Ações conjuntas com Orplana irão testar e adaptar tecnologias da Embrapa às necessidades reais dos produtores
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) firmaram um acordo de cooperação para fomentar a pesquisa no setor canavieiro. Com vigência inicial de cinco anos, o convênio vai promover a transferência e a validação de tecnologias da Embrapa diretamente nas lavouras de associados da Orplana, acelerando a adoção de soluções inovadoras pelos produtores.
Entre as principais frentes de atuação estão o desenvolvimento de bioinsumos, o manejo sustentável e a implementação de sistemas de produção adaptados à realidade dos produtores.
As negociações entre a Embrapa e a Orplana tiveram início durante o Cana Summit 2024, quando foi firmado um Protocolo de Intenções para unir esforços em ações conjuntas e apoio técnico entre as partes. A proposta era que, ao término do ciclo de experimentação, fosse possível elaborar um conjunto de recomendações técnicas com potencial para aumentar a produtividade dos canaviais, aproximando a pesquisa científica dos desafios reais enfrentados no campo.
A partir dessa iniciativa, a Orplana mobilizou suas associações filiadas para identificar quais estariam dispostas a receber e conduzir experimentos em campo, além de mapear os principais obstáculos técnicos e produtivos vivenciados pelos produtores. Com essas informações, a Embrapa Agroenergia cruzou as demandas levantadas com o portfólio de tecnologias e ativos disponíveis nas diversas unidades da entidade. O resultado foi um conjunto de soluções tecnológicas alinhadas às necessidades apontadas pelas associações.
Após a assinatura do acordo, o próximo passo será a realização de workshops técnicos entre equipes da Embrapa e os produtores das associações interessadas. Esses encontros servirão para definir os experimentos a serem conduzidos em campo, além de estabelecer os termos dos acordos de cooperação entre as unidades da Embrapa responsáveis pelas tecnologias e as associações parceiras no desenvolvimento e validação das soluções. A expectativa é que essa etapa ocorra nos próximos meses.
Além da parceria com a Orplana, a Embrapa também anunciou a criação de um Programa Nacional de Pesquisa em Cana-de-açúcar com foco na inovação aplicada à produção canavieira e deve lançar, ainda este ano, uma chamada pública para seleção de projetos em colaboração com o setor produtivo.