelles

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp)

Esse texto trata de uma opinião do colunista e não necessariamente reflete a posição do Agro Estadão

Opinião

Não criminalizem o agro!

Vivemos mais um momento frágil para o setor agropecuário. Os incêndios que atingiram várias cidades do interior paulista reacenderam as insinuações sobre a participação dos produtores rurais nessa tragédia

31/08/2024 - 09:00

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

São anos de trabalho e investimentos que se transformaram em cinzas e irão obrigar o produtor a investir muitas vezes o que não tem na recuperação de suas terras. Plantações e florestas, que foram devastadas. Além de muita dor e perdas a milhares de famílias. Ao contrário do que alguns pensam, o agro é o maior defensor do meio ambiente, pois entende a importância para o desenvolvimento do campo e a continuidade do seu negócio.

Os produtores rurais têm um papel crucial na preservação das Áreas de Proteção Permanente (APPs) e das Reservas Legais, que são essenciais para a manutenção dos ecossistemas, a proteção da biodiversidade e a regulação do clima. As APPs, como matas ciliares e encostas, desempenham funções vitais na proteção dos recursos hídricos, evitando erosão, enchentes e deslizamentos, além de contribuir para a qualidade da água. As Reservas Legais, por sua vez, são áreas dentro das propriedades mantidas com vegetação nativa, garantindo a preservação de habitats e da biodiversidade. 

A prática de incêndio é crime, sujeito à pena de reclusão de três a seis anos. O produtor rural já arca com a responsabilidade de manter reservas legais, por entender a importância do Código Florestal – uma conquista após muita luta, para o meio ambiente e para a perspectiva de mercado. Como vítima da catástrofe e frequentemente visto com desconfiança por aqueles fora do setor, ele terá que se responsabilizar pela recuperação das florestas, pastagens e da própria cultura, além de restaurar a terra para cultivo ou adquirir novos animais.

A preservação dessas áreas não é apenas uma questão ambiental, mas também de sustentabilidade econômica para o agronegócio. Práticas agrícolas que respeitam as APPs e Reservas Legais contribuem para a manutenção da saúde do solo e dos recursos hídricos, que são imprescindíveis para a produção a longo prazo. A conservação dessas áreas ajuda a prevenir a degradação do solo, mantendo sua fertilidade e reduzindo a necessidade de insumos químicos, o que diminui os custos de produção e aumenta a eficiência das operações agrícolas.  

Preservar o meio ambiente é estratégico para a reputação e competitividade dos produtos brasileiros no mercado global. O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo, e a conformidade com as normas ambientais é cada vez mais exigida por consumidores e parceiros comerciais internacionais. O compromisso com a conservação ambiental agrega valor aos seus produtos, acessa mercados que priorizam a sustentabilidade e fortalece a imagem do agronegócio brasileiro como um setor responsável e consciente.

Portanto, não criminalizem o agronegócio. Os produtores rurais são as maiores vítimas dessa catástrofe e esperam que os culpados sejam identificados e paguem pelo crime que cometeram.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Insegurança jurídica setorial e seus reflexos na Economia e na atração de investimentos internacionais

Opinião

Insegurança jurídica setorial e seus reflexos na Economia e na atração de investimentos internacionais

Setores como infraestrutura, energia limpa, bioeconomia e exportações também sentem os reflexos de um ambiente regulatório volátil

Marcello Brito loading="lazy"
Opinião:

Marcello Brito

A moeda dos Brics

Opinião

A moeda dos Brics

Uma moeda comum entre os países do BRICS segue distante; o que pode evoluir são os sistemas interligados de pagamento

Welber Barral loading="lazy"
Opinião:

Welber Barral

Feiras e exposições reforçam o protagonismo da pecuária paulista

Opinião

Feiras e exposições reforçam o protagonismo da pecuária paulista

Investimentos em genética, manejo, nutrição e bem-estar animal garantem produtos de alta qualidade para o consumo interno e para exportação

Tirso Meirelles loading="lazy"
Opinião:

Tirso Meirelles

Genes e Algoritmos: a nova engenharia do mundo

Opinião

Genes e Algoritmos: a nova engenharia do mundo

A convergência entre inteligência artificial e biotecnologia está transformando o mundo que conhecemos, de forma acelerada e irreversível.

Celso Moretti loading="lazy"
Opinião:

Celso Moretti

PUBLICIDADE

Opinião

Política agrícola: esperando agosto

Depois que China, União Europeia, Japão e outros países fecharam acordos com os EUA, Brasil faz o que pode enquanto aguarda a sexta-feira

José Carlos Vaz loading="lazy"
Opinião:

José Carlos Vaz

Opinião

A transparência que devemos cultivar em Transição Energética

Setor de biocombustíveis enfrenta dano causado por distribuidoras que não cumpriram metas de aquisição de Créditos de Descarbonização (CBIOs)

Francisco Turra loading="lazy"
Opinião:

Francisco Turra

Opinião

O Brasil precisa voltar a produzir ureia – e com urgência

A vulnerabilidade na oferta de fertilizantes compromete a produtividade, eleva os custos e ameaça a competitividade do campo

Celso Moretti loading="lazy"
Opinião:

Celso Moretti

Opinião

Terras raras e os interesses do Brasil

Detentor de reservas relevantes mas pouco exploradas, país precisa de estratégia para não repetir papel exportador de matérias-primas.

Welber Barral loading="lazy"
Opinião:

Welber Barral

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.