Agropolítica
Fiscais agropecuários intensificam paralisação até nova reunião marcada para 29 de fevereiro
Reunião realizada nesta quinta-feira, 15, com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos terminou sem acordo

Daumildo Júnior | daumildo.junior@estadao.com
16/02/2024 - 12:21

Os auditores fiscais agropecuários intensificarão as paralisações a partir de segunda-feira, 19. A medida é uma resposta à reunião realizada na última quinta, 15, com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que terminou sem acordo. Uma nova rodada está prevista para acontecer no dia 29 de fevereiro.
Ao Agro Estadão, o presidente do Anffa Sindical (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários), Janus Pablo Macedo, disse que esse reforço na mobilização deve acontecer com mais auditores aderindo à chamada operação Reestruturação. Nessa ação, os fiscais trabalham as 40 horas semanais, mas não fazem horas extras, como acontece nos fins de semana e feriados. Com isso, as atividades, como emissões de certificados e análises laboratoriais ficam mais lentas.
“Esse recrudescimento do movimento se dará pela entrada de novos colegas que ficaram muito insatisfeitos com a proposta [apresentada pelo Ministério], pois fica muito longe dos anseios da categoria. Outra coisa é que muitos chefes já colocaram seus cargos à disposição para um eventual plano de entrega de cargos”, explicou.
De acordo com Macedo, a proposta da pasta de Gestão foi um aumento salarial de aproximadamente 14,5%, sendo que a primeira parte seria de 9% começando a partir de maio de 2025 e a segunda parte de 4,5%, em maio de 2026. Já para os técnicos, ou seja, fiscais que têm apenas o nível técnico, a oferta foi de cerca de 10% de reajuste. A entidade pede, além do aumento, que esses prazos sejam revistos.
Na visão do presidente do sindicato, esse reajuste proposto não atende ao que é pedido, que seria uma reestruturação semelhante a de outros auditores fiscais, como da Receita Federal e do Trabalho. Além do aumento salarial, a categoria também pede a contratação de mais auditores.
O Agro Estadão entrou em contato com o Ministério da Gestão, mas até o momento da publicação desta reportagem não teve resposta.
Concurso Nacional Unificado não atende demanda atual dos fiscais agropecuários
Macedo também falou que a entidade está levando em consideração o Concurso Público Nacional Unificado, que será realizado no próximo dia 05 de maio e que traz 200 vagas para auditores fiscais. Mas alertou que esse número não cobre nem mesmo os servidores que podem se aposentar.
“Em torno de trezentos colegas podem se aposentar a qualquer tempo. A reposição de auditores fiscais agropecuários é urgente. Seria no mínimo umas 800 vagas para a gente sair dessa execução de rotina de forças tarefas que estão sendo realizadas aí em todo o Brasil”, apontou o presidente.
Atualmente, para cumprir com as rotinas e folgas acumuladas, os fiscais atuam em forças tarefas mobilizando até mesmo auditores de outros estados. O Anffa Sindical indicou também que hoje o país conta com 2.340 auditores agropecuários ativos, sendo que a necessidade seria de mais 1.600 servidores.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
ITR 2025: entrega começa em agosto com novidades
2
Ministério decide não aplicar medidas antidumping sobre leite em pó argentino e uruguaio
3
Governo anuncia pacote de R$ 30 bi para exportadores afetados por tarifa dos EUA
4
Com frete 40% menor, Ferrogrão está parado no STF há três anos; entenda o caso
5
Expointer 2025 destaca legado e futuro do agro no RS
6
Frente Parlamentar do Agro Paulista é relançada em SP

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Agropolítica
CNA responde aos EUA sobre tarifas, etanol e desmatamento; entenda
Respostas foram protocoladas no processo que o governo dos EUA abriu contra o Brasil por supostas "práticas desleais" de comércio

Agropolítica
Consórcio com construtora leva leilão de concessão da Rota do Agro
Trecho tem 490 quilômetros de extensão e liga dois importantes polos agropecuários: Rio Verde (GO) a Rondonópolis (MT)

Agropolítica
Deputados aprovam criação de subcomissão permanente do Plano Safra
Finalidade do grupo é fazer um acompanhamento contínuo e propor soluções para a política de crédito rural no país

Agropolítica
Ministério decide não aplicar medidas antidumping sobre leite em pó argentino e uruguaio
Setor se mobiliza para tentar reverter situação e pede resposta “política” do governo brasileiro, não apenas técnica
Agropolítica
Tarifa dos EUA: ministro da Agricultura acredita em reversão para café e carne
Carlos Fávaro também comentou previsão de retomada das exportações de carne de frango para China
Agropolítica
Governo divulga regras do contrato de opção para compra de arroz
Valores ofertados nos contratos estão acima do preço mínimo
Agropolítica
Governo anuncia pacote de R$ 30 bi para exportadores afetados por tarifa dos EUA
Medidas miram pequenas empresas que vendem tilápia, mel, frutas e máquinas; plano inclui crédito, compras públicas e busca de novos mercados
Agropolítica
Lula pede à China retomada de compra de frango após gripe aviária
Exportações brasileiras de produtos avícolas à China estão suspensas desde maio, quando a doença foi confirmada em granja comercial do RS