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Agropolítica

Aviação agrícola é reconhecida pela relevância econômica, social e pública no RS

Rio Grande do Sul tem a segunda maior frota de aviação agrícola do país, com 400 aeronaves, incluindo drones

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Redação Agro Estadão

05/12/2024 - 10:30

Foto: Adobe Stock
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A aprovação do Projeto de Lei 442/23, que declara a aviação agrícola como atividade de relevante interesse social, público e econômico para o Rio Grande do Sul é considerada uma “vitória do bom-senso”. A avaliação é do presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Gabriel Colle, que acompanhou a votação na Assembleia Legislativa do RS. 

“É uma maneira de combater o preconceito e lançar luzes sobre a segurança e alta tecnologia do setor. Esperamos agora que o debate em torno do tema ganhe racionalidade”, afirma Colle. O texto seguiu para sanção do governador Eduardo Leite.

O projeto de lei dá segurança jurídica para a aplicação de produtos químicos por meio de aviões nas lavouras. Desde o ano passado, o Supremo Tribunal Federal decidiu que cabe aos estados a autorização dessa atividade. No Ceará, ela é proibida, por exemplo. A principal crítica para a aviação agrícola é a deriva – quando produtos químicos são deslocados involuntariamente para outras áreas durante a aplicação.

Aviação agrícola no Rio Grande do Sul

Atualmente, o Rio Grande do Sul tem a segunda maior frota de aviação agrícola do país, com mais de 400 aeronaves. Mato Grosso lidera com cerca de 600 aeronaves e aprovou lei semelhante em junho deste ano. O segmento inclui os drones e é considerado essencial no manejo das lavouras, especialmente do arroz, cuja produção brasileira está concentrada no estado gaúcho, com 70% do grão.

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