Selecionamos as cinco reportagens mais acessadas pelos leitores do Agro Estadão durante o ano; confira quais são elas
Entre as reportagens mais acessadas pelo leitor do Agro Estadão em 2024, estão temas envolvendo política, economia até curiosidades e destaques de pesquisas e inovação. Separamos as 5 matérias mais lidas neste ano para você relembrar. Confira abaixo.
Você sabia que caju não é fruta? A planta nativa do Brasil é formada pelo pedúnculo – a parte carnosa considerada fruta – e a castanha – que é o verdadeiro fruto. Nesta reportagem, você vai saber as características do pseudofruto que é cultivado em 400 mil hectares no Brasil. O texto também traz as oportunidades de comercialização para os produtores rurais.
Após a declaração do CEO global do Carrefour, de que a multinacional na França não compraria mais carne do Mercosul, a resposta foi imediata. E nesta reportagem, o diretor da Minerva, uma das principais fornecedoras de carnes para o Carrefour, confirmou que as entregas estavam completamente suspensas. Leia aqui.
Uma das frutas brasileiras mais exportadas, o mamão tem quatro tipos, mas os principais e mais conhecidos pelos consumidores são o formosa e o papaya. A reportagem sobre a fruta mostra curiosidades como, por exemplo, que o seu tamanho vai depender da flor. O texto também mostra como cultivar, cuidados e manejo, além de trazer publicações especiais da Embrapa.
O leilão da Conab para importar arroz causou tanta polêmica que até o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) acabou sendo demitido. Suspeitas de irregularidades provocaram a anulação do leilão em meio a críticas de que empresas teriam sido beneficiadas. O governo federal pretendia comprar arroz importado por acreditar que a produção do Rio Grande do Sul – estado recém afetado pelas enxurradas em maio – não seria suficiente para o abastecimento nacional. Entre as reportagens sobre o tema, esta aqui mostra que as empresas que compraram o cereal não tinham experiência no ramo e que a maioria tinha sido representada por ex-assessor do secretário do Mapa.
As práticas sustentáveis de uma fazenda de gado de leite em Goiás são destaque nesta reportagem. A fazenda é uma das cinco no Brasil que recebeu a classificação diamante do programa de boas práticas da cadeia leiteira desenvolvido pela Nestlé. A produção diária é de 34 mil litros de leite e os animais são criados a pasto. Com as práticas, a fazenda conseguiu reduzir em 27% a emissão dos gases do efeito estufa.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.