Marcos Fava Neves
Especialista em Planejamento Estratégico do Agronegócio
Esse texto trata de uma opinião do colunista e não necessariamente reflete a posição do Agro Estadão
Opinião
Marcos Fava Neves: 5 pontos para ficar de olho no mercado agro em maio
Consolidação da área de plantio nos EUA e desenvolvimento da 2ª safra de milho no Brasil são destaques no 5º mês de 2025
06/05/2025 - 08:00

Ponto 1. Avanço do plantio da safra 2025/26 de grãos dos EUA
É necessário acompanhar os números reais da safra norte-americana de grãos versus as estimativas de área plantada por cultura, com atenção ao milho (área maior) e à soja (área pouco menor), observando o clima, principal ponto neste momento.
No mês passado, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estimou uma área de milho de 38,6 milhões de hectares (mi ha) — 5,2% ou 1,9 mi ha superior à temporada anterior. A área de soja foi projetada em 33,8 mi de ha, com queda de 4,0% em comparação com o ciclo 2024/25.
Ponto 2. Desenvolvimento e condições das lavouras de milho 2ª safra no Brasil
A previsão climática é o ponto-chave para definição da oferta do cereal, lembrando que nos últimos quatro relatórios, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou ampliação das suas projeções — saindo de 122,8 milhões de toneladas (março) para 124,7 milhões de toneladas (abril). Se confirmada, a oferta do cereal será 7,8% superior à do ciclo passado. Atenção: aparentemente, há muito milho a caminho.
Ponto 3. Safra brasileira de café e laranja
Haverá uma atenção especial também para o café, em fase inicial de colheita. Deve-se observar a melhora do clima e recente desvalorização dos preços, mesmo com cenário logístico preocupante diante da falta de estoques nos portos e atraso nas exportações. Segundo projeções do Rabobank e Itaú BBA a safra brasileira de café 2025/26 deve recuar entre 3,0% e 6,4% frente 2024/25.
Além disso, vamos acompanhar a produção de laranja, onde neste início de maio, o Fundecitrus divulga a 1ª estimativa para a safra 2025/26 e poderemos avaliar os impactos do clima no final de 2024 e a melhora recente.
Ponto 4. Vendas externas de carnes, especialmente bovina e de frango
O cenário é bastante positivo nas carnes de frangos, com possibilidade de mais compras por parte dos países árabes diante da situação da gripe aviária nos Estados Unidos. No caso dos bovinos, os EUA podem reduzir as compras da carne brasileira como estratégia para proteção da indústria local. Já acompanhamos líderes do setor brasileiro buscando diálogo diplomático para evitar prejuízos.
Ponto 5. Geopolítica mundial e câmbio
Continuaremos acompanhando a situação da geopolítica global, os impactos das taxações de Trump (que tem trazido uma baixa na avaliação de seu governo pela população), além do cenário econômico, especialmente nos EUA e na China. Devemos observar ainda o câmbio, que voltou a cair nas últimas semanas, encerrando a R$ 5,63 na sexta-feira, 02.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Opinião
1
Qual o custo do futuro?
2
Comércio Internacional em 2026: A (Des)Ordem Globalizada
3
Marcos Fava Neves: em janeiro, quais os 5 pontos para ficar de olho?
4
Com biodiesel, Brasil consolida bioeconomia de baixo carbono
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Opinião
Marcos Fava Neves: em janeiro, quais os 5 pontos para ficar de olho?
Dólar, preços internacionais, demanda asiática e produtividade das lavouras devem exigir maior gestão dos produtores rurais no próximo ano
loading="lazy"
Marcos Fava Neves
Opinião
Comércio Internacional em 2026: A (Des)Ordem Globalizada
Exportadores encaram um ambiente volátil, marcado pela imprevisibilidade e por decisões políticas que enfraquecem regras multilaterais
loading="lazy"
Welber Barral
Opinião
Qual o custo do futuro?
Os perigos das recentes aprovações do Congresso brasileiro no campo agroambiental para a economia e a dinâmica dos negócios
loading="lazy"
Marcello Brito
Opinião
Com biodiesel, Brasil consolida bioeconomia de baixo carbono
Com recordes de produção e de consumo – e metas ampliadas de mistura –, o biodiesel é pilar de uma matriz energética mais sustentável e estratégica para o País
loading="lazy"
Francisco Turra
Opinião
Marcos Fava Neves: 5 pontos do agro para acompanhar em dezembro
Safra, dólar, tarifas e crédito verde: conheça os assuntos que os produtores devem monitorar neste fim de ano
loading="lazy"
Marcos Fava Neves
Opinião
Tarifas e a suprema corte dos EUA
Mesmo que a Casa Branca perca e as tarifas sejam consideradas inconstitucionais, Washington ainda dispõe de meios para impor barreiras comerciais.
loading="lazy"
Welber Barral
Opinião
COP 30: biodiesel brasileiro ganha protagonismo no debate global
Biodiesel tornou-se símbolo de uma equação rara entre eficiência energética, impacto ambiental positivo e desenvolvimento social.
loading="lazy"
Francisco Turra
Opinião
Marcos Fava Neves: 5 pontos para ficar de olho no mercado agro em novembro
Clima, China e Estados Unidos definem o futuro de oferta e preços dos grãos
loading="lazy"
Marcos Fava Neves