Teresa Vendramini
Produtora Rural, ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira
Esse texto trata de uma opinião do colunista e não necessariamente reflete a posição do Agro Estadão
Opinião
Alimento é símbolo da paz!
Teresa Vendramini fala sobre segurança alimentar e a necessidade acabar com a desigualdade
07/02/2024 - 14:56

O termo que mais tenho ouvido ultimamente é “segurança alimentar”. Palavras que começaram a ser usadas durante a Primeira Guerra Mundial na Europa. Um período em que ficou claro que um país poderia controlar o outro detendo o fornecimento de comida. Passaram-se décadas, e a ideia de país independente e forte continua sendo aquele com capacidade agrícola e armas.
Mas chegou a hora de mudar essa narrativa. É preciso resolver de vez as desigualdades, especialmente pondo fim à fome, que ainda atinge 2,3 bilhões de pessoas no mundo (dados da FAO), sendo 21 milhões apenas no Brasil. O alimento precisa deixar de ser exemplo de poder para se tornar símbolo da paz. A comida deve ser compartilhada, e cabe aos países desenvolvidos o papel de estabelecer cooperação com países mais pobres e resolver esse problema secular.
É isso que o Brasil pretende à frente da presidência do G20 em 2024. O caminho começou a ser traçado durante o fórum B20, realizado no Rio de Janeiro, onde iniciou-se uma força-tarefa fixada em cinco pilares centrais: combater a fome, a pobreza e as desigualdades; valorizar o capital humano; promover a resiliência das cadeias globais de valor; promover uma transição justa para zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa; e aumentar a produtividade por meio da inovação. Esses pilares convergem para o tema central de um crescimento inclusivo e um futuro sustentável.
Para isso, foram instalados grupos de trabalho e o Agro está presente em muitas das discussões, como transição energética, sistemas de alimentos, agricultura sustentável e até igualdade de gênero. Sim, a fome tem gênero – mas isso é assunto para outro artigo. Vamos, portanto, estabelecer propostas de ações estratégicas que serão apresentadas na Cúpula de Líderes do G20, em novembro, no Rio de Janeiro.
Importante dizer que é a sociedade civil organizada para propor soluções para mazelas que, muitas vezes, grandes líderes mundiais desconhecem, muito menos vivenciaram. Pessoas como eu, produtora rural, que estou tendo a honra em fazer parte do Conselho Consultivo do B20, que levará a realidade do campo para o centro do debate em busca de soluções sustentáveis do ponto de vista social, econômico e ambiental.
O agronegócio brasileiro tem muito a ensinar para o mundo. Temos excelência em tecnologia, produtividade e sustentabilidade. Mas teremos grandes desafios pela frente, como nos organizarmos cada vez mais em cadeias de valor, combater as mudanças climáticas, reduzir o desperdício de alimentos, estimular a agricultura familiar e, assim, fortalecer o sistema global alimentar.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Opinião
1
Tarifas e a suprema corte dos EUA
2
Marcos Fava Neves: 5 pontos do agro para acompanhar em dezembro
3
COP 30: biodiesel brasileiro ganha protagonismo no debate global
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Opinião
Marcos Fava Neves: 5 pontos do agro para acompanhar em dezembro
Safra, dólar, tarifas e crédito verde: conheça os assuntos que os produtores devem monitorar neste fim de ano
loading="lazy"
Marcos Fava Neves
Opinião
Tarifas e a suprema corte dos EUA
Mesmo que a Casa Branca perca e as tarifas sejam consideradas inconstitucionais, Washington ainda dispõe de meios para impor barreiras comerciais.
loading="lazy"
Welber Barral
Opinião
COP 30: biodiesel brasileiro ganha protagonismo no debate global
Biodiesel tornou-se símbolo de uma equação rara entre eficiência energética, impacto ambiental positivo e desenvolvimento social.
loading="lazy"
Francisco Turra
Opinião
Marcos Fava Neves: 5 pontos para ficar de olho no mercado agro em novembro
Clima, China e Estados Unidos definem o futuro de oferta e preços dos grãos
loading="lazy"
Marcos Fava Neves
Opinião
Swap EUA-Argentina como estratégia geopolítica
Apoio de Trump ao governo de Milei deixa claro que a ajuda é condicional e persiste enquanto houver convergência ideológica
loading="lazy"
Welber Barral
Opinião
O campo pede respeito
Aumento de impostos e ineficiência federal ameaçam competitividade e empregos rurais
loading="lazy"
Tirso Meirelles
Opinião
A maturidade do biodiesel nacional na COP 30
Com impacto direto no agronegócio, biodiesel se consolidou como uma solução mais efetiva de curto prazo para a descarbonização
loading="lazy"
Francisco Turra
Opinião
Marcos Fava Neves: 5 pontos para ficar de olho no mercado agro em outubro
Início de uma nova safra exige atenção dos produtores ao clima, ao dólar, aos EUA e às oportunidades em novos mercados
loading="lazy"
Marcos Fava Neves