Inovação
Novo livro da Embrapa responde a perguntas sobre meliponicultura
Publicação gratuita aborda desde a estrutura das colmeias até a importância da atividade para a bioeconomia loca
Redação Agro Estadão
02/03/2025 - 08:00

Os produtores e interessados na criação de abelhas sem ferrão podem tirar suas dúvidas no livro Meliponicultura, o mais recente volume da Coleção 500 Perguntas 500 Respostas, editado pela Embrapa a partir de questões enviadas à instituição. Agrupadas em 20 capítulos, as respostas foram elaboradas por 43 profissionais de diferentes instituições e regiões brasileiras.
Os capítulos iniciais abordam a arquitetura das colônias e a composição das colmeias, e contaram com a colaboração da Embrapa Florestas. O pesquisador Guilherme Schnell e Schühli, da Embrapa Florestas, destacou, em nota, que “a análise das diferentes formas de organização das colônias (que variam conforme a espécie e as condições ambientais) e o entendimento das estruturas de moradia das abelhas-nativas-sem-ferrão são fundamentais para a prática bem-sucedida e sustentável da meliponicultura”.
Schühli também afirma que as diferenças entre ninhos, colmeias e cortiços permitem que os meliponicultores ajustem melhor as condições de criação das abelhas, garantindo o sucesso na produção do mel e outros derivados.
Fortalecimento da bioeconomia local
O segundo capítulo, intitulado Colônias, Ninhos, Colmeias e Cortiços, contou com a colaboração dos pesquisadores Luís Fernando Wolff, da Embrapa Clima Temperado, e Kátia Sampaio Malagodi-Braga, da Embrapa Meio Ambiente. Em nota, eles destacam que a relação das abelhas com o ambiente e os métodos para melhorar a criação dessas espécies “não só contribuem para o entendimento científico da meliponicultura, mas também reforçam a relevância dessa atividade para o fortalecimento da bioeconomia local”.
Segundo a Embrapa, os principais objetivos da criação das abelhas-sem-ferrão são lazer, conservação, pesquisa, fonte de renda, polinização e uso medicinal, entre outros.
Otimizando as condições de criação
No terceiro capítulo, Composição das Colônias, Guilherme Schühli e Luís Fernando Wolff aprofundam a análise da estrutura interna das colmeias e o impacto da organização da colônia na produção de mel. Segundo os pesquisadores, as colmeias, compostas por diferentes células e estruturas especializadas, funcionam como um sistema altamente eficiente, que depende da interação entre as abelhas operárias, rainhas e zangões. A correta gestão desses elementos é crucial para a saúde da colônia e a produtividade do mel.
Além da arquitetura, composição e funcionamento das colmeias, o livro Meliponicultura aborda a interação entre as abelhas e as plantas; as ameaças à sobrevivência das abelhas; a criação técnica; características, identidade, extração e beneficiamento do mel; comportamento como praga agrícola; indicadores econômicos; e aspectos regulatórios que envolvem a atividade.
O material completo pode ser acessado gratuitamente no portal da Embrapa.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
CONTEÚDO PATROCINADO
Nestlé impulsiona a sustentabilidade na cadeia do leite por meio do Programa Nature por Ninho
2
CONTEÚDO PATROCINADO
Inovação biotecnológica transforma o manejo agrícola no Brasil
3
Pesquisadores obtêm mel com sabor chocolate da casca da amêndoa do cacau
4
Pesquisa descobre fungo com ação superior a herbicidas como glifosato
5
Tecnologia da soja ganha nova função em florestas
6
Conheça os tratores premiados na Agritechnica, na Alemanha
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
CONTEÚDO PATROCINADO
Manual do irrigante: conheça o guia para quem quer irrigar com precisão e produtividade
Desenvolvido pelos especialistas da Netafim, o manual reúne fundamentos essenciais no processo de se tornar um irrigante no Brasil
Inovação
CB Bioenergia recebe licença para operar usina de etanol de trigo no RS
Com 150 mil metros quadrados, usina tem capacidade produtiva mensal de mais de 1,3 milhão de litros de etanol hidratado e 1,14 milhão de álcool neutro
Inovação
Pesquisa descobre fungo com ação superior a herbicidas como glifosato
Substância inédita isolada do fungo Fusarium demonstra potente ação herbicida e antifúngica
Inovação
Cana: IAC lança duas novas variedades para o Centro-Sul
Alta produtividade e resistência são destaques das variedades para cultivo mecanizado
Inovação
Baldan conclui primeira venda com criptomoedas e inaugura nova fase digital
Empresa prevê movimentar até R$ 1 milhão mensais em operações com criptoativos e fortalece relações comerciais no exterior
Inovação
Tecnologia da soja ganha nova função em florestas
Pesquisadores da Embrapa desenvolvem inoculante capaz de ajudar na restauração de solos degradados
Inovação
Conheça os tratores premiados na Agritechnica, na Alemanha
Referência mundial, prêmio destaca tendências em conectividade, inteligência embarcada e sustentabilidade que em breve chegarão ao campo
CONTEÚDO PATROCINADO
Inovação biotecnológica transforma o manejo agrícola no Brasil
Totalmente produzido no País, o Fortivance combina ciência e tecnologia para otimizar o uso de inseticidas