Inovação
Estudo mostra que produtores de manga Palmer podem reduzir consumo de água com irrigação
Pesquisa indicou os parâmetros para um manejo de água mais assertivo na cultura
Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com
15/10/2024 - 05:00

Entre as culturas presentes na região do Submédio do Vale do São Francisco, que abrange parte da Bahia e de Pernambuco, cerca de 20 mil hectares têm pomares de manga da variedade Palmer. Isso representa aproximadamente metade de toda produção de manga da região, sendo a variedade mais plantada. E um estudo feito pela unidade Semiárido da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostrou que os produtores da manga podem diminuir o consumo de água por irrigação em até 31%.
O estudo foi feito para as duas variedades de manga mais presentes na região, o que inclui também a mangueira Kent. No entanto, como explica a pesquisadora responsável pelo levantamento, Magna Moura, a pesquisa indicou que os produtores da Kent já têm adotado padrões de irrigação mais alinhados com a necessidade da planta. Agora, o trabalho é fazer esse alinhamento para os produtores da Palmer.
“A grande diferença que nós observamos é em relação ao manejo de água adotado nas propriedades. A mangueira Kent tem um manejo mais estabelecido. A quantidade de água aplicada na mangueira Kent é muito mais similar à evapotranspiração da cultura. […] Todos os resultados indicaram que na Palmer os produtores estão irrigando bem acima da quantidade de água demandada”, explica ao Agro Estadão.
Outro dado apontado pela pesquisa são os coeficientes de cultivo (Kc) que são usados nos cálculos para determinar a quantidade de água para uma planta. No caso das mangueiras do Submédio do São Francisco, esse dado é importante porque a irrigação acontece diariamente nos pomares e requer diferentes níveis dependendo da fase de desenvolvimento que a planta esteja. Por exemplo, na pré-floração é importante que a mangueira passe por um estresse hídrico. Por isso, foram indicados diferentes coeficientes para as fases.
Palmer
- Crescimento vegetativo – Kc de 0,81
- Repouso e maturação dos ramos – Kc de 0,76
- Indução floral – Kc de 0,85
- Floração – Kc de 0,90
- Desenvolvimento dos frutos – Kc de 0,95
- Maturação – Kc de 0,91
Kent
- Crescimento vegetativo – Kc de 0,80
- Indução floral – Kc de 0,97
- Desenvolvimento dos frutos – Kc de 0,85
- Frutificação – Kc de 0,80
- Maturação – Kc de 0,74
A pesquisadora explica também que as fases colocadas no estudo não são espelhadas, porque houve um aprofundamento nas etapas da variedade Palmer. Por isso, nem todos os nomes das fases pesquisadas são iguais.
Resultado pode ser aplicado em outras regiões do país
Ainda de acordo com a pesquisadora, os coeficientes de cultivo podem ser utilizados em outras partes do país, mas observando alguns pontos de atenção que podem impactar a quantidade de água. De forma geral, Moura pontua algumas instruções para produtores de manga ficarem atentos ao utilizarem o Kc da pesquisa, tanto para aqueles do Semiárido como para outras regiões do Brasil.
- Calendário de poda: dependendo da época em que ocorrer a poda, as fases do ciclo produtivo podem exigir menos ou mais água. Por exemplo, na região da pesquisa, a maior parte dos produtores costuma podar em junho, julho, quando a temperatura é um pouco mais amena e não chove.
- Tipo de solo: cerca de 70% do solo dos produtores pesquisados é arenoso. Isso faz com que o terreno tenha pouca absorção de água e uma das consequências é a perda de nutrientes para camadas mais profundas. Por isso, em situações parecidas com essa, é recomendado fazer um parcelamento da distribuição de água durante o dia;
- Monitoramento do solo e meteorológico: outra orientação é acompanhar as condições meteorológicas da região e a quantidade de umidade no solo. Dependendo desses parâmetros, o volume de água vai ser maior ou menor.
- Resposta da planta: outro ponto é acompanhar a resposta da planta. Uma medição possível para os fruticultores é ver a temperatura das folhas. Geralmente, quanto maior essa temperatura, mas evapotranspiração a planta está fazendo e, consequentemente, maior deve ser a necessidade de água.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
CONTEÚDO PATROCINADO
Nestlé impulsiona a sustentabilidade na cadeia do leite por meio do Programa Nature por Ninho
2
CONTEÚDO PATROCINADO
Inovação biotecnológica transforma o manejo agrícola no Brasil
3
Pesquisadores obtêm mel com sabor chocolate da casca da amêndoa do cacau
4
Tecnologia da soja ganha nova função em florestas
5
Pesquisa descobre fungo com ação superior a herbicidas como glifosato
6
Conheça os tratores premiados na Agritechnica, na Alemanha
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
CONTEÚDO PATROCINADO
Manual do irrigante: conheça o guia para quem quer irrigar com precisão e produtividade
Desenvolvido pelos especialistas da Netafim, o manual reúne fundamentos essenciais no processo de se tornar um irrigante no Brasil
Inovação
CB Bioenergia recebe licença para operar usina de etanol de trigo no RS
Com 150 mil metros quadrados, usina tem capacidade produtiva mensal de mais de 1,3 milhão de litros de etanol hidratado e 1,14 milhão de álcool neutro
Inovação
Pesquisa descobre fungo com ação superior a herbicidas como glifosato
Substância inédita isolada do fungo Fusarium demonstra potente ação herbicida e antifúngica
Inovação
Cana: IAC lança duas novas variedades para o Centro-Sul
Alta produtividade e resistência são destaques das variedades para cultivo mecanizado
Inovação
Baldan conclui primeira venda com criptomoedas e inaugura nova fase digital
Empresa prevê movimentar até R$ 1 milhão mensais em operações com criptoativos e fortalece relações comerciais no exterior
Inovação
Tecnologia da soja ganha nova função em florestas
Pesquisadores da Embrapa desenvolvem inoculante capaz de ajudar na restauração de solos degradados
Inovação
Conheça os tratores premiados na Agritechnica, na Alemanha
Referência mundial, prêmio destaca tendências em conectividade, inteligência embarcada e sustentabilidade que em breve chegarão ao campo
CONTEÚDO PATROCINADO
Inovação biotecnológica transforma o manejo agrícola no Brasil
Totalmente produzido no País, o Fortivance combina ciência e tecnologia para otimizar o uso de inseticidas