Sustentabilidade

Parceria vai capacitar produtores sobre uso de agrotóxicos

Registro para exercer atividade será exigido a partir de 2027

A CropLife Brasil (CLB), a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Já Entendi Agro firmam um acordo de cooperação nesta quinta-feira, 07, para levar o curso “Aplicador Legal” a agricultores de diferentes partes do país. A ideia é que o treinamento sobre manuseio de agrotóxicos seja integrado às visitas de campo e formações oferecidas pela Abiove e suas empresas associadas. 

Segundo a gerente de Sustentabilidade, Biodiversidade e Boas Práticas na CLB, Claudia Quaglierini, a formação habilita produtores e trabalhadores rurais para executarem atividades relacionadas ao uso de agrotóxicos no campo. A qualificação é necessária para cumprir o que estipula o Decreto n.º 10.833, de 2021. A normativa determina a criação de registros de aplicadores de agrotóxicos junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) com a obrigatoriedade de treinamento para os profissionais em campo. 

O curso Aplicador Legal é um dessas alternativas de formação. “O certificado é emitido por nós e nós temos o compromisso de mandar isso para o governo federal. No momento, o Mapa ainda não tem a plataforma pronta para finalizar o processo de validação, que seria receber uma carteirinha. Mas o certificado traz essa validade”, esclareceu Quaglierini à reportagem do Agro Estadão.

No âmbito da parceria, cada parte terá uma responsabilidade. Enquanto a CropLife entra com os professores e a plataforma, a Já Entendi Agro faz a parte de transformação desse conteúdo em videoaulas. A Abiove será responsável por fazer o diagnóstico nas propriedades e levar a iniciativa aos produtores com a CLB. A ideia é ter mais “capilaridade” a partir do acordo. 

Entenda o Aplicador Legal

Ao todo, o curso tem 12 módulos. O acesso é gratuito e pode ser feito por esse link. Há possibilidade de baixar um aplicativo no celular ou fazer o download das videoaulas. Com a conclusão dos módulos, o aplicador recebe o certificado. 

“É um treinamento que ele vai ter disponível sempre. Então, imagine que ele está com uma dúvida sobre a colocação do EPI, ele vai lá no módulo 3 e consulta. Não precisa de conectividade, porque você baixa e faz a consulta quantas vezes quiser”, comentou a gerente. 

Desde o lançamento, em março, mais de 500 pessoas já fizeram o curso conforme informa a CropLife. O decreto estipula como prazo final para a qualificação a data de 31 de dezembro de 2026.

Novo módulo

A assinatura do acordo também servirá para o lançamento de um módulo extra: Pulverizadores Costal. “O aplicador vai poder ver como é todo o procedimento correto de carregar um pulverizador, de regular e de fazer a aplicação”, explicou Quaglierini.