Fiscais agropecuários intensificam paralisação até nova reunião marcada para 29 de fevereiro | Agro Estadão Fiscais agropecuários intensificam paralisação até nova reunião marcada para 29 de fevereiro | Agro Estadão
PUBLICIDADE

Agropolítica

Fiscais agropecuários intensificam paralisação até nova reunião marcada para 29 de fevereiro

Reunião realizada nesta quinta-feira, 15, com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos terminou sem acordo

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | daumildo.junior@estadao.com

16/02/2024 - 12:21

Mobilização teve início no final de janeiro e deve ganhar força. Foto: Anffa Sindical/Divulgação
Mobilização teve início no final de janeiro e deve ganhar força. Foto: Anffa Sindical/Divulgação

Os auditores fiscais agropecuários intensificarão as paralisações a partir de segunda-feira, 19. A medida é uma resposta à reunião realizada na última quinta, 15, com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que terminou sem acordo. Uma nova rodada está prevista para acontecer no dia 29 de fevereiro.

Ao Agro Estadão, o presidente do Anffa Sindical (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários), Janus Pablo Macedo, disse que esse reforço na mobilização deve acontecer com mais auditores aderindo à chamada operação Reestruturação. Nessa ação, os fiscais trabalham as 40 horas semanais, mas não fazem horas extras, como acontece nos fins de semana e feriados. Com isso, as atividades, como emissões de certificados e análises laboratoriais ficam mais lentas. 

“Esse recrudescimento do movimento se dará pela entrada de novos colegas que ficaram muito insatisfeitos com a proposta [apresentada pelo Ministério], pois fica muito longe dos anseios da categoria. Outra coisa é que muitos chefes já colocaram seus cargos à disposição para um eventual plano de entrega de cargos”, explicou.

De acordo com Macedo, a proposta da pasta de Gestão foi um aumento salarial de aproximadamente 14,5%, sendo que a primeira parte seria de 9% começando a partir de maio de 2025 e a segunda parte de 4,5%, em maio de 2026. Já para os técnicos, ou seja, fiscais que têm apenas o nível técnico, a oferta foi de cerca de 10% de reajuste. A entidade pede, além do aumento, que esses prazos sejam revistos.

Na visão do presidente do sindicato, esse reajuste proposto não atende ao que é pedido, que seria uma reestruturação semelhante a de outros auditores fiscais, como da Receita Federal e do Trabalho. Além do aumento salarial, a categoria também pede a contratação de mais auditores.

PUBLICIDADE

O Agro Estadão entrou em contato com o Ministério da Gestão, mas até o momento da publicação desta reportagem não teve resposta. 

Concurso Nacional Unificado não atende demanda atual dos fiscais agropecuários

Macedo também falou que a entidade está levando em consideração o Concurso Público Nacional Unificado, que será realizado no próximo dia 05 de maio e que traz 200 vagas para auditores fiscais. Mas alertou que esse número não cobre nem mesmo os servidores que podem se aposentar. 

“Em torno de trezentos colegas podem se aposentar a qualquer tempo. A reposição de auditores fiscais agropecuários é urgente. Seria no mínimo umas 800 vagas para a gente sair dessa execução de rotina de forças tarefas que estão sendo realizadas aí em todo o Brasil”, apontou o presidente.

Atualmente, para cumprir com as rotinas e folgas acumuladas, os fiscais atuam em forças tarefas mobilizando até mesmo auditores de outros estados. O Anffa Sindical indicou também que hoje o país conta com 2.340 auditores agropecuários ativos, sendo que a necessidade seria de mais 1.600 servidores.

Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump

Agropolítica

UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump

O presidente norte-americano que toma posse nesta segunda ameaçou as duas regiões com tarifas pesadas sobre as exportações

Governo veta isenção de Fiagro na regulamentação da Reforma Tributária

Agropolítica

Governo veta isenção de Fiagro na regulamentação da Reforma Tributária

Medida pode tornar fundos menos atrativos e volume de recursos captados deve diminuir

Orçamento da Embrapa: proposta inspirada na Coreia do Sul para suplementar verbas é estudada pela FPA 

Agropolítica

Orçamento da Embrapa: proposta inspirada na Coreia do Sul para suplementar verbas é estudada pela FPA 

Mesmo com votação para ser feita, incremento nos recursos da Embrapa não deve caminhar

Mapa publica zoneamento agrícola para centeio e canola

Agropolítica

Mapa publica zoneamento agrícola para centeio e canola

O ZARC é uma das ferramentas usadas na gestão de risco das culturas

PUBLICIDADE

Agropolítica

STF julgará em fevereiro Lei de MT contra a moratória da soja

Legislação que retira incentivos fiscais de empresas signatárias de acordos entraria em vigor em 1º de janeiro; Medida foi suspensa nos últimos dias de dezembro de 2024

Agropolítica

Mapa recua, faz manobra e promete pagar subvenção do Seguro Rural de todas as apólices contratadas em 2024

Uma resolução publicada no último dia de 2024 havia retirado R$ 67 milhões que estavam empenhados para subvenção de 10 mil apólices

Agropolítica

Governo federal diz que gastou R$ 1 bilhão com descontos e liquidações para produtores gaúchos atingidos por enchentes

Segundo o governo, cerca de 80 mil produtores gaúchos foram beneficiados desde maio do ano passado, maior parte da agricultura familiar

Agropolítica

MDA atualiza lista do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar

Medida garante apoio a agricultores familiares com descontos no Pronaf

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.