Sustentabilidade

Parceria entre Cecafé e Emater-MG reforça sustentabilidade na cafeicultura

Entidades promoverão práticas regenerativas através de culturas de cobertura na entrelinha do café

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) anunciou nesta quarta-feira, 1º de outubro, uma parceria estratégica com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) no âmbito do Programa Construindo Solos Saudáveis. As entidades promoverão práticas regenerativas por meio de culturas de cobertura na entrelinha do café, contribuindo para melhoria da saúde do solo, aumento da produtividade e maior resiliência a mudanças climáticas.

A iniciativa está alinhada com o tema escolhido pela Organização Internacional do Café (OIC) para celebrar o Dia Internacional do Café, comemorado hoje, 1º de outubro: “Abraçando a colaboração mais do que nunca”. Conforme a diretora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Cecafé, Silvia Pizzol, a parceria terá foco na implantação de Unidades Demonstrativas (UDs) em propriedades do Sul de Minas e do Cerrado Mineiro.

“Nessas unidades, serão avaliados os benefícios da utilização de culturas de cobertura na entrelinha do café, contribuindo para melhoria da saúde do solo, aumento da produtividade e maior resiliência às mudanças climáticas”, explica em nota.

As ações da parceria para aumentar a sustentabilidade na cafeicultura incluirão:

*Com informações do Broadcast Agro