Tudo sobre AgroSP
Crédito outorgado: saiba como recuperar o imposto em São Paulo
Opção para o produtor rural entrou em vigor com a revogação do Decreto Estadual 68.178, que alterava o processo de recuperação de crédito de ICMS

Rafael Bruno | São Paulo | rafael.bruno@estadao.com
09/10/2024 - 09:25

Em vigor desde agosto deste ano, o crédito outorgado completou dois meses de vigência e tem possibilitado ao produtor rural de São Paulo recuperar parte do ICMS – sigla que identifica o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.
O produtor que opta por essa modalidade e sinaliza a preferência por esse procedimento, pode receber do comprador dos produtos agrícolas um valor referente a uma alíquota que pode variar entre 1% e 2,4%, dependendo do produto a ser comercializado.
O crédito outorgado passou a valer após a revogação do Decreto 68.178, que alterava a forma como o produtor rural de São Paulo recuperava o crédito de ICMS no estado. O Decreto de dezembro de 2023, substituiria o sistema e-CredRural pelo e-Credac, restringindo a possiblidade dos produtores rurais recuperarem parte do imposto pago, segundo especialistas do setor.
A principal mudança estaria na exigência do Sped Fiscal (processo de escrituração digital da Receita Federal) e na forma como é requerido o crédito de ICMS. Conforme explica Viviane Morales, diretora administrativa da da consultoria Lastro Agronegócios, no e-Credac, a recuperação de parte do imposto seria totalmente feita com base nas notas de saída do produtor, diferentemente do e-CredRural, que considera as notas de entrada do produtor rural.
A preocupação com a mudança do sistema abrangia também a entressafra, quando o produtor de monocultura não tivesse condições de recuperar o crédito por não ter nota de saída. Segundo Morales, o e-Credac não levava em consideração a realidade do campo. “O produtor que porventura perdesse a safra por condições climáticas, não teria condições de recuperar o crédito”, explica.
Com a revogação do Decreto 68.178, em julho deste ano, o sistema E-CredRural foi mantido e o produtor ganhou a possibilidade de optar pelo crédito outorgado. Porém, a medida não contempla os produtos diferidos (é uma espécie de substituição tributária, em que existe uma postergação ou adiamento do pagamento do imposto ).
Segundo a Lastro, o crédito outorgado é uma modalidade mais simples e menos burocrática para a recuperação do crédito de ICMS, porque não exige a abertura de um processo administrativo, como no caso do sistema e-CredRural.
Por outro lado, impacta diretamente as relações comerciais. “O produtor rural não pode simplesmente alterar a forma de recuperar o crédito de ICMS e seguir a vida. Ele vai precisar avisar os clientes sobre essa decisão, porque a responsabilidade pelo pagamento do imposto passará a ser deles. É uma situação delicada, que exige negociação, porque mexe com a cadeia comercial do agronegócio paulista”, alerta Gustavo Venâncio, diretor comercial da Lastro Agronegócios
Ainda de acordo com a consultoria, o produtor rural que optar pelo crédito outorgado deve evidenciar a escolha do procedimento, destacando na nota fiscal a alíquota, que deve ser de 2,4% para grande parte dos produtores. Não é possível usar o e-CredRural e o outorgado simultaneamente, mas o produtor pode deixar de usar a modalidade do outorgado e voltar para o e-CredRural sempre que julgar necessário.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Tudo sobre AgroSP
1
Plantio comercial da macaúba é incentivado em São Paulo
2
Produtores cobram medidas para conter ataques de javalis em SP
3
ICMS: Governo de SP prorroga incentivo fiscal para laranja e amendoim
4
Nanotecnologia e redução de perdas de nitrogênio prometem maior qualidade ao solo
5
CONTEÚDO PATROCINADO
Senar-SP oferece cursos para trabalhadores rurais
6
Abelhas produzindo carne: projeto em SP mostra como é possível

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Tudo sobre AgroSP
Embrapa quer padronizar análises de condições de pastagens
Mais de 70 especialistas estudam critérios que definam o que são pastagens degradadas nas diferentes regiões brasileiras

Tudo sobre AgroSP
Com mais da metade da produção nacional, setor paulista da borracha busca certificação
Cadeia produtiva acredita que atendimento às normas internacionais pode alavancar participação no mercado

Tudo sobre AgroSP
Caminho do Queijo Artesanal Paulista inclui produtos maturados em cavernas
Novos ingredientes, manejos e formas de produzir fazem o diferencial dos queijos artesanais de SP

Tudo sobre AgroSP
SP terá maior planta do mundo a produzir biogás a partir de efluente de citros
Projeto da Louis Dreyfus Company é inédito no Brasil e será instalado em Bebedouro
Tudo sobre AgroSP
São Paulo investiga vírus letal em peixes e desenvolve vacina
Pesquisadores se dedicam a entender e combater o ISKNV, que vem preocupando criadores
Tudo sobre AgroSP
Abelhas produzindo carne: projeto em SP mostra como é possível
Botânico começou um negócio focado em mel, mas descobriu que seria mais produtivo em associação com a piscicultura e a pecuária bovina
CONTEÚDO PATROCINADO
Senar-SP oferece cursos para trabalhadores rurais
Aumentar a renda das propriedades e fixar a população no campo são objetivos dos mais de 400 títulos disponibilizados gratuitamente pela instituição
Tudo sobre AgroSP
SP: empresas de máquinas agrícolas aumentam investimentos
Consórcios, ampliações, atenção a Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) movimentam o mercado