Gente
Saiba quem é o mineiro considerado o melhor provador de café do mundo
O mineiro Dionatan de Almeida venceu 33 competidores em disputa de análise sensorial de café que aconteceu neste mês, nos Estados Unidos
3 minutos de leitura 20/04/2024 - 10:00
Por: Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com
Um mineiro, que nasceu e cresceu dentro de uma fazenda de café, não podia ir pra muito longe dos cafezais na vida adulta. Pois o Dionatan de Almeida nem precisou esperar muito para começar a trabalhar com o grão e hoje é considerado o melhor provador de café do mundo.
O provador de café profissional venceu O World Cup Tasters Championship, realizado em abril, em Chicago (EUA). A competição coloca em prova velocidade, habilidade e precisão ao distinguir as diferenças de sabor em cafés especiais. O representante brasileiro superou outros 33 campeões nos seus países na prova de café e conquistou o título inédito para o país.
O campeonato tem quatro etapas e na última, os concorrentes têm oito minutos para analisar oito conjuntos de café. Cada conjunto possui três xícaras, sendo duas com o mesmo café e uma diferente. Dionatan completou a prova em 2 minutos e 19 segundos, apenas dez segundos mais rápido do que a segunda colocada, uma alemã.
Se foi fácil? “Nasci e fui criado numa fazenda de café, onde meus pais trabalhavam. Então, sempre o café esteve na minha vida de alguma forma”, contou ao Agro Estadão, empolgado com o título de campeão. Em 2022, ele ficou em terceiro lugar no campeonato brasileiro, que integra o projeto Brazil. The Coffee Nation, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). Foi quase uma preparação para o 1º lugar conquistado em 2023, que deu a ele o passaporte para o mundial.
Provador de café garante a qualidade do grão
Em 2011, quando tinha 16 anos, Dionatan começou a trabalhar no setor de pós-colheita, processamento e tratos culturais na lavoura. Em 2015, após fazer cursos de formação e qualificação, ele assumiu o controle de qualidade de produção das Fazendas Caxambu e Aracaçu, em Três Pontas, sul de Minas Gerais.
“Faço provas de café, torras para clientes, direcionamento de café para clientes”, conta. Agora, com a vitória no mundial, ele ganhou uma viagem para conhecer alguma região produtora de café no mundo. Oportunidade para aprender um pouco mais sobre o alimento.
Qual o melhor café do Brasil?
Para um campeão de prova de café, deve ser fácil responder qual o melhor café do Brasil. Nem tanto… Dionatan explica que a cada ano, uma região pode ser considerada de mais qualidade que a outra.
“O café é um alimento que varia muito a qualidade, de acordo com as condições de terroir, condições climáticas… Em alguns anos, o melhor café que eu provei foi da Bahia. Em outros, do Espírito Santo, outro ano foi da Mantiqueira. Então quando a gente prova alguns concursos, a gente vê que, por determinada situação, aquela região se destacou”, conta.
Para começar a degustar cafés de alta qualidade, o campeão provador dá uma dica simples e certeira: comece a beber o café sem açúcar. “Depois, comece com perfil sensorial mais doce, depois passe para perfil sensorial mais exótico”, aconselha. Segundo Dionatan, no início pode ser um pouco difícil identificar as características do grão e as notas, como de frutas e amêndoas.
“Percepções sensoriais vão aguçando com o tempo. Quem bebe café de uma linha mais inferior, com torras mais escuras, pode não sentir o sabor imediatamente se fizer uma mudança brusca de café”, analisa. Portanto, outra dica é procurar conhecer os diferentes tipos de cafés em cafeterias com baristas (profissional especialista na preparação do café).
“Esse profissional entende tudo de grãos e vai apresentar diferentes experiências de sabores. É bacana a pessoa se proporcionar essas experiências. E é um caminho sem volta”, brinca Dionatan
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Gente
1
Entenda o que é uma cooperativa e a importância para o agronegócio
2
Saiba quem é Diferentão, o búfalo que passeou na praia de Copacabana
3
Cafeicultores de MG investem em qualificação e conquistam paladares internacionais
4
Degustação de café: o que faz um Instant Coffe Grader?
5
Mulheres semeando hoje a liderança do amanhã
6
Ministério da Pesca prorroga prazo de entrega da manutenção de licenças
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Gente
Cacau+: programa eleva produtividade e renda de pequenos agricultores no sul da Bahia
Autonomia, qualidade de vida no campo e melhores condições sociais estão entre os objetivos do projeto
Gente
O segredo da pecuária na Amazônia
Conheça o pecuarista que apostou na sustentabilidade para criar boi na Amazônia e sonha em mudar a vida das pessoas com “carne mais barata”
Gente
Holding rural: o que é e quais as vantagens para o produtor
Planejar uma holding rural exige uma preparação, mas pode ser estratégico na sucessão familiar
Gente
Banco do Brasil tem novo diretor de agronegócios e agricultura familiar
Funcionário de carreira há 24 anos, Alberto Martinhago assume cargo após renúncia de Everton Luís Kapfenberger
Mulheres semeando hoje a liderança do amanhã
Conheça a empresária e produtora rural Juliana Farah, fundadora da Comissão Semeadoras do Agro da FAESP
Cafeicultores de MG investem em qualificação e conquistam paladares internacionais
Conheça produtores de café que tiveram a vida transformada a partir da produção de grãos especiais
Entenda o que é uma cooperativa e a importância para o agronegócio
Cooperativismo cresce no Brasil e setor agropecuário tem representatividade forte dentro do movimento
Ministério da Pesca prorroga prazo de entrega da manutenção de licenças
Documentação precisa ser entregue por pescadores que têm pendência de envio referente aos anos de 2021, 2022, 2023 e 2024