PUBLICIDADE

Agropolítica

Fiscais agropecuários intensificam paralisação até nova reunião marcada para 29 de fevereiro

Reunião realizada nesta quinta-feira, 15, com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos terminou sem acordo

2 minutos de leitura 16/02/2024 - 12:21

Por: Daumildo Júnior | daumildo.junior@estadao.com

Mobilização teve início no final de janeiro e deve ganhar força. Foto: Anffa Sindical/Divulgação
Mobilização teve início no final de janeiro e deve ganhar força. Foto: Anffa Sindical/Divulgação

Os auditores fiscais agropecuários intensificarão as paralisações a partir de segunda-feira, 19. A medida é uma resposta à reunião realizada na última quinta, 15, com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que terminou sem acordo. Uma nova rodada está prevista para acontecer no dia 29 de fevereiro.

Ao Agro Estadão, o presidente do Anffa Sindical (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários), Janus Pablo Macedo, disse que esse reforço na mobilização deve acontecer com mais auditores aderindo à chamada operação Reestruturação. Nessa ação, os fiscais trabalham as 40 horas semanais, mas não fazem horas extras, como acontece nos fins de semana e feriados. Com isso, as atividades, como emissões de certificados e análises laboratoriais ficam mais lentas. 

“Esse recrudescimento do movimento se dará pela entrada de novos colegas que ficaram muito insatisfeitos com a proposta [apresentada pelo Ministério], pois fica muito longe dos anseios da categoria. Outra coisa é que muitos chefes já colocaram seus cargos à disposição para um eventual plano de entrega de cargos”, explicou.

De acordo com Macedo, a proposta da pasta de Gestão foi um aumento salarial de aproximadamente 14,5%, sendo que a primeira parte seria de 9% começando a partir de maio de 2025 e a segunda parte de 4,5%, em maio de 2026. Já para os técnicos, ou seja, fiscais que têm apenas o nível técnico, a oferta foi de cerca de 10% de reajuste. A entidade pede, além do aumento, que esses prazos sejam revistos.

Na visão do presidente do sindicato, esse reajuste proposto não atende ao que é pedido, que seria uma reestruturação semelhante a de outros auditores fiscais, como da Receita Federal e do Trabalho. Além do aumento salarial, a categoria também pede a contratação de mais auditores.

PUBLICIDADE

O Agro Estadão entrou em contato com o Ministério da Gestão, mas até o momento da publicação desta reportagem não teve resposta. 

Concurso Nacional Unificado não atende demanda atual dos fiscais agropecuários

Macedo também falou que a entidade está levando em consideração o Concurso Público Nacional Unificado, que será realizado no próximo dia 05 de maio e que traz 200 vagas para auditores fiscais. Mas alertou que esse número não cobre nem mesmo os servidores que podem se aposentar. 

“Em torno de trezentos colegas podem se aposentar a qualquer tempo. A reposição de auditores fiscais agropecuários é urgente. Seria no mínimo umas 800 vagas para a gente sair dessa execução de rotina de forças tarefas que estão sendo realizadas aí em todo o Brasil”, apontou o presidente.

Atualmente, para cumprir com as rotinas e folgas acumuladas, os fiscais atuam em forças tarefas mobilizando até mesmo auditores de outros estados. O Anffa Sindical indicou também que hoje o país conta com 2.340 auditores agropecuários ativos, sendo que a necessidade seria de mais 1.600 servidores.

PUBLICIDADE
Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.